Covid-19: é hora de voltar à Missa presencial, diz Vaticano

É urgente regressar à normalidade da vida cristã, que tem o edifício da Igreja como casa e a celebração da Eucaristia como meta para a qual se encaminha a ação da Igreja.

Por Gaudium Press. Assinada pelo Cardeal Robert Sarah, a Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos enviou uma carta aos presidentes das Conferências Episcopais de todos os países defendendo o regresso à celebração presencial da Missa, após as limitações provocadas pela pandemia.

É necessário e urgente regressar à normalidade da vida cristã nas Igrejas com a celebração da liturgia, em particular a Eucaristia

“Assim que as circunstâncias o permitirem, é necessário e urgente regressar à normalidade da vida cristã, que tem o edifício da Igreja como casa e a celebração da liturgia, em particular a Eucaristia, como meta para a qual se encaminha a ação da Igreja e a fonte de onde promana toda a sua força”, são palavras do texto enviado e que foi assinado pelo cardeal Roberth Sarah, prefeito da congregação.

A Missa através dos meios de comunicação não é equiparável à participação física, na igreja: ‘Voltemos com alegria à Eucaristia!’

O documento enviado pelo Cardeal Sarah leva como título: ‘Voltemos com alegria à Eucaristia!’. Nele o Purpurado destaca que participar numa Missa através dos meios de comunicação não é equiparável à participação física, na igreja.

“A pandemia criou transtornos” não somente na dinâmica social e familiar, “mas também na vida da comunidade cristã, incluindo a dimensão litúrgica”, ressaltou o Cardeal, destacando ainda a colaboração da Igreja com as autoridades civis, neste contexto.

Encontro Nacional do Apostolado do Oratório no Paraguai

A comunidade cristã nunca procurou o isolamento e nunca fez da igreja uma cidade de portas fechadas

Na carta que é publicada na edição dominical do jornal do Vaticano, ‘L’Osservatore Romano’, que já está disponível online, Dom Sarah afirma que “A comunidade cristã nunca procurou o isolamento e nunca fez da igreja uma cidade de portas fechadas. Formados para o valor da vida comunitária e na busca do bem comum, os cristãos sempre procuraram a inserção na sociedade”.

A distância do altar do Senhor foi como um tempo de jejum eucarístico, útil para redescobrir sua importância vital

Segundo o cardeal Sarah, os bispos católicos “estiveram prontos a tomar decisões difíceis e dolorosas, até a prolongada suspensão da participação dos fiéis na celebração da Eucaristia”.
“Conscientes de que Deus nunca abandona a humanidade que criou, e que mesmo as mais duras provas podem dar frutos de graça, aceitamos a distância do altar do Senhor como um tempo de jejum eucarístico, útil para redescobrir o importância vital, a beleza e a preciosidade incomensurável. No entanto, assim que possível, é necessário voltar à Eucaristia”.

Encontro Nacional do Apostolado do Oratório em Aparecida – Brasil

As transmissões virtuais trazem o risco de nos afastar de um encontro pessoal e íntimo com o Deus encarnado

O prefeito da Congregação para o Culto Divino destacou em sua carta que, “embora os meios de comunicação prestem um reconhecido serviço aos doentes e aos que estão impossibilitados de ir à igreja”, que se alardeou no tempo em que foi impossível celebrar a Missa comunitariamente, “nenhuma transmissão é equiparável à participação pessoal ou pode substituí-la”.

“Com efeito, estas transmissões, por si só, correm o risco de nos afastar de um encontro pessoal e íntimo com o Deus incarnado”, adverte o cardeal da Cúria Romana.

Dom Robert Sarah observa que, uma vez “adotadas as medidas” concretamente praticáveis” para reduzir ao mínimo o contágio do vírus, é necessário que todos os católicos “retomem o seu lugar na assembleia dos irmãos“, encorajando os “desanimados, amedrontados, há muito tempo ausentes ou distraídos”.

Linhas de ação para promover um regresso rápido e seguro à celebração da Eucaristia”

A carta sugere “algumas linhas de ação para promover um regresso rápido e seguro à celebração da Eucaristia”, assinalando que “a atenção às normas de higiene e segurança não pode levar à esterilização de gestos e ritos”.
Confia-se na ação prudente mas firme dos Bispos, para que a participação dos fiéis na celebração da Eucaristia não seja reduzida pelas autoridades públicas a uma ‘aglomeração’, e não seja considerada como equiparável ou até mesmo subordinada às formas de agregação recreativa”.

Comunhão na boca: os fiéis têm o direito de receber o Corpo de Cristo na Eucaristia nas formas previstas, sem limitações

A mensagem questiona algumas indicações sanitárias que impedem os fiéis de receber a Comunhão na boca. “Os fiéis têm o direito de receber o Corpo de Cristo e adorar o Senhor presente na Eucaristia nas formas previstas, sem limitações que possam até ir além do previsto pelas normas higiénicas emanadas pelas autoridades públicas ou pelos bispos”, pode ler-se. (JSG)


amor aparecida apostolado apostolado do oratório arautos do evangelho arautos sacerdotes cidades comentario ao evangelho comunhão reparadora comunidade coordenadores Cristo deus devoção encontro eucaristia evangelho familias fátima grupos do oratorio heraldos del evangelio igreja imaculado coração de maria jesus liturgia maria meditação missa missao mariana Monsenhor João Clá Dias natal Nossa Senhora nossa senhora de fátima nosso senhor Notícias o inédito sobre os evangelhos oratório oração paróquia peregrinação Plinio Correa de Olivieira primeiro sábado santa missa santíssima virgem

Deixe uma resposta