O décimo terceiro Apóstolo?

Naquele tempo, 17 quando Jesus saiu a caminhar, veio alguém correndo, ajoelhou-se diante d’Ele, e perguntou: “Bom Mestre, que devo fazer para ganhar a vida eterna?” 18 Jesus disse: “Por que Me chamas de bom? Só Deus é bom, e mais ninguém. 19 Tu conheces os Mandamentos: não matarás; não cometerás adultério; não roubarás; não levantarás falso testemunho; não prejudicarás ninguém; honra teu pai e tua mãe!” 20 Ele respondeu: “Mestre, tudo isso tenho observado desde a minha juventude”. 21 Jesus olhou para ele com amor, e disse: “Só uma coisa te falta: vai, vende tudo o que tens e dá aos pobres, e terás um tesouro no Céu. Depois vem e segue-Me!” 22 Mas quando ele ouviu isso, ficou abatido e foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico. 23 Jesus então olhou ao redor e disse aos discípulos: “Como é difícil para os ricos entrar no Reino de Deus!” 24 Os discípulos se admiravam com estas palavras, mas Ele disse de novo: “Meus filhos, como é difícil entrar no Reino de Deus! 25 É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus!” 26 Eles ficaram muito espantados ao ouvirem isso, e perguntavam uns aos outros: “Então, quem pode ser salvo?” 27 Jesus olhou para eles e disse: “Para os homens isso é impossível, mas não para Deus. Para Deus tudo é possível”. 28 Pedro então começou a dizer-Lhe: “Eis que nós deixamos tudo e Te seguimos”. 29 Respondeu Jesus: “Em verdade vos digo, quem tiver deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, campos, por causa de Mim e do Evangelho, 30 receberá cem vezes mais agora, durante esta vida — casa, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições — e, no mundo futuro, a vida eterna” (Mc 10, 17-30).

XXVIII Domingo Do Tempo Comum

Aquele que chegara correndo e se ajoelhara sôfrego diante de
Nosso Senhor, retirou-se de sua presença triste e abatido. Preferiu
conservar seus bens terrenos, desprezando — fato inédito no
Evangelho — o “tesouro no Céu” oferecido pelo próprio Deus.

Comentário ao Evangelho Dominical. Por Mons. João S. Clá Dias, EP

Fomos criados com uma vocação

Desde toda a eternidade, esteve prevista na mente divina a criação, no tempo, de Nosso Senhor Jesus Cristo enquanto Homem e de sua Mãe, Maria Santíssima.

Mas Deus não concebeu ambos de forma isolada. Queria Ele que, à maneira de uma corte, houvesse quem Os servisse. Todos nós estávamos incluídos neste ato de pensamento e fomos amados por Ele, como foi revelado a Jeremias: “amo-te com eterno amor, e por isso a ti estendi o meu favor” (Jr 31, 3).

Nosso Senhor é o modelo tomado por Deus para a nossa criação, é Ele a nossa causa exemplar. Havendo de tornar possível, por seus méritos, a nossa existência enquanto filhos de Deus ― pois “todos nós recebemos da sua plenitude graça sobre graça” (Jo 1, 16) ― constitui-Se em nossa causa eficiente. E, por termos sido criados para servi-Lo e adorá-Lo, é também a nossa causa final.

Fomos, em suma, concebidos em, por e para Jesus, pois “n’Ele foram criadas todas as coisas nos Céus e na Terra, as criaturas visíveis e as invisíveis. Tronos, Dominações, Principados, Potestades: tudo foi criado por Ele e para Ele” (Col 1, 16).

Isto configura um chamado feito a nós desde todo o sempre, tal como afirma o Apóstolo: “Deus nos salvou e chamou para a santidade, não em atenção às nossas obras, mas em virtude do seu desígnio, da graça que desde a eternidade nos destinou em Cristo Jesus” (II Tim 1, 9). Deus nos convida a fazer parte da Santa Igreja, e nos chama à santidade. No entanto, junto com este apelo genérico, somos chamados a exercer uma função específica dentro do Corpo Místico de Cristo. É uma missão particular que cada um tem e não será dada a mais ninguém.

O Novo Testamento nos apresenta inúmeros exemplos, no chamado feito pelo próprio Jesus aos escolhidos para serem seus Apóstolos: vê Mateus na coletoria de impostos e lhe diz: “Segue-Me” (Mt 9, 9); no caminho de Damasco, São Paulo é lançado por terra e, ao ouvir a voz que o interpelava, responde: “Senhor, que queres que eu faça?” (At 9, 6); cheio de pasmo após a pesca milagrosa, Pedro se prosterna diante do Mestre, exclamando: “Retira-Te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador” (Lc 5, 8), e escuta a divina promessa: “doravante, serás pescador de homens” (Lc 5, 10).

Tal como Mateus, Paulo ou Pedro, que tudo abandonaram imediatamente para seguir este Mestre, precisamos responder com prontidão, generosidade e alegria ao chamado que Jesus faz a cada um de nós. Este é o ensinamento contido no Evangelho do 28º Domingo do Tempo Comum.

