A Igreja deve se atualizar?

O rigor das verdades da Religião contradiz o espírito do mundo. Cabe aos católicos acomodar-se às exigências deste, ou sua missão exige algo diferente?

Em suas primeiras instruções após a Ressurreição, Nosso Senhor enviou os Apóstolos a batizar em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, e ordenou-lhes ensinar todas as nações a observar o que lhes prescrevera (cf. Mt 28, 19-20). Contudo, já antes da Paixão, o Redentor os havia advertido: “Como não sois do mundo, mas do mundo vos escolhi, por isso o mundo vos odeia. […] Se Me perseguiram, também vos hão de perseguir” (Jo 15, 20).

Prevendo a rejeição que os Apóstolos teriam de enfrentar, o Senhor não lhes disse: “Se em algum lugar não vos receberem nem vos escutarem, adaptai um pouco as vossas palavras, para serdes bem acolhidos”. Recomendou-lhes, isto sim, tomar uma atitude enérgica: “Saí dali e sacudi o pó dos vossos pés em testemunho contra ele” (Mc 6, 11).

Essas instruções nos introduzem numa temática muito atual, discutida não só entre os católicos, mas também entre os que não o são.

Acomodar-se ao mundo ou ser fiel a Deus?

Como considerado acima, em nenhum momento o Mestre recomendou aos seus que se acomodassem ao mundo, aos “sinais dos tempos” – expressão tão utilizada por aqueles que se consideram “modernos” ou “progressistas”, em confronto com os qualificados de “conservadores” ou “tradicionalistas”. Pelo contrário, Ele lhes mandou ensinar a todos os povos um novo modo de viver, fortemente oposto ao dos homens e mulheres daqueles longínquos e paganizados tempos.

Ora, acontece, às vezes, que as rigorosas verdades da Religião contradizem os interesses pessoais. E se apresenta assim, aos apóstolos de todos os séculos, o dilema do rumo a tomar, pois amoldar-se à sua época equivaleria a rejeitar a missão que Deus lhes confiou.

Nos dias atuais, encontramo-nos em meio a “profundas e rápidas transformações”, tanto mais aceitas quanto menos compromisso exijam. “Vivemos sob a impressão de uma fabulosa mudança na evolução da humanidade”, escreveu em 1970 o então Pe. Joseph Ratzinger, futuro Bento XVI.

Diante desse quadro, numerosos católicos se perguntam: há na Igreja algo que deve ser mudado? Teremos de nos adaptar a tudo de novo que apareça? Convirá à Igreja adequar-se a certas situações para evitar entrechoques?

A verdade ensinada por Jesus Cristo é única e absoluta

Nosso tempo se parece à ocasião em que “Jesus viu uma grande multidão e compadeceu-Se dela, porque era como ovelhas que não têm pastor” (Mc 6, 34). Difunde-se na sociedade – inclusive, abundantemente, na mídia católica – grande variedade de ideias e doutrinas, sem a preocupação de saber se, de fato, estão de acordo com os ensinamentos do Divino Redentor. Em consequência, o homem moderno sente-se sem rumo, pela falta de clareza doutrinária, e cria-se em seu interior um forte anseio de conhecer a verdade. Urge, portanto, sermos infalivelmente fiéis Àquele que é “o Caminho, a Verdade e a Vida” (Jo 14, 6)!

No exercício de sua missão, a Igreja deve ensinar a Verdade, governar de acordo com a Verdade e santificar conforme à Verdade, num mundo que não mais possui a Verdade, mas apenas aceita algumas verdades. Para cumprir sua missão de salvar almas, ela não pode adaptar-se aos vícios da sociedade, já que qualquer adaptação ao espírito do mundo facilmente dá lugar a desvios. A verdade ensinada por Nosso Senhor Jesus Cristo é única e absoluta, e não permite relativizações nem acomodações aos ambientes em que não seja acolhida: “A verdade do Senhor permanece eternamente” (Sl 116, 2).

