Santa Verônica


Jesus carregava a Cruz, sendo golpeado com chicotes. Mas houve uma mulher de grande valor que rompeu com a opinião pública abobalhada, quebrou o vazio, aproximou-se cheia de veneração do Redentor e, com um véu, enxugou seu divino rosto.

Milagrosamente a face de Jesus ficou impressa no véu.

Diz “a tradição que essa mulher intrépida se chamava Seráfia. E o seu nome de Verônica não seria mais que uma alusão à Santa Face: Vera icon, verdadeira imagem”.

Escreve Dr. Plinio:

“Dir-se-ia, à primeira vista, que prêmio maior jamais houve na História. Com efeito, que rei teve nas mãos tecido mais precioso do que aquele Véu? Que general teve bandeira mais augusta? Que gesto de coragem e dedicação foi recompensado com favor mais extraordinário?

“Entretanto, há uma graça que vale muito mais do que a de possuir milagrosamente estampada num véu a santa face do Salvador. No Véu, a representação da face divina foi feita como num quadro. Na Santa Igreja Católica Apostólica Romana ela é feita como num espelho.

“Em suas instituições, em sua doutrina, em suas leis, em sua unidade, em sua universalidade, em sua insuperável catolicidade, a Igreja é um verdadeiro espelho no qual se reflete nosso Divino Salvador. Mais ainda, Ela é o próprio Corpo Místico de Cristo.”

Pertencer à Santa Igreja é uma graça muito maior do que o dom recebido por Verônica. Que Nossa Senhora nos conceda graças superabundantes e eficazes para amarmos e defendermos a Esposa de Cristo tão perseguida e traída em nossos dias.

Por Paulo Francisco Martos


amor aparecida apostolado apostolado do oratório arautos do evangelho arautos sacerdotes cidades comentario ao evangelho comunhão reparadora comunidade coordenadores Cristo deus devoção encontro eucaristia evangelho familias fátima grupos do oratorio heraldos del evangelio igreja imaculado coração de maria jesus liturgia maria meditação missa missao mariana Monsenhor João Clá Dias natal Nossa Senhora nossa senhora de fátima nosso senhor Notícias o inédito sobre os evangelhos oratório oração paróquia peregrinação Plinio Correa de Olivieira primeiro sábado santa missa santíssima virgem

Uma resposta para “Santa Verônica”

Deixe uma resposta