1º Mistério Doloroso
Agonia de Nosso Senhor Jesus Cristo no Horto das Oliveiras
O Homem-Deus sofre por amor aos homens
Introdução
Façamos nossa devoção do Primeiro Sábado, meditando em março, neste período da quaresma, o 1º Mistério Doloroso: Agonia de Nosso Senhor no Horto das Oliveiras. Como nos ensina São Boaventura, “quem quiser crescer sempre em virtude e em graça, deve meditar todos os dias nos sofrimentos de Jesus, porque não há exercício mais útil para santificar uma alma do que a consideração frequente das penas do Salvador”.
Composição de Lugar
Façamos nossa composição de lugar, imaginando um grande jardim à noite, com muitos arbustos e árvores, sob os brilhos prateados de uma lua cheia. No meio de uma clareira neste jardim está o Divino Redentor, ajoelhado, com seus cotovelos apoiados numa pedra, as mãos juntas e o rosto voltado para o céu. Jesus reza ao Pai Eterno, suplicando forças para sofrer os tormentos da Paixão, e sua fisionomia demonstra a grande tristeza e angústia que sente nesse momento. Um pouco afastados do local onde o Mestre ora, vemos os três apóstolos Pedro, Tiago e João deitados e dormindo um sono pesado.
Oração Preparatória
Ó Mãe e Rainha de Fátima, vamos juntos meditar sobre o Mistério doloroso da agonia de vosso Divino Filho no Horto das Oliveiras. Vós que fostes a Corredentora e com Ele sofrestes os grandes tormentos da Paixão, alcançai-nos a graça de, ao meditarmos esse Mistério, “orarmos uma hora com Jesus no Getsêmani”, confortando-o em suas dores, cheios de gratidão pelo infinito amor que O levou a abraçar tão cruéis padecimentos para salvar a cada um de nós. Assim seja!
Clique na foto a seguir para baixar o texto da Meditação
amor aparecida apostolado apostolado do oratório arautos do evangelho arautos sacerdotes cidades comentario ao evangelho comunhão reparadora comunidade coordenadores Cristo deus devoção encontro eucaristia evangelho familias fátima fé grupos do oratorio heraldos del evangelio igreja imaculado coração de maria jesus liturgia maria meditação missa missao mariana Monsenhor João Clá Dias natal Nossa Senhora nossa senhora de fátima nosso senhor Notícias o inédito sobre os evangelhos oratório oração paróquia peregrinação Plinio Correa de Olivieira primeiro sábado santa missa santíssima virgem