A Sagrada Família e os conselhos evangélicos

Uma vida consagrada a Deus é uma imitação da vida de Cristo. Ele, ao assumir nossa natureza, inaugurou com seus méritos infinitos um novo regime: uma existência feita pobreza, castidade e obediência.

Pobreza

O Rei do Céu e da Terra, Criador de todas as maravilhas e riquezas, poderia ainda criar novos tesouros materiais e espirituais. No entanto, ao fazer-Se Homem renunciou a tudo isso, nascendo de pais pobres, sem casa nem hospedagem onde vir ao mundo, sem berço… Mas o principal era sua pobreza de espírito, pela qual estava desapegado de qualquer bem material.

José e Maria também são modelos junto ao nosso Arquétipo: ambos os corações não se fiavam em nada desta Terra, mas unicamente no Pai Eterno daquele Menino recém-nascido; tinham confiança de que Deus proveria todas as necessidades para seu sustento.

Castidade

Há maior prova de predileção a esta virtude do que escolher uma Mãe Virgem, um pai adotivo castíssimo e ser Ele próprio o exemplo de virgindade ilibada ao longo de sua trajetória terrena? Naquele lar bendito só se respirava pureza; qualquer imundície de corpo e de alma eram expulsos só na aproximação de um dos três santíssimos membros.

Obediência

Pode-se afirmar que naquela casa, se não havia música física, pelo menos uma melodia ressoava constantemente: a submissão mútua. Exemplo primeiro é Jesus Cristo. O Senhor Deus dos exércitos agora Se torna pequenino e está à mercê de onde O levam seu pai e sua Mãe. Maria, a augusta Rainha do Universo obedecia a seu esposo – inferior pela graça, mas superior na hierarquia familiar – ao mesmo tempo que estava sempre atenta aos desejos do Filho em quem mandava… José via-se sempre na obrigação de sustentar a família e dar os conselhos finais; sem embargo, sua humildade fazia-o sempre dócil aos mais simples desejos de seu Filho e Deus, de sua Esposa e Rainha.

Que o Divino Menino Jesus, por intermédio de Nossa Senhora e São José, abençoe todas as pessoas que praticam a pobreza, a castidade e a obediência! Que Eles concedam às Irmãs de Regina Virginum e a todos os batizados difundir sempre o perfume da santidade.

Fonte: https://reginavirginum.org.br/a-sagrada-familia-e-os-conselhos-evangelicos/


amor aparecida apostolado apostolado do oratório arautos do evangelho arautos sacerdotes cidades comentario ao evangelho comunhão reparadora comunidade coordenadores Cristo deus devoção encontro eucaristia evangelho familias fátima grupos do oratorio heraldos del evangelio igreja imaculado coração de maria jesus liturgia maria meditação missa missao mariana Monsenhor João Clá Dias natal Nossa Senhora nossa senhora de fátima nosso senhor Notícias o inédito sobre os evangelhos oratório oração paróquia peregrinação Plinio Correa de Olivieira primeiro sábado santa missa santíssima virgem

Deixe uma resposta