In Memorian Hermelindo Bussarello – Os segredos dum artista arauto, que partiu para a Eternidade

O vídeo de hoje é um tanto peculiar. Nesta semana deixou este vale de lágrimas, depois de arrastar por vários anos complicações cardiacas e renais que não o tiraram da ativa, o Sr Hermelindo Bussarello. Discípulo de Dr. Plinio desde a juventude, e seguidor fervoroso de Mons. João desde a primeira hora, queremos homenageá-lo visitando o seu último ateliê, instalado na sua própria cela no Thabor, e no qual trabalhou com a serenidade e delicadeza que o caracterizava até o momento de partir por última vez para o hospital e, daí, para o encontro com Deus.

Esclarecimentos

Para os que assistem o vídeo procurando o que corrigir: quando o arauto que apresenta o vídeo diz que o Sr. Bussarello partiu para o Céu, evidentemente não está querendo proclamá-lo santo, se adiantando ao julgamento da Igreja. É uma licença afetuosa por quem viveu em grande virtude e sofreu resignadamente os últimos anos da vida dando um exemplo de amor à Cruz que a todos edificou. Evidentemente, pedimos uma oração pelo eterno descanso dele.

Para os historiadores: nosso enjolras comete um segundo erro ao dizer ter sido essa a imagem diante da qual Dr. Plínio fez sua consagração a Nossa Senhora. Na realidade, é uma imagem de Nossa Senhora de Fátima diante da qual Dr. Plínio consagrou-se com todo os Grupo, numa cerimônia especial, no dia 13 de maio de 1967 pelo 50º aniversário das aparições de Maria Santíssima na Cova da Iria.

Breve resenha biográfica sobre o sr. Bussarello

Originário de Florianópolis (SC) o Sr. Bussarello integrou-se desde a juventude no grupo de discípulos de Dr. Plinio Corrêa de Oliveira, fazendo parte da Sociedade Brasileira de Defesa da Tradição, Família e Propriedade – TFP.

Como missionário, percorreu o Brasil de norte a sul por 19 anos, no chamado Êremo Itinerante. Mas sua principal contribuição ao apostolado se deu por meio de seu talento artístico ímpar, manifestado em pinturas e esculturas, bem como na decoração de interiores.

Como um autêntico evangelizador, não usou seus talentos artísticos para se auto-promover, mas sim para revelar, através de suas obras, os ensinamentos e princípios cristãos que a Graça inspirara no seu coração e de seus fundadores.

Dentre as numerosas obras de arte por ele idealizadas, merece destaque o modelo de imagem do Imaculado Coração de Maria utilizado pelos Arautos para levar a presença de Nossa Senhora nas paróquias, lares, asilos, penitenciárias, hospitais e colégios dos cinco continentes… Ademais, ele fazia pessoalmente os retoques fisionômicos de numerosas imagens saídas das
mãos dos outros artistas dos Arautos.

Foi também ele quem pintou a mais difundida gravura de Da. Lucilia Corrêa de Oliveira, mãe de Dr. Plinio, que faleceu piedosamente em 1968. Causando profunda impressão a todos, e inclusive ao próprio Dr. Plínio, ele soube transmitir nesse retrato – conhecido entre nós como “Quadrinho” – a ternura, o afeto e a maternal bondade tão características dessa dama católica, cujo zelo e piedade foram raízes da nossa instituição.

Após o falecimento de Dr. Plinio, o Sr. Bussarello continuou sua vida de dedicação à Santa Igreja junto com Mons. João Scognamiglio Clá Dias, fazendo parte dos primeiros integrantes dos Arautos do Evangelho.

Um longo histórico de complicações cardíacas obrigou-o a se manter recluso nos últimos anos e levou-o, finalmente, ao encontro com Nosso Senhor Jesus Cristo. Os Arautos do Evangelho estão confiantes de que a Santíssima Virgem Maria fará o Sr. Bussarello dormir o sono dos justos. ♦

Deixe uma resposta