São Bento de Núrsia

Nesta quinta-feira, 11 de julho, a Igreja celebra a memória de São Bento, padroeiro da Europa e patriarca dos monges do Ocidente.

No início da Idade Média, São Bento, sendo ainda muito jovem retirou-se à gruta de Subiaco, onde passou a levar vida contemplativa. Fundou depois a Ordem beneditina a qual lhe deu grande número de filhos espirituais que se espalharam por diversas regiões, tornando-se o principal fator da conversão da Europa.

Os beneditinos fugiam das cidades porque eram centros de perdição; porém os habitantes iam atrás deles. Quando erigiam um mosteiro, a população católica se estabelecia em volta. E assim foi-se povoando a Europa. Promoveram a construção de catedrais e universidades.

Fizeram uma obra extraordinária porque visavam a glória de Deus, a conquista de coisas muito mais valiosas do que terras, cidades e tesouros: as almas. E estas almas, por sua vez, realizavam um sacrifício maior do que o de um soldado que dissesse: “Vou para a frente, morro, mas alcanço o Céu”.

Eles afirmavam: “Vou para a frente. Levo uma longa e dura vida na Terra. Mas, custe o que custar, eu me santificarei! Vencerei meus defeitos até a raiz, para pertencer inteiramente a Deus Nosso Senhor e sua Mãe Santíssima. Faço o maior dos sacrifícios; eu me dou a mim mesmo!”

Plinio Corrêa de Oliveira (Extraído de conferência em 10/8/1991)


amor aparecida apostolado apostolado do oratório arautos do evangelho arautos sacerdotes cidades comentario ao evangelho comunhão reparadora comunidade coordenadores Cristo deus devoção encontro eucaristia evangelho familias fátima grupos do oratorio heraldos del evangelio igreja imaculado coração de maria jesus liturgia maria meditação missa missao mariana Monsenhor João Clá Dias natal Nossa Senhora nossa senhora de fátima nosso senhor Notícias o inédito sobre os evangelhos oratório oração paróquia peregrinação Plinio Correa de Olivieira primeiro sábado santa missa santíssima virgem

Deixe uma resposta