Encerramento da missão em Ruanda

Os missionários Arautos em África nos trazem novas notícias sobre a estadia, agora na região de Byumba que fica no norte de Ruanda. 

Byumba, 12 de junho de 2016
Salve Maria!

A região de Byumba é completamente diferente de Butare. Aqui estamos a quase 2.000 metros de altura e a 60 km ao norte de Kigali. A fronteira com Uganda fica apenas a 30 km de distância.

Ontem viajamos em mini-bus de Butare para Kigali. A viagem foi muito agradável e tranquila e em Kigali tomamos um mini-carro para Byumba.

mapa ruAo chegarmos  na Catedral de Byumba havia mais de 2.000 jovens aguardando a chegada da Virgem em perfeita ordem, e fizeram uma bela recepção para Nossa Senhora.

Em Byumba quase todos falam três línguas: francês, inglês e kyriaruanda. Assim, a explanação sobre a missão na catedral foi como uma “babel de línguas'”: explicação em espanhol na preparação da coroação da Imagem feita pelo pe. Juan Pablo. Depois em francês explicando nossa missão. E, finalmente em inglês, falando sobre o hábito dos Arautos. Tudo ainda traduzido para a língua nativa kiryaruanda. Foi muito interessante. Tiveram também boas perguntas feitas pelos jovens em francês e inglês.

rua8No dia seguinte houve uma missa na catedral, celebrada pelo pároco, padre Emmanuel. A igreja estava transbordando de gente.  A entrada da Imagem de Nossa Senhora de Fátima foi animada com canções ruandesas e ao chegar no altar foi coroada pelo padre Emmanuel.

A missa solene foi cantada do início ao fim, com música regional em Kyriaruanda, francês e latim.

Em nossa passagem foi possível implantar novos grupos do Apostolado Oratório na diocese de Byumba. A diocese de Byumba tem 19 paróquias e 100 padres. Nela vivem mais de 1.400.000 pessoas, das quais 50% são católicas. A paróquia mais distante fica a 50 km de distância nas fronteiras com Uganda e Tanzânia.

Deixo algumas fotos da região, da missa e da coroação da Imagem feita pelos jovens. Posso dizer que estes dias foram bem corridos e atarefados, mas sobretudo, bem gratificantes por ver tudo o que Nossa Senhora realizou nas almas de todos.

Contando com as valiosas orações, me despeço.

Jorge Martinez

6 respostas para “Encerramento da missão em Ruanda”

  1. Muito lindo!
    Arautos do Evangelho pelo mundo, levando o Amor de Maria Santíssima a todas as pessoas de boa vontade!
    Deus seja louvado 🙏❤️
    Salve Maria Santíssima 🙏❤️

  2. Muito lindo!
    Arautos do Evangelho pelo mundo, levando o Amor de Maria Santíssima a todas as pessoas de boa vontade!
    Deus seja louvado 🙏❤️
    Salve Maria Santíssima 🙏❤️

  3. Que maravilha!!!
    Nossa Senhora mãe da humanidade chegando em continentes com tanta diversidade nos enche de alegria.

  4. Que bonito saber que Nossa Senhora é amada no mundo inteiro, Salve Maria 🌸

  5. Muito bom saber que o amor de Maria e a misericórdia de Deus chega a lugares distantes da terra e as pessoas têm sede de Deus.Salve Maria Liene Riacho Fundo 1 paróquia, São Miguel Arcanjo Brasília DF.parabéns pela linda missão dos irmãos Arautos.

Deixe uma resposta