O valor da crítica e o perigo do elogio

Podemos tirar preciosas lições de tudo na vida para o nosso aperfeiçoamento e para a glória de Deus.  

Quem não gosta de receber elogios? Eles estão entre as coisas mais agradáveis de se ouvir, e entre as mais perigosas também. Um elogio por uma tarefa bem feita, um projeto bem sucedido, uma ideia original que tivemos é sempre muito bom, nos faz sentir valorizados e reconhecidos. Mas, de valorizados e reconhecidos a vaidosos e convencidos basta apenas um passo.

Há pessoas que nos elogiam porque, verdadeiramente, reconhecem o nosso valor; outras o fazem porque gostam de nós ou porque não querem nos desapontar. E há também os que nos elogiam apenas para nos bajular, quase sempre esperando receber algo em troca, ainda que indiretamente.

Como receber os elogios?

A grande dificuldade é saber quando um elogio é sincero e quando ele é vazio, inconsequente e até mentiroso. Quando sinceros, os elogios podem nos tornar pessoas mais satisfeitas, porém, não nos tornam pessoas melhores. Afinal, o que é elogiado, geralmente, é algo que está acontecendo ou que já aconteceu e não contempla as nossas possibilidades sobre aquilo que ainda está por fazer.

Um dos aspectos mais sombrios do elogio é quando ele ressalta qualidades que sabemos que não temos, ou temos, mas ainda em grau muito baixo para merecer reconhecimento. E há também aquele elogio que não merecemos, que se refere a algo que não fizemos, ou não fizemos sozinhos, ou ainda a uma ideia que parece absolutamente original, mas não é nossa, é de autoria de outra pessoa. Nesses casos, será que sempre temos a necessária humildade e coragem para proclamar que não somos os autores legítimos, os responsáveis por aquele feito? Uma questão de consciência…

Nada nos impede de nos alegrarmos e usufruirmos da satisfação proporcionada por um elogio adequado à realidade dos fatos, mas, essa satisfação precisa ser rápida e pontual. Se pararmos nela, podemos dar lugar à soberba e perder o nosso propósito. Corremos o risco de nos tornarmos dependentes do reconhecimento alheio e passar a fazer qualquer coisa para obtê-lo, entrando em crise quando ele não vem.

Com efeito, é muito comum vermos isso no meio artístico, onde, infelizmente, após o fim de um período de sucesso, muitos não sabem como agir e acabam enveredando por caminhos sombrios que podem culminar na morte autoimposta.

Uma atitude fundamental, para não nos perdermos diante dos aplausos e das lisonjas que recebemos, é cultivar a humildade. Ela nos adverte que tudo o que somos, temos ou fazemos é fruto da graça. Portanto, nada vem de nós, nem mesmo – ou principalmente – os nossos talentos. Cabe a nós desenvolvê-los e fazer bom uso deles, porém, eles nos foram dados pela misericórdia divina e, como aprendemos com Jó, da mesma forma que foram dados podem ser tirados: “Nu saí do ventre de minha mãe, nu voltarei. O Senhor deu, o Senhor tirou: bendito seja o nome do Senhor.”

Não podemos nos esquecer da fala de Jesus: “Por que me chamas bom? Só Deus é bom.” Se Ele, o Filho Unigênito do Pai, a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade fez essa referência, por que nós, tão pequenos, vamos nos considerar fenômenos e alimentar uma grandiosidade que não temos?

Portanto, os elogios devem ser como um precioso licor, do qual tomamos um pequeníssimo cálice, apreciando o seu agradável sabor. Beber a garrafa toda, além de nos deixar embriagados, destruirá o sabor melífluo da imponderável bebida.

O que fazer com as críticas?

Dentro dessas considerações, não podemos nos esquecer que, tão importante quanto o elogio, ou até mais que ele, é a crítica, cuja mera pronúncia já nos causa repulsa. Ninguém gosta de ser criticado e, se ficamos agradecidos e nos tornamos simpáticos àqueles que nos galardoam com as boas palavras, desenvolvemos verdadeira aversão e ojeriza àqueles que ousam nos criticar. Mas, não deveria ser assim.

Da mesma forma que não devemos nos deixar levar pelos elogios, também não podemos deixar que as críticas nos amedrontem e destruam o que somos e o que construímos, contudo, não devemos ignorá-las. Primeiro, precisamos reconhecer quem nos critica: pessoas que, com ou sem motivo, não gostam de nós; pessoas que têm inveja de nós e pessoas que estão sempre de mal com a vida e a tudo criticam, por hábito.

Muito mais do que os elogios, as críticas que nos são dirigidas podem e devem servir de estímulos. É claro que há críticas infundadas, sobretudo aquelas oriundas da inveja e dos que criticam pelo vício de criticar. Mas, quando a crítica vem de um adversário ou de um detrator contumaz, devemos considerar que aquela pessoa que, aparentemente, nos odeia, presta atenção a nós e ao que fazemos e, muitas vezes, nos critica por não se sentir capaz de fazer o que fazemos, como fazemos, então, mesmo que apresentemos um resultado quase perfeito, ela sempre encontrará um mas, um senão, um pelo no ovo.

Devemos perder tempo com isso? Não. Deixar que isso nos tire o sono e a paz? Não. Porém, devemos avaliar com imparcialidade, porque, muitas vezes, são nossos detratores, adversários e até mesmo nossos inimigos que nos apontam aquilo que devemos melhorar, aperfeiçoar. Se temos consciência de que o que fazemos é correto, é bom e está sendo bem feito, devemos aprimorar ainda mais. É como se encerássemos e lustrássemos o chão de um grande salão. Ficamos felizes e satisfeitos com o resultado de nosso esforço e encantados com tamanho brilho.

Mas, aparece uma pessoa do contra e vê uma pequena penugem de uma ave que entrou pela janela e parou em um cantinho no fundo do salão ou um pelo de um animal que repousou no chão lustroso. Isso significa um demérito ao nosso trabalho? De forma nenhuma, mas, nos indica a necessidade de fechar as vidraças logo após terminar de encerar o salão, para evitar que a brisa traga qualquer elemento que possa se depositar naquele bem cuidado chão.

amor aparecida apostolado apostolado do oratório arautos do evangelho arautos sacerdotes cidades comentario ao evangelho comunhão reparadora comunidade coordenadores Cristo deus devoção encontro eucaristia evangelho familias fátima grupos do oratorio heraldos del evangelio igreja imaculado coração de maria jesus liturgia maria meditação missa missao mariana Monsenhor João Clá Dias natal Nossa Senhora nossa senhora de fátima nosso senhor Notícias o inédito sobre os evangelhos oratório oração paróquia peregrinação Plinio Correa de Olivieira primeiro sábado santa missa santíssima virgem

Deixe uma resposta