A inocência, a eterna lei… – Evangelho Dominical

XXVII Domingo Do Tempo Comum

Depois de restituir ao matrimônio a sua original pureza, o Divino Mestre ensina que a inocência deve reger o ser humano em qualquer estado de vida.

Por Mons. João S. Clá Dias, EP

A origem da instituição matrimonial

A Liturgia do 27º Domingo do Tempo Comum nos apre senta, em palavras da Revelação, uma perfeita síntese da moral católica a respeito do matrimônio. A primeira leitura (Gn 2, 18-24), extraída do Gênesis, explica claramente por que Deus criou o homem e a mulher. Valendo-se de um recurso literário de extraordinário valor, o Autor Sagrado descreve os fatos de maneira poética e atraente, como se Deus fosse aos poucos dando-Se conta das reações de Adão e agindo em consequência.

Deus criou Adão com instinto de sociabilidade

Ao criar o primogênito do gênero humano, Deus pôs em sua alma o instinto de sociabilidade, que se manifesta pela necessidade de uma companhia e por um desejo inextinguível de amar e de ser amado. Depois de o introduzir no Jardim do Éden, disse Ele: “Não é bom que o homem esteja só” (Gn 2, 18a), e fez desfilar diante de Adão todos os animais — que no Paraíso lhe obedeciam —, a fim de que lhes desse um nome. Deus assim o fez para que o primeiro homem, extremamente equilibrado, percebesse que, embora possuidores de rica simbologia, nenhum deles era capaz de preencher sua aspiração de amar, nem estava à sua altura, enquanto criatura racional. Terminado, pois, o cortejo da fauna criada por Deus, Adão desencantou-se, porque “não encontrou uma auxiliar semelhante a ele” (Gn 2, 20), e se sentiu só.

Uma vez que chegou a esta conclusão, “Deus fez cair um sono profundo sobre Adão” (Gn 2, 21) — já que era conveniente causar-lhe surpresa — e retirou-lhe uma das costelas, da qual formou Eva.

Bem poderia ter modelado outro boneco de barro, mas preferiu tirá-la dele, visando deixar patente que um era feito para o outro.

Deste modo, promovia entre ambos uma união completa.

Um trampolim para chegar até Deus

Ao despertar e deparar-se com a primeira mulher, Adão exclamou: “Desta vez, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne!” (Gn 2, 23).

Ela lhe servia de complemento, era um ser com quem podia estabelecer uma relação que satisfizesse aquela apetência de amor com que o Todo-Poderoso o dotara, para uma altíssima finalidade. Destinado para Deus, o homem vive à sua procura, impulsionado por certo “instinto do divino” — correlacionado intimamente com o instinto de sociabilidade que não se sacia em nada da criação. Contudo, porque é composto de corpo e alma, precisa de algo externo que, pela via dos sentidos, lhe facilite a contemplação interior e lhe sirva de elemento de ligação com Deus, enquanto não O vê face a face.

Além disso, era impossível que a totalidade dos atributos divinos fosse representada tão só pelo varão, pois, por exemplo, Deus é fortaleza e vigor e, ao mesmo tempo, suavidade e afeto, extremos que em geral não cabem no gênero masculino. Por isso quis o Senhor dar- lhe uma “auxiliar semelhante” (Gn 2, 18b) — e não igual — que, conjugada com ele, o completasse, refletindo de Deus os aspectos contrários, mas harmônicos. Assim — tendo em vista a realização do plano que, desde todo o sempre, Ele arquitetara para a humanidade —, homem e mulher deveriam ser “uma só carne” (Gn 2, 24), isto é, unir-se para constituir família, com o objetivo de gerar uma prole e educá-la nos caminhos de Deus.

É através desta troca de amores que a pessoa tem noção de quanto ela é estimada por Deus, e é neste relacionamento de doação recíproca que ela encontra um trampolim para chegar até o Infinito.

Eis a base e a solidez de qualquer convívio!

