Missão dos Arautos em Ruanda e notícias do Apostolado do Oratório naquele país

No dia 26 de junho do presente ano dois missionários canadenses dos Arautos do Evangelho, os senhores François Boulay e Joseph Bassi, chegaram à Ruanda para dar início a um promissor trabalho missionário, que duraria até o dia 10 de julho.

Foram recebidos pelo clero ruandês e pelo povo de braços abertos. Especialmente pela comunidade salesiana local. Começaram suas atividades visitando famílias no Cyarwa Central, Freguesia de Cyarwa Rango. Só ali encontraram mais de 30 famílias que participam do Apostolado do Oratório.

O vigário geral da diocese de Kigali mencionou que o Apostolado do Oratório chegou no momento certo, porque a vida de oração no seio das famílias está começando a diminuir. Inclusive, disse que gostaria que o Apostolado do Oratório fosse uma prioridade na diocese.

Nossos missionários, originários de uma cultura bem diversa, ficaram verdadeiramente sensibilizados com a nota de fervor característica da região: as famílias visitadas receberam a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima cantando, dançando e batendo palmas; tudo no mais colorido estilo típico africano.

  A maioria das pessoas só falava a língua nativa, de maneira que para se comunicar nossos irmãos canadenses contaram com a ajuda de tradutores.

A população, de modo geral, é extremamente pobre. Muitas moradias não têm eletricidade nem água corrente, e a maior parte dos habitantes vive em casas feitas de tijolos. Apesar de tudo, as pessoas tentam se vestir bem, como as mulheres que trabalham nos campos e que usam vestidos coloridos.

O Sr. Emmanuel Batagata, atuante terciário dos Arautos do Evangelho, formou um coral com cerca de 60 crianças que receberam o Oratório infantil. Eles são muito ativos e dedicados, alguns deles tem que andar um longo caminho para estarem presentes aos treinos ou apresentações do coral. Porém o fazem sem se queixar, pelo contrário, com muita satisfação.

Por todos os lugares por onde passaram os Arautos do Evangelho foram recebidos com entusiasmo e alegria. As famílias queriam conhecer melhor a origem dos Arautos, seu fundador e sua história. Destaque para o Clero local, que nos acolheu com especial atenção e amor fraterno.

Como bem observou o Sr. Batagata, “Duas semanas de estada aqui não foram suficientes para percorrer todas as famílias nas paróquias: Catedral, Nyumba, Rango, Ngoma, Save da diocese de Butare e a paróquia Muhondo, da Arquidiocese de Kigali. Várias famílias esperaram receber uma visita da imagem peregrina, mas demorou alguns dias para a permanência da imagem em Ruanda, por causa de problemas com a companhia aérea Etíopes.”

Em suma, muitas impressões nossos missionários tiveram de Ruanda, extensas demais para serem narradas num simples post, mas o certo é que, ao lado de muita pobreza, privações e sofrimento, eles encontraram fé, devoção, alegria, energia e muito amor a Nossa Senhora.

Veja algumas imagens da nossa missão em Ruanda!

Fotos: Arautos do Evangelho

Comentar!

3 respostas para “Missão dos Arautos em Ruanda e notícias do Apostolado do Oratório naquele país”

  1. Marieta
    Salve Maria!

    Os Arautos contam muito com suas orações e de todos, para que essa obra siga avante, com o olhar posto na Virgem Santíssima, para mais realizações.

    Que Nossa Senhora a abençoe.
    Apostolado do Oratório

  2. Sempre pesquiso a página dos Arautos e admiro muito a entrega total, a alegria e a esperança que transmitem para cada cristão. Admiro muito, fico emocionada e na certeza que Nossa Senhora abençoará todos nós. Salve Maria!

Deixe uma resposta