O Martírio de Santa Cecília

Por causa da perseguição aos cristãos o Papa refugiava-se nas catacumbas. Uma jovem nobre o procurou e pediu o batismo. A jovem era Santa Cecília, virgem e mártir.

Durante o pontificado de Santo Urbano I (222-230), houve o martírio de uma virgem que marcou a História da Igreja. Era de nobre família e se chamava Cecília.

Aparições de seu Anjo da Guarda

Devido à perseguição contra os cristãos promovida pelo Imperador Alexandre Severo, o papa permanecia escondido numa catacumba. Certo dia, a jovem Cecília veio à sua presença e pediu-lhe que a batizasse. Logo após ter recebido o Sacramento, ela fez voto de virgindade e, para cumpri-lo com firmeza, recorria ao seu Anjo da Guarda que muitas vezes lhe aparecia.

Completando vinte anos de idade, seus pais obrigaram-na a casar-se com um jovem muito rico chamado Valeriano. Mas no dia das bodas, Cecília o chamou e disse-lhe:

– Eu tenho um Anjo que zela por meu corpo, o qual está consagrado a Deus; ai de ti se te atreves a profaná-lo!

Valeriano respondeu-lhe:

– Só acreditarei no que me dizes se eu vir o Anjo de que me falas.

Cecília afirmou:

– Para ver este Anjo precisas purificar-te e acreditar que há um só Deus vivo e verdadeiro.

Tendo Valeriano manifestado o desejo de se purificar e conhecer a Deus, Cecília recomendou-lhe que fosse a uma catacumba situada sob a Via Ápia, onde encontraria um ancião chamado Urbano.

Por causa da perseguição aos cristão o Papa refugiava-se nas catacumbas. Uma jovem nobre o procurou e pediu o batismo. A jovem era Santa Cecília, virgem e mártir.

Conversão de Valeriano e Tibúrcio

Valeriano dirigiu-se apressadamente à catacumba e Santo Urbano o acolheu com grande bondade. Tudo o que Cecilia lhe dissera ele expôs ao Pontífice, o qual deu graças a Deus e começou a dirigir aos presentes inspiradas palavras.

Enquanto ele falava, apareceu a Valeriano o Apóstolo São Paulo, o qual lhe disse: “Leia o livro que te entrego! Se tiveres Fé serás purificado e verás o Anjo de que te falou Cecilia.”

Tremendo, Valeriano abriu o livro e leu estas palavras: “Há um só Deus, Pai de todas as coisas, Senhor de tudo, que a todos nós governa.”

– Acreditas no que leste? perguntou-lhe São Paulo.

– Sim, e nisso creio firmemente, respondeu Valeriano.

O Apóstolo desapareceu; em seguida Santo Urbano instruiu Valeriano nos mistérios da Religião, batizou-o e, depois de terem passado a noite em oração, disse-lhe que voltasse para ver Cecilia.

Valeriano a encontrou rezando, tendo a seu lado o Anjo em forma humana o qual trazia em suas mãos duas coroas ornamentadas com rosas e lírios; pôs uma delas sobre a cabeça de Cecilia e a outra sobre a de Valeriano, dizendo-lhes:

–Trabalhai, jovens, para conservar estas coroas com pureza de coração e santidade de vida. Eu as trouxe do jardim do Paraíso e estas flores jamais murcharão. E a ti, Valeriano, declaro da parte de Jesus que tudo o que pedires ser-te-á concedido.

– Anjo de Deus, exclamou Valeriano, peço-te a conversão de meu irmão Tibúrcio.

– Ser-te-á concedido o que pedes, respondeu-lhe o Anjo; da mesma maneira que Cecilia te converteu à Fé, tu converterás Tibúrcio e ambos alcançareis a palma do martírio. E desapareceu.

Valeriano foi à sua casa, contou a Tibúrcio as maravilhas que tinha visto e depois o conduziu a Santo Urbano, o qual o instruiu na Fé e batizou-o.

Máximo e sua família são batizados

Quando teve notícia da conversão de Valeriano e Tibúrcio, o Prefeito de Roma os chamou e ordenou a seus assessores que os levassem ao templo de Júpiter, para ali oferecerem incenso ao ídolo; se não o fizessem seriam decapitados.

