Dia com Maria em Guatemala

Num dia ensolarado e com um belo céu azul, mais de 2.000 participantes do Apostolado do Oratório marcaram presença na sede dos Arautos do Evangelho, localizado em San José Pinula, para participar de um “Dia de Encontro entre o Céu e a Terra “

Pe. Fernando Gioia, EP

Já pelas 6h15 da manhã chegaram os primeiros ávidos a entrar. Estes pertenciam a  delegação de 15 pessoas de São Miguel Chicaj de Salamá “Baja Verapaz”, que estavam em viagem desde às 01h00 com o intuito de chegarem cedo. E assim outros também já formavam fila nos portões que foram abertos às 07h15.

Entre ônibus, vans e carros, eram cerca de 200 os veículos que  lotavam o terreno em frente. Neste local está previsto, e já em projeto, a construção de uma bela capela em estilo gótico, com arcos, vitrais e colunas coloridas.

Ao chegar em seus lugares, os peregrinos recebiam uma lembrança desse encontro. Vieram pessoas de várias localidades, entre elas, cerca de 100 pessoas da Aldeia Paraiso-Palencia, outras do Alamos de São Miguel Petapa, uma delegação menor, mas importante da Carchá-Cobán “Alta Verapaz”, da Aldeia em Coco em Jalpatagua-Jutiapa, outras da Pueblo Nuevo Viñas- Santa Rosa, de Atitlán, Xela, Tecun Umán-São Marcos e da capital, como da Paroquia Santa Maria Goretti na zona 13 de Santa Fé, de Novo Amanhecer, zona 21, etc.

O programa começou com uma adoração solene ao  Santíssimo Sacramento, a oração do Santo Rosário e bênção. A augusta presença do Senhor Eucarístico foi levando os fiéis a uma atmosfera diferente do mundo exterior, todas estavam calmas, admirativas e contemplativas. Esse ambiente durou até o fim, foram 4 horas de um intenso clima espiritual, sacral e maravilhoso.

Como segundo ato, o Superior dos Arautos do Evangelho na Guatemala, Pe. Eduardo Puente Léon E.P. proferiu uma palestra inflamada, intercalada com cantos gregorianos e proclamações. Discorreu sobre a fidelidade de Monsenhor João Clá Dias, fundador dos Arautos e de Dr. Plinio Correa de Oliveira – quem o formou – por terem sido os homens que tomaram a sério a Mensagem de Fátima, e serem também, a causa e a raiz de tudo o que todos ali estavam admirando.

Em sua palestra, pe. Eduardo também tratou sobre a luta na qual nos encontramos, entre Deus e demônio,  entre os anjos bons e os anjos maus, e como está profetizado no Gênesis, que Nossa Senhora esmagará a cabeça da serpente e é o mesmo que em Fátima, a Virgem anunciou:

“Por fim, o meu Imaculado Coração Triunfará!

Por isso, estamos no fim de um mundo de pecado e no começo de uma nova era, uma era marial.

Para isso temos que ter fé, confiança, lutar e aceitar a ação dos anjos bons e oferecer tudo o que fazemos com esse propósito, o de reparar a audácia do mal atual e fazer vencer nossa amada Mãe, que há alguns meses chorou nesta casa.

A reunião terminou com a coroação de Nossa Senhora por um casal de Palencia, os quais são coordenadores de dez oratórios e dois de Salamá.  Em seguida a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima foi conduzida pelo claustro e aos fundos, onde havia cerca de 700 pessoas em uma tenda, que assistiam a cerimônia por um telão. A programação da manhã teve seu desfecho com a Santa Missa, celebrada pelo Pe. Ryan Murphy E.P.

Durante o Encontro, três novos oratórios foram entregues, como também foi realizado um sorteio de uma bela estampa de Nossa Senhora.

Uma senhora da colônia de Monte Maria disse: “Estou impressionado com a nobreza dos pequenos Arautos, eles se movem com disciplina e exalam solenidade, tudo nos Arautos é lindo.”

Outra senhora comentou: “Eu sempre tive o desejo de vir a estas belas cerimônias, porém somente hoje realizei esse sonho da minha vida, vou embora cheia de graça.”

Outra senhora que tinha vindo em uma cadeira de rodas por causa de um acidente que sofreu disse:  “Eu estava aqui anos atrás quando tudo isso era um atoleiro e agora vejo essa maravilha e com esta Missa, eu não parei de chorar e de agradecer a minha Mãe.”

Outro coordenador nos disse: “essas lágrimas de Nossa Senhora nos questionam e nos comovem. Várias pessoas que visitaram a sala de exposição, queriam comprar os banners que registraram esse fato surpreendente.”

E uma coordenadora da Paróquia Santa Maria Goretti do bairro de Santa Fé disse: “desde que os Arautos estiveram há 10 anos em nossa colônia e nas visitas subsequentes, houve uma mudança nas pessoas, muitos casais se casaram, houve mais crismas e até a violência diminuiu. Esse é o trabalho da Santíssima Virgem.”

Pedimos a nossa família do Apostolado do Oratório em todo o mundo, que rezem sempre pela evangelização em Guatemala e pelo Triunfo do Imaculado Coração de Maria neste país.

Clique nas fotos para visualizá-las em tamanho grande

Veja também:

Celebrações do 13 de Maio 2018 pelo mundo

Em vários países multidões acorreram a louvar a Mãe de Deus no dia sua festa. Os Arautos do Evangelho e membros do Apostolado do Oratório também participaram e manifestaram seu afeto e seu fervor. A seguir alguns registros desses momentos.

Em Moçambique, na noite anterior ao domingo, 13, realizou-se uma numerosa peregrinação ao Santuário de Naamacha, encabeçada por uma imagem do santuário, procissão na qual colaboraram decisivamente os Arautos do Evangelho.

Deixe uma resposta