Um profético documento pontifício sobre o Santo Rosário

Em Fátima, a Mãe de Deus veio pedir ao mundo a conversão, o arrependimento dos pecados e a mudança de vida. E indicou o meio para alcançarmos.

Em cinco das seis aparições da Virgem, Ela pediu a humanidade que rezasse o terço todos os dias para alcançar a paz. Transcrevemos suas palavras na terceira aparição de 13 de julho:

“Quero que venham aqui no dia 13 do mês que vem; que continuem a rezar o Terço todos os dias em honra de Nossa Senhora do Rosário, para obter a paz do mundo e o fim da guerra, porque só Ela lhes poderá valer”.

Como se vê, Nossa Senhora deixou muito claro seu pedido, desejo e condição. E não foi a primeira vez. Já em outras ocasiões na história, a Virgem ao se manifestar fez também esta recomendação: a prática do Rosário.

Sobre este tema, trazemos a nossos leitores um documento do Venerável Papa Pio XII, sua Carta Encíclica “Ingruentium Malorum”.

Este documento pontifício, que fala sobre os benefícios espirituais da prática de rezar o Santo Rosário, leva um título que ainda poderia falar dos tempos atuais: “Diante dos males que se aproximam”.

O Venerável Pio XII recomendou ativamente a difusão da Mensagem de Fátima, e sua Carta Encíclica de 1951 se inspira nas advertências da Santíssima Virgem.

Papa Pio XII


“Vocês conhecem bem, Veneráveis Irmãos, as calamitosas condições de nosso tempo”,
indicou o Pontífice.

“A concórdia fraterna das nações, há tanto tempo despedaçada, não a vemos ainda restabelecida em toda parte; pelo contrário, a cada passo, os ânimos se agitam mais com ódios e rivalidades, e sobre os povos pairam ainda ameaças de guerras cruentas.

 Acresce a desapiedada tempestade de perseguições que, em não poucas regiões do globo, atormentam, já há muito, acirradamente, a Igreja, privada de sua liberdade e acabrunhada por angústias e calúnias de todo o gênero, fazendo até correr, por vezes, sangue de mártires”.

Ainda que o século XX tenha marcado a história pela gravidade de suas guerras e a enorme perseguição à Igreja em numerosos lugares, as palavras do Papa ressoam com uma grande atualidade na segunda década do século XXI.

Além da violência, o Pontífice denunciou “E, finalmente, não podemos deixar, de maneira nenhuma, em silêncio o novo crime que se está a cometer, para o qual, com profunda dor, chamamos não só a vossa atenção, mas a de todo o clero, a de todos os pais e mães de família, e dos próprios governantes, à iníqua campanha desencadeada, em toda a parte, pelos ímpios, contra a cândida inocência das criancinhas. Infelizmente, nem sequer a idade inocente foi poupada, pois não tem faltado quem temerariamente ouse cortar as flores que ornam os místicos jardins da Igreja, destruindo as mais belas esperanças da religião e da sociedade. Quem pensar bem nisso, não pode já maravilhar-se de que os povos gemam sob o açoite dos flagelos divinos e vivam sob o pesadelo de maiores calamidades.”

As campanhas anticristãs na educação em países promotores do ateísmo sob regimes comunistas, poderia somar-se na atualidade à imposição de conteúdos contrários à religião católica na educação como a chamada “ideologia de gênero”, denunciada repetidamente pelos Papas e os prelados ao redor do mundo.

Diante de uma situação sombria para os crentes, o Sumo Pontífice propõem a devoção à Santíssima Virgem.

Tendo em conta esse ensinamento divino: ‘Pedi e se vos dará, buscais e encontrareis, bateis e ser-vos-á aberto’ (Lc 11,9)”, o Santo Padre pediu “voar com maior confiança à Mãe de Deus. Ali, o povo cristão sempre buscou refúgio na hora do perigo, porque “foi constituída a causa da salvação para todo o gênero humano” (Santo Irineu).

Portanto, esperamos com alegria e esperança revivida ao próximo mês, durante o qual os fiéis estão acostumados a congregar-se em maior número às igrejas para elevar suas súplicas à Nossa Senhora por meio do Santo Rosário”.

Recitação do Terço durante Peregrinação dos Arautos no Santuário de Aparecida/Brasil

“O que ele disse para 1951 está dobrado, triplicado e quadruplicado para nós hoje”, acrescentou em seu artigo, o redator do National Catholic Register, Joseph Pronechen sobre o texto papal. O chamado do Venerável Pio XII foi:

“Desejamos, neste ano, que esta oração seja oferecida com fervor de coração tão grande como o é exigido pela crescente urgência da necessidade”.

__________________________

Fonte: Gaudium Press: http://www.gaudiumpress.org/content/90262-Um-profetico-documento-pontificio-sobre-o-Santo-Rosario#ixzz4ue36Ikob

amor aparecida apostolado apostolado do oratório arautos do evangelho arautos sacerdotes cidades comentario ao evangelho comunhão reparadora comunidade coordenadores Cristo deus devoção encontro eucaristia evangelho familias fátima grupos do oratorio heraldos del evangelio igreja imaculado coração de maria jesus liturgia maria meditação missa missao mariana Monsenhor João Clá Dias natal Nossa Senhora nossa senhora de fátima nosso senhor Notícias o inédito sobre os evangelhos oratório oração paróquia peregrinação Plinio Correa de Olivieira primeiro sábado santa missa santíssima virgem

Deixe uma resposta