Padre, não vou mais à Igreja!

Um jovem aproxima-se do Pároco e lhe diz com aborrecimento:

 – Padre, não vou frequentar mais a Igreja!

 E o Sacerdote pergunta-lhe:

– Não vem mais à Igreja? E você pode dizer-me por quê?

O jovem responde:

– É porque vejo dentro da igreja pessoas falando mal das outras, vejo algumas mexendo no celular durante a Missa, e por outro lado há leitores que não fazem bem a Leitura no ambão, o coro está cantando muito desafinado, tem gente que chega sempre atrasado nas Missas, etc.  E é melhor nem falar de alguns comportamentos egoístas e orgulhosos desses fora da Igreja.

O Sacerdote argumenta:

  – Vejo que você tem razão. Mas antes de deixar a Igreja para sempre, eu gostaria que me fizesse um favor. Pegue um copo cheio de água e dê três voltas na Igreja sem derrubar uma gota no chão. Depois disso, pode deixar de vir à Igreja, à Missa, etc.

O jovem aceitou o pequeno desafio. Deu as três voltas na Igreja como o padre tinha mandado. Quando terminou, foi falar com o Sacerdote.

– Tudo feito, senhor Padre.

  E o Sacerdote perguntou:

  – Enquanto você caminhava com o copo cheio de água, notou se alguma pessoa falava mal de outra?

 E o jovem disse: — Não, não notei.

– Você viu se alguém estava molestando os outros paroquianos na Igreja?

– Não, não vi, disse o rapaz.

 – E notou se alguém estava usando o celular?      — Também não notei ninguém.

 E o padre concluiu:

 – Eu lhe digo por que você não notou nada disso. É porque você estava com a atenção concentrada no copo, para não derramar nem uma gota de água.

 Na Missa é a mesma coisa. Quando o nosso coração se concentra em Jesus Cristo no Altar ou no Sacrário, não temos tempo para ficar vendo os erros dos outros. Quem abandona a Igreja por causa dos defeitos e pecados dos cristãos é porque nunca entrou de verdade na casa de Jesus Cristo.

Pela lei do mínimo esforço é mais fácil ficar prestando atenção nas coisas erradas que acontecem na Igreja, do que na presença real de Jesus Cristo no Altar ou no Sacrário.

Medite e compartilhe.


  Revista “ O Clarim “ – Novembro 2018 – Braga – PORTUGAL

amor aparecida apostolado apostolado do oratório arautos do evangelho arautos sacerdotes cidades comentario ao evangelho comunhão reparadora comunidade coordenadores Cristo deus devoção encontro eucaristia evangelho familias fátima grupos do oratorio heraldos del evangelio igreja imaculado coração de maria jesus liturgia maria meditação missa missao mariana Monsenhor João Clá Dias natal Nossa Senhora nossa senhora de fátima nosso senhor Notícias o inédito sobre os evangelhos oratório oração paróquia peregrinação Plinio Correa de Olivieira primeiro sábado santa missa santíssima virgem

3 respostas para “Padre, não vou mais à Igreja!”

  1. Padre meu problema foi quase o mesmo ( fui a missa e cheguei mto cedo, mas , as pessoas conversavem mto alto, mesmo não dando atenção aos fiéis, eu não conseguia me concentrar ) fiquei mto tensa , ao ponto de na hora da comunhão, me senti mal mto mal , tirei a pressao estava 22,5 por 12,5 fiquei horrorizada , mesmo assim comunguei e antes da benção voltei para casa pq não melhorei
    Padre a igreja é um lugar sagrado ,e temos q mergulhar na presença de DEUS . Se houver mto barulho , como podemos nos concentrar. Não tem condições , é falta de respeito .

Deixe uma resposta