Uma escravidão que liberta

Por ocasião de sua visita ao Santuário de Jasna Gora na Polonia 1979, o Papa São João Paulo II explicou em que consiste a consagração como escravo de amor pelas mãos de Maria

Ir. Alcídio Miranda, EP

Afirmou na ocasião o Sumo Pontífice:

“O ato fala de ‘servidão’ e esconde em si um paradoxo semelhante às palavras do Evangelho, segundo as quais é necessário perder a própria vida para a encontrar (cf. Mt 10, 39). O amor constitui, de fato, a consumação da liberdade, mas, ao mesmo tempo, ‘o pertencer’ – isto é, o não ser livre – faz parte da sua essência. Mas este ‘não ser livre’ no amor não é entendido como escravidão, mas sim como afirmação de liberdade e como consumação dela. O ato de consagração na escravidão indica, portanto, singular dependência e confiança sem limites. Neste sentido a escravidão (a não liberdade) exprime a plenitude da liberdade, do mesmo modo que o Evangelho fala da necessidade de perder a vida para a encontrar na sua plenitude”.

São João Paulo II nos convida, assim, parafraseando São Paulo (cf. Rm 8, 21), a participar da gloriosa liberdade dos escravos de Maria.

Escravidão que liberta, liberdade que escraviza

Um ano depois da visita do pranteado Pontífice a Jasna Gora, num artigo escrito para o jornal Folha de São Paulo, o Prof. Plinio Corrêa de Oliveira sintetizava tal paradoxo com estas palavras:

“Há uma escravidão que liberta, e há uma liberdade que escraviza. Para uns é livre quem, com a razão obnubilada e a vontade quebrada, impelido pela loucura dos sentidos, tem a faculdade de deslizar voluptuosamente no tobogã dos maus costumes. E é ‘escravo’ aquele que serve à própria razão, vence com força de vontade as próprias paixões, obedece às leis divinas e humanas, e põe em prática a ordem”.

Convictos dessa verdade e após uma devida preparação, na última sexta-feira 31 de maio, Festa da Visitação da Virgem Maria, 84 fiéis da Paróquia Santa Luzia em Mococa/SP, durante Missa celebrada pelo revmo. Pe. Celso Abreu de Jesuz, realizaram a consagração a Nossa Senhora como escravos de amor,  esperando de Maria todo o auxílio para serem perfeitos cristãos nesta terra e, depois disto, serem recebidos por Deus no Céu por toda eternidade. Veja fotos desse momento.

Uma resposta para “Uma escravidão que liberta”

Deixe uma resposta