Máximo, secretário do prefeito, acompanhava-os ao lugar indicado com uma escolta de soldados; contemplando, porém, aqueles nobres jovens indo à morte com tanta altanaria e alegria, como se fossem para uma grande festa, desejou abraçar a Fé.

Cristãos que ali se encontravam levaram-no à sua casa e o instruíram na verdadeira Religião. A graça de Deus atuou de tal modo que Máximo, sua família e outros pagãos que ouviram as explicações acreditaram em Jesus Cristo. Ao cair da noite, chegaram a essa residência Santo Urbano com outros sacerdotes e Santa Cecilia. O Papa, vendo que todos estavam bem instruídos, providenciou que fossem batizados.

Enquanto isso se passava, o verdugo designado para matar Valeriano e Tibúrcio chegou ao local onde eles estavam e, com transporte de furor, cortou suas cabeças. Nesse mesmo dia, Máximo recebeu a coroa do martírio.

Banhada em sangue, a virgem exorta os fieis

Ébrio de ódio, o prefeito enviou seus esbirros à casa de Santa Cecilia a fim de prendê-la; muitos pagãos os acompanharam. Ao entrarem em sua residência, ela falou-lhes de tal modo que os converteu. Mandou chamar Santo Urbano que lhes administrou os Sacramentos do Batismo e da Confirmação. Assim, quase quatrocentas pessoas se tornaram membros da Igreja.

Ao chegar ao conhecimento do prefeito a conversão dos seus próprios emissários, ele mandou que conduzissem Santa Cecilia à sua presença. Face às suas terríveis ameaças, ela disse palavras contundentes, cheias de Fé e desprezo do paganismo.

O prefeito, para evitar tumultos no povo que amava muito Santa Cecilia por suas obras de caridade, mandou que a matassem ocultamente em casa dela. Lançaram-na dentro de uma estufa bem aquecida para fazê-la morrer sufocada, mas ela saiu ilesa. Então, receberam ordem de cortar sua cabeça. O verdugo desferiu três golpes, mas não conseguiu separar a cabeça do tronco, e Santa Cecilia permaneceu no chão banhada em seu próprio sangue.

Os pobres que tinham desfrutado seus benefícios, bem como muitos outros cristãos, sem se importarem com o perigo a que se expunham, iam visitá-la, e a Santa os exortava a que permanecessem firmes na Fé.

Avisado, Santo Urbano I com toda pressa para lá se dirigiu, a fim de assisti-la durante aqueles terríveis e prolongados sofrimentos. Ao vê-lo, ela exclamou:

– “Beatíssimo Padre, dou graças a Deus que em sua grande misericórdia dignou-Se ouvir minha oração. Eu Lhe tinha pedido que me desse ainda três dias de vida para poder ser consolada com vossa presença, e recomendar-vos ao mesmo tempo algumas coisas. Peço-vos, pois, que cuideis de meus pobrezinhos, dai-lhes tudo que encontrardes em minha casa, e depois transformai-a em igreja a fim de que os fiéis possam ali se reunir para cantar as glórias do Senhor.”

Após dizer essas palavras, sua alma voou ao Céu. A casa de Santa Cecilia converteu-se em capela, onde se vê ainda hoje a estufa dentro da qual queriam sufocá-la. Seu venerável corpo, que está incorrupto, encontra-se na Igreja de Santa Cecília no Além-Tibre, em Roma. Ela é a padroeira da música. Sua memória se celebra em 22 de novembro; a dos Santos Valeriano, Tibúrcio e Máximo em 14 de abril.

Por Paulo Francisco Martos. (in Noções de História da Igreja – 29)


amor aparecida apostolado apostolado do oratório arautos do evangelho arautos sacerdotes cidades comentario ao evangelho comunhão reparadora comunidade coordenadores Cristo deus devoção encontro eucaristia evangelho familias fátima grupos do oratorio heraldos del evangelio igreja imaculado coração de maria jesus liturgia maria meditação missa missao mariana Monsenhor João Clá Dias natal Nossa Senhora nossa senhora de fátima nosso senhor Notícias o inédito sobre os evangelhos oratório oração paróquia peregrinação Plinio Correa de Olivieira primeiro sábado santa missa santíssima virgem

Deixe uma resposta