Meditação do Primeiro Sábado de outubro 2018

IV  Mistério Gozoso
Apresentação do Menino Jesus no Templo e a Purificação de Maria
Luz e santidade que devem resplandecer em nós


Apresentação do Menino Jesus no Templo. Luis de Vargas. Museu de Belas Artes. Sevilha

Composição de Lugar

Para nossa composição de lugar imaginemos o amplo pátio interno do templo de Jerusalém, iluminado por um raio de sol esplendoroso que incide sobre um jovem casal que ali adentra: a Mãe leva ao colo o Filho recém-nascido, e o pai, uma cesta com um par de pombinhas.

 

Nossa Senhora e São José conduzem o Menino Jesus para ser oferecido ao Senhor. Pouco depois, o Divino Menino é recebido pelo velho Simeão, que o toma comovido em seus braços para apresentá-Lo a Deus.

Vítima expiatória pelos pecados de todos os homens

Desde o instante em que foi concebido no ventre virginal de Maria, o Verbo Encarnado tinha conhecimento de que sua missão neste mundo era se oferecer ao Pai Eterno como Vítima para a reparação de todos os pecados da humanidade. Assim, tendo chegado o dia de sua apresentação no Templo de Jerusalém, o Divino Menino ardia de desejo de entregar-se ao Pai como a Vítima expiatória pelas nossas faltas e infidelidades.

No momento em que Ele penetrava no Templo com Nossa Senhora e São José, o coração sagrado d’Ele batia com mais intensidade, pois estava prestes a dar início, oficialmente, à sua missão redentora.

Resultado de imagem para nossa senhora do rosario arautosOração Preparatória

Ó Virgem Santíssima de Fátima, que ao aparecer aos três pastorinhos Vos manifestastes como a Senhora do Rosário, recomendando aos homens a recitação diária do Terço, Vos suplicamos que nos alcanceis a graça de sempre correspondermos a este apelo e de nunca deixarmos de rezar nosso terço diariamente. Pedimos, ainda, que nos ilumineis durante esta meditação para dela colhermos todos os frutos para a nossa santificação, pelos méritos do oferecimento de vosso Divino Filho no Templo de Jerusalém. Assim seja.

Clique acima para baixar o texto completo da Meditação

Veja também:

Consagração a Nossa Senhora na Basílica dos Arautos do Evangelho
Posturas e atitudes na igreja e nas missas

Deixe uma resposta