O significado das cores na Liturgia Católica

As cores litúrgicas basicamente são quatro: o branco, o vermelho, o verde e o roxo. Além destas, há quatro outras que são opcionais, podendo ser utilizadas em circunstâncias especiais.

A Liturgia da Igreja Católica é cheia de histórias e simbolismos. Cada detalhe tem uma razão de ser. Nada está ali por acaso. É o que se pode notar nas cores dos paramentos sagrados, que variam de acordo com o tempo litúrgico e as comemorações diárias dos Santos de cada dia.

De acordo com a Introdução Geral do Missal Romano (IGMR), no número 345, a diversidade de cores das vestes sagradas tem por finalidade exprimir externamente, de modo mais eficaz, por um lado, o caráter peculiar dos mistérios da fé que se celebram; por outro, o sentido progressivo da vida cristã ao longo do Ano Litúrgico.

As cores da liturgia católica

As cores litúrgicas basicamente são quatro: o branco, o vermelho, o verde e o roxo. Além destas, há quatro outras que são opcionais, podendo ser utilizadas em circunstâncias especiais. São elas: o dourado, o rosa, o azul e o preto.

Significado da cor branca

A cor branca simboliza a pureza. Ela é utilizada nos tempos litúrgicos do Natal e da Páscoa, assim como nas comemorações de Nosso Senhor Jesus Cristo (exceto as da Paixão), de Nossa Senhora, dos Anjos e dos Santos não-mártires.

Significado do vermelho

A cor vermelha simboliza o sangue e o fogo da caridade. Ela é utilizada no Domingo de Ramos, nas celebrações da Paixão do Senhor, na Sexta-Feira Santa, no Domingo de Pentecostes, nas festas dos Apóstolos e Evangelistas, e nas celebrações dos Santos Mártires.

Significado da cor verde

A cor verde simboliza a esperança. Ela é utilizada na maior parte do ano, em um período litúrgico denominado Tempo Comum.

Significado do roxo

O roxo simboliza a penitência. Geralmente é utilizado nos tempos do Advento e da Quaresma. Também pode ser usado nos Ofícios e Missas pelos mortos.

Significado da cor rosa

O rosa simboliza a alegria. Ele é utilizado em duas ocasiões, correspondendo a dois interstícios de alegria em épocas de contrição: no 3º domingo do Advento e no 4º domingo da Quaresma.

Significado do dourado

O dourado é considerado a cor das solenidades e grandes festas litúrgicas, tais como a Páscoa, o Natal e as ordenações. Nessas ocasiões, o sacerdote pode usar essa cor no lugar do branco, do vermelho ou do verde.

Significado do azul

A cor azul pode ser usada na liturgia durante as Festas e Solenidades da Santíssima Virgem Maria.

Significado do preto

A cor preta simboliza a morte. Normalmente ela é utilizada nas Missas pelos fiéis defuntos, entretanto, nessas ocasiões o celebrante também pode utilizar o roxo.

(EPC). Gaudium Press.

amor aparecida apostolado apostolado do oratório arautos do evangelho arautos sacerdotes cidades comentario ao evangelho comunhão reparadora comunidade coordenadores Cristo deus devoção encontro eucaristia evangelho familias fátima grupos do oratorio heraldos del evangelio igreja imaculado coração de maria jesus liturgia maria meditação missa missao mariana Monsenhor João Clá Dias natal Nossa Senhora nossa senhora de fátima nosso senhor Notícias o inédito sobre os evangelhos oratório oração paróquia peregrinação Plinio Correa de Olivieira primeiro sábado santa missa santíssima virgem

Uma resposta para “O significado das cores na Liturgia Católica”

Deixe uma resposta