Meditação do Primeiro Sábado de Setembro 2023

5º Mistério Doloroso – Setembro – 2023 – Crucifixão e morte de Nosso Senhor
Ave ó Cruz, nossa única esperança!

Introdução

Nossa meditação de hoje se prende ao 5º Mistério doloroso do Rosário, tendo em vista a Festa da Exaltação da Santa Cruz, celebrada neste mês de setembro. Devemos considerar que, antes de Nosso Senhor se imolar no alto do Calvário por nós, a cruz era um instrumento de humilhação e opróbrio para os condenados. Depois do sacrifício redentor de Jesus, esse instrumento de castigo passou a ser um sinal de triunfo, o símbolo glorioso dos cristãos, a fonte de nossa esperança e de nossa salvação eterna. É pela Cruz que chegamos à Luz perene do Céu.

Composição de Lugar

Para nossa composição de lugar, imaginemos o alto do Calvário após a Crucifixão de Jesus. Nuvens escuras cobrem o céu. Não há mais ninguém no alto do monte. Cada um se imagine ali, sozinho, vendo no ponto mais alto da montanha a Cruz onde o Redentor esteve pregado. E imaginemos que, de repente, um esplendoroso raio de sol atravessa as nuvens carregadas e ilumina de modo maravilhoso a Cruz do Salvador. Tendo essa imagem na mente, façamos nossa meditação.

Oração Preparatória

Ó gloriosa Rainha e Senhora de Fátima, voltai para nós vossos olhos de Mãe misericordiosa e ajudai-nos a bem praticarmos esse nosso exercício de piedade. Alcançai-nos de vosso amado Filho Jesus as graças necessárias para colhermos dessa meditação os frutos de conversão e santificação que Ele nos oferece através do seu sacrifício salvador no Calvário. Que os méritos infinitos da Redenção nos faça seguir o exemplo d’Ele: abraçando cada um sua própria cruz, seguindo o caminho que nos leva ao Céu. Amém.

Clique na foto a seguir para baixar o texto da Meditação


amor aparecida apostolado apostolado do oratório arautos do evangelho arautos sacerdotes cidades comentario ao evangelho comunhão reparadora comunidade coordenadores Cristo deus devoção encontro eucaristia evangelho familias fátima grupos do oratorio heraldos del evangelio igreja imaculado coração de maria jesus liturgia maria meditação missa missao mariana Monsenhor João Clá Dias natal Nossa Senhora nossa senhora de fátima nosso senhor Notícias o inédito sobre os evangelhos oratório oração paróquia peregrinação Plinio Correa de Olivieira primeiro sábado santa missa santíssima virgem

Deixe uma resposta