Meditação do Primeiro Sábado de novembro 2019


V Mistério Luminoso
A instituição da Sagrada Eucaristia
Alimento para nossa santificação

 


Introdução

Meditaremos hoje o 5º Mistério Luminoso do Rosário — A instituição da Sagrada Eucaristia –, em cumprimento de nossa devoção da Comunhão Reparadora do Primeiro Sábado, pedida pela Mãe de Deus em Fátima. Neste mês de novembro celebramos a Festa de Todos os Santos, quando a Igreja recorda aqueles que, conhecidos ou não, alcançaram a glória celestial.

Todos estes justos conquistaram seu lugar no Céu depois de praticarem a virtude com heroísmo na Terra e de se aperfeiçoarem a cada dia no amor a Deus. Tornaram-se santos, de modo especial, alimentando-se do Pão Vivo, o próprio Cristo presente na Sagrada Eucaristia. Este é o Pão que nos nutre na virtude e na santidade, enquanto caminhamos rumo à bem-aventurança eterna.

Composição de Lugar

Imaginemos o salão do Cenáculo preparado para a Última Ceia, com a grande mesa montada para a refeição, bilhas de água e de vinho junto a uma das paredes, candelabros e lâmpadas a óleo acesos. Em determinado momento vemos entrar Nosso Senhor e os Apóstolos, tomando seus lugares. O Divino Mestre ocupa o centro, e O observamos tomar em suas mãos o pão e um cálice de vinho, erguendo-os e os abençoando, sob o olhar admirativo dos discípulos.

Oração Preparatória

Ó Santíssima Virgem de Fátima, que em vossas aparições na Cova da Iria nos chamastes à conversão e à santidade,  alcançai-nos de vosso divino Filho as graças necessárias para bem meditarmos neste Mistério do Rosário, e dele colhermos todos os frutos e proveitos espirituais que nos afervorem na prática da virtude e na busca de nossa própria santificação. Fazei com que, hoje, façamos novos e mais firmes propósitos de nos assemelharmos a Vós e a Ele, a fim de sermos dignos de figurar um dia ao lado dos nossos irmãos de Fé que nos precederam no Céu. Amém.

Deixe uma resposta