E não apenas entre os que se casam — e a isto é chamada a maioria —, mas ainda entre aqueles que, à imitação de Cristo Virgem, abraçam o celibato “por amor do Reino dos Céus” (Mt 19, 12) e realizam um conúbio com o ideal religioso, com a obrigação de fazer bem aos outros e de entregar-se ao apostolado.

A fonte de nossa inocência, conservada ou restaurada

Em síntese, a Liturgia do 27º Domingo do Tempo Comum é uma apologia da inocência. Ouvimos as palavras de São Paulo na segunda leitura: “Aquele, por quem e para quem todas as coisas existem” ― Jesus Cristo ― “e que desejou conduzir muitos filhos à glória”. Sim, Ele quer os filhos nascidos da união entre o homem e a mulher para levá-los, inocentes, à eterna bem-aventurança! “Pois tanto Jesus, o Santificador, quanto os santificados, são descendentes do mesmo ancestral; por esta razão, Ele não Se envergonha de os chamar irmãos” (Hb 2, 11). Eis a causa de toda a inocência, a fonte de nossa vida espiritual! Cada um de nós esteve na mente de Deus desde toda a eternidade e, em certo momento, passou a existir. No campo sobrenatural temos a mesma origem de Nosso Senhor Jesus Cristo, somos todos irmãos, pertencemos à família divina, e é com vistas a aumentar o número de seus membros que foi instituída a família terrena.

Peçamos o indispensável amparo da graça para conservarmos intacta a inocência, ou para reconquistá-la, e sejamos arautos da Inocência Eterna, Nosso Senhor Jesus Cristo, e da Inocente por excelência, Maria Santíssima. Brilhe a inocência sobre a face da Terra de forma gloriosa, portentosa e extraordinária, e divida a História, como Cristo o fez, sendo pedra de escândalo para salvação de uns e condenação de outros!


Naquele tempo, 2 alguns fariseus se aproximaram de Jesus. Para pô-Lo à prova, perguntaram se era permitido ao homem divorciar-se de sua mulher. 3 Jesus perguntou: “O que Moisés vos ordenou?” 4 Os fariseus responderam: “Moisés permitiu escrever uma certidão de divórcio e despedi-la”. 5 Jesus então disse: “Foi por causa da dureza do vosso coração que Moisés vos escreveu este mandamento. 6 No entanto, desde o começo da criação, Deus os fez homem e mulher. 7 Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e os dois serão uma só carne. 8 Assim, já não são dois, mas uma só carne. 9 Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe!” 10 Em casa, os discípulos fizeram, novamente, perguntas sobre o mesmo assunto. 11 Jesus respondeu: “Quem se divorciar de sua mulher e casar com outra, cometerá adultério contra a primeira. 12 E se a mulher se divorciar de seu marido e casar com outro, cometerá adultério”. 13 Depois disso, traziam crianças para que Jesus as tocasse. Mas os discípulos as repreendiam. 14 Vendo isso, Jesus Se aborreceu e disse: “Deixai vir a Mim as crianças. Não as proibais, porque o Reino de Deus é dos que são como elas. 15 Em verdade vos digo: quem não receber o Reino de Deus como uma criança, não entrará nele”. 16 Ele abra-ava as crianças e as abençoava, impondo-lhes as mãos (Mc 10, 2-16).


Excertos de “O Inédito sobre os Evangelhos”. Vol. IV. Ano B.

amor aparecida apostolado apostolado do oratório arautos do evangelho arautos sacerdotes cidades comentario ao evangelho comunhão reparadora comunidade coordenadores Cristo deus devoção encontro eucaristia evangelho familias fátima grupos do oratorio heraldos del evangelio igreja imaculado coração de maria jesus liturgia maria meditação missa missao mariana Monsenhor João Clá Dias natal Nossa Senhora nossa senhora de fátima nosso senhor Notícias o inédito sobre os evangelhos oratório oração paróquia peregrinação Plinio Correa de Olivieira primeiro sábado santa missa santíssima virgem

Deixe uma resposta