A barca, símbolo da Igreja

Subindo numa das barcas, que era de Simão, pediu que se afastasse um pouco da margem. Depois sentou-se e, da barca, ensinava as multidões
(Lc 5, 3)

Mons. João Scognamiglio Clá Dias, EP

Cristo quis indicar a proeminente posição de Simão no Colégio Apostólico, o qual em breve seria constituído, sendo a Igreja nascente simbolizada pela barca.  Foto: Barca da Santa Igreja – Santa Cueva, Manresa (Espanha)

Como todos os atos de Nosso Senhor, a escolha da barca tem profundo significado. Os comentários a esse respeito são unânimes: com tal gesto, Cristo quis indicar a proeminente posição de Simão no Colégio Apostólico, o qual em breve seria constituído, simbolizando a barca, a Igreja, então nascente.

“A partir da Igreja, Jesus, pessoalmente ou através de Pedro, seu Vigário, instrui o mundo. ‘Onde está Pedro, aí está a Igreja’. Isto nos dá a medida da adesão que devemos professar à Sé de Pedro”, explica o Cardeal Gomá y Tomás.

________________
O Inédito sobre os Evangelhos, Vol. 06, pág. 66.

2 respostas para “A barca, símbolo da Igreja”

  1. Sandra
    Salve Maria!

    Sonhos são na maioria das vezes somente sonhos mesmo. Entretanto, às vezes não; há algo mais, e só quem os têm podem ter alguma certeza.

    Do que você nos contou, destacamos o mais importante: “Na frente um grande breu, muitas nuvens negras e só havia luz onde estava Nossa Senhora”. É assim mesmo, onde está Nossa Senhora está a luz, a esperança e o caminho da salvação, por onde devemos sempre nos agarrar.

    Que a Santíssima Virgem a acompanhe, proteja e abençoe.

    Apostolado do Oratório.

  2. Tive um sonho a noite passada.
    Nossa Senhora estava na proa de um barco de madeira muito grande. Ao Lado de Nossa Senhora estava Santa .O mar era cinza e a barca ia lentamente sobre sobre o mar revolto. Na frente um grande breu, muitas nuvens negras e só havia luz onde estava Nossa Senhora. O vento passava ao lado do barco, eu quase podia ouvir o som dele. Mas ele não tocava Nossa Senhora e Santa Filomena. Ali para Elas , soprava uma brisa.
    Quando olhei novamente, eu estava ao lado dw Santa Filomena e acordei num salto. Chorei muito.

Deixe uma resposta