O Sol, que sustenta a vida na Terra, mantém-se fiel a si mesmo, sem adaptar-se a ninguém; por não se amoldar e ser sempre igual, ele é eixo e fonte de vida. Por outro lado, não se pode imaginar Cristo decidindo não ser “rígido”, para adaptar-se, por exemplo, aos sinedritas. Deixaria de ser Nosso Senhor se assim agisse!

O futuro da Igreja será moldado por aqueles que forem íntegros

Uma triste circunstância reflete o que estamos comentando. A Conferência Episcopal Alemã publicou terríveis estatísticas que mostram o número de fiéis que abandonaram a Igreja em 2021: 359.338 pessoas, isto é, 137.948 a mais do que no ano anterior (221.390 em 2020), um novo recorde histórico.

“Profetizou” misteriosamente esse lamentável quadro, quando era ainda um simples sacerdote, o Papa Bento XVI: “Nossa atual situação eclesial é comparável, em primeiro lugar, ao período do chamado modernismo […]. A crise de hoje é apenas a retomada, por muito adiada, daquela então iniciada. […] Virão tempos muitos difíceis para a Igreja. Sua verdadeira crise ainda não começou. É preciso contar com graves comoções”.

Ele afirmou em seguida, inculcando esperança, que o futuro da Igreja virá “daqueles que têm raízes profundas e vivem da plenitude pura de sua fé”, não dos que “apenas dão receitas”, nem dos que “se acomodam ao momento atual” ou “escolhem o caminho mais cômodo”. E enfatizou: “Hoje, como sempre, o futuro da Igreja será moldado novamente pelos Santos”.

Muitos fatos acentuam a todo momento como a fase histórica na qual vivemos é palco de uma crise religiosa sem precedentes. Em sua viagem apostólica à Alemanha, Bento XVI não “profetizou”, mas preconizou uma Igreja isenta do espírito do mundo para cumprir sua missão: “Deverá, por assim dizer, ‘desmundanizar-se’”. Ou seja, deverá ter mais fé e menos adesão ao profano.

Tudo isso exige de nós, católicos, uma inabalável confiança no triunfo da Santa Igreja – mesmo se ela pareça adormecida ou morta –, a qual se reerguerá e será exaltada, apresentando-se “gloriosa, sem mácula, sem ruga, sem qualquer outro defeito semelhante, mas santa e irrepreensível” (Ef 5, 27).

Texto extraído, com uma pequena adaptação, da Revista Arautos do Evangelho n. 239, novembro 2021.

Este conteúdo saiu primeiro na agencia de notícias Gaudium Press.


amor aparecida apostolado apostolado do oratório arautos do evangelho arautos sacerdotes cidades comentario ao evangelho comunhão reparadora comunidade coordenadores Cristo deus devoção encontro eucaristia evangelho familias fátima grupos do oratorio heraldos del evangelio igreja imaculado coração de maria jesus liturgia maria meditação missa missao mariana Monsenhor João Clá Dias natal Nossa Senhora nossa senhora de fátima nosso senhor Notícias o inédito sobre os evangelhos oratório oração paróquia peregrinação Plinio Correa de Olivieira primeiro sábado santa missa santíssima virgem

Uma resposta para “A Igreja deve se atualizar?”

  1. Salve Maria!
    Não concordo com quem se adapta as situações! JESUS mesmo disse: sereis perseguidos, por causa do meu nome,
    ou o mundo vos odiará!
    Seguiremos as doutrinas ensinadas por Nosso Senhor ,e sejamos fieis.
    A doutrina suscitou vários carismas,entre eles os dos ARAUTOS DO EVANGELHO!
    Os cortejos,as missas tão bem celebradas, com tanro amor e devoção, os hospitais e instituições ajudadas por eles! Nós coodenadoras de oratorios etc…
    Que coisa mais linda de se ver!
    Nossa Senhora lhes dê força e coragem para prosseguirem com essa linda missão!
    ( Liene, supervisora dos oratorios da Arquidiocese de Brasília e cidades do entorno. doDF.)

Deixe uma resposta