A causa mais profunda da recusa

No caso que nos é apresentado neste Evangelho – o do moço rico – vemos que este chegara correndo e se ajoelhara sôfrego diante de Nosso Senhor, retirou-se triste e “abatido”, porque “era muito rico”, e preferiu conservar seus bens a seguir sua vocação, desprezando o “tesouro no Céu” que o próprio Messias lhe oferecia. Fato inédito, pois os evangelistas não narram recusa semelhante a esta.

Não pensemos, porém, ter sido o apego às riquezas a principal causa de sua defecção. O jovem rico praticara os Mandamentos desde a sua infância, mas não na perfeição. Negligenciara, de modo especial, o primeiro e mais fundamental: “Amarás o Senhor, teu Deus, com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todas as tuas forças” (Dt 6, 5). Como bem comenta o conhecido e mencionado biblista Lagrange, os preceitos mencionados a ele por Nosso Senhor “bem podem ser observados sem heroísmo. Se Jesus lhe tivesse perguntado se amava a Deus de todo o coração, teria ficado bem mais embaraçado”.

O grande pecado deste homem não foi de avareza, e sim de orgulho. Ao ser convidado a seguir Nosso Senhor e sentir em si a própria debilidade e insuficiência, deveria ter dito: “Senhor, não tenho forças para Vos seguir. Tenho apego às minhas riquezas e, sobretudo, falta-me um amor exclusivo por Vós”.

Perante tal ato de humildade, Jesus lhe teria dado graças superabundantes para corresponder ao chamado. E bem poderíamos ter hoje no Calendário Romano uma festa dedicada ao jovem rico, que se tornou pobre para adquirir uma riqueza muito maior: ser o décimo terceiro Apóstolo!

Não obstante, faltou-lhe reconhecer que, se praticava os Mandamentos, não era por suas forças pessoais, mas pela graça divina. E que sem o auxílio da graça não conseguiria desprezar as riquezas e seguir Jesus.

Uma pergunta decisiva para nossa vida espiritual

Somos todos “participantes da vocação que vos destina à herança do Céu” nos chama a segui-Lo a caminho do Reino de Deus, as (Hb 3, 1). Contudo, enquanto Jesus nossas tendências desordenadas, em consequência do pecado original, nos arrastam para aquilo que é inferior.

Exemplo paradigmático desta dicotomia é o episódio do Evangelho que acabamos de comentar. O jovem rico era bom. Praticava os Mandamentos a ponto de Nosso Senhor o fitar com amor. Quando, porém, o Mestre o convidou a ser um dos seus discípulos, se afastou triste e abatido, pois sempre que alguém recusa um convite da graça é pervadido pela tristeza e pelo remorso. O padre Duquesne descreve com notável clareza esta lamentável situação de alma: “Ninguém renuncia à sua vocação sem uma dor de coração, sem uma secreta tristeza que increpa sua covardia: tristeza que difunde amargura ao longo de todo o curso da vida e aumenta na hora da morte”.

A Liturgia deste domingo nos coloca diante de uma pergunta decisiva para nossa vida espiritual: a que distância se encontra nossa alma da atitude do moço rico? Se Cristo nos convidasse hoje a segui-Lo, como Lhe responderíamos? Bradaríamos com alegria, como Samuel: “Præsto sum — Eis-me aqui” (I Sm 3, 16)? Ou, tomados pela tristeza, recusaríamos o convite de nosso Salvador?

Quando chegar este chamado — e ele pode vir em hora inesperada —, seremos muito mais capazes de dar resposta afirmativa se nos tivermos preparado de antemão. Para isso, é necessário que, em todas as circunstâncias da vida, nosso coração esteja à procura do Divino Mestre, combatendo o apego aos bens terrenos, aumentando sem cessar o fogo do amor a Deus e fazendo a pergunta de São Paulo no caminho de Damasco: “Senhor, que queres que eu faça?” (At 9, 6).

A isto nos incita o Príncipe dos Apóstolos: “Irmãos, cuidai cada vez mais em assegurar a vossa vocação e eleição. Procedendo deste modo, não tropeçareis jamais. Assim vos será aberta largamente a entrada no Reino Eterno de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo” (II Pd 1, 10-11). ♦️


Excertos de “O Inédito sobre os Evangelhos”, Vol. IV. Ano B.

amor aparecida apostolado apostolado do oratório arautos do evangelho arautos sacerdotes cidades comentario ao evangelho comunhão reparadora comunidade coordenadores Cristo deus devoção encontro eucaristia evangelho familias fátima grupos do oratorio heraldos del evangelio igreja imaculado coração de maria jesus liturgia maria meditação missa missao mariana Monsenhor João Clá Dias natal Nossa Senhora nossa senhora de fátima nosso senhor Notícias o inédito sobre os evangelhos oratório oração paróquia peregrinação Plinio Correa de Olivieira primeiro sábado santa missa santíssima virgem

Uma resposta para “O décimo terceiro Apóstolo?”

Deixe uma resposta