Rogai por nós, pecadores… Por quê?

O Fundador comenta…

(O comentário abaixo foi extraído de um Boletim  Informativo, Maria Rainha dos Corações, o qual publica uma resposta de Monsenhor João Clá à pergunta de um jovem participante do Oratório. Tal fato ocorreu durante uma conferência proferida por Monsenhor João em um encontro do Apostolado do Oratório em São Paulo, Brasil.)

*          *          *

Monsenhor JoãoPor que rezar à Mãe de Deus: “Rogai por nós”?
E por que “pecadores”? Quando alguém pratica a virtude, não seria melhor pedir: “Rogai por nós, virtuosos”?

Aí estão três perguntas oportunas e importantes! Elas foram feitas por um jovem participante do Apostolado do Oratório a Monsenhor João Clá Dias, fundador dos Arautos do Evangelho.

Vamos acompanhar as respostas, pois certamente elas nos ajudarão a recorrer a Nossa Senhora com maior ardor e confiança e, assim, a ser atendidos com mais abundância e rapidez.

O poder de súplica de Maria

Nossa Senhora foi coroada pela Santíssima Trindade como Rainha do Céu e da terra. Portanto, Ela é a Soberana dos Anjos e Santos do Céu, e de todos nós que ainda estamos em situação de prova nesta vida terrena.

O que significa ser “Rainha”, “Soberana”, do Céu e da terra?

Existem ainda hoje alguns reis e rainhas; por exemplo, o Rei de Espanha e a Rainha da Inglaterra. Eles desempenham funções altamente honoríficas, recebem homenagens das tropas por ocasião dos desfiles militares, etc., mas não exercem soberania efetiva em seus países.

É assim também com Nossa Senhora? De modo algum!

Ao ser coroada, Ela recebeu o poder efetivo de governo de todo o universo. Ela se tornou “toda-poderosa”, por que o Altíssimo lhe deu o pleno poder de súplica.

Isto quer dizer que aquilo que Deus pode pelo fato de ser Deus, a Virgem Maria pode pela eficácia de suas súplicas, que são sempre atendidas pelo Todo-Poderoso. O que Ela pede para qualquer pessoa – mesmo que seja a mais depravada e criminosa do mundo – Ela obtém. Por assim dizer, Ela argumenta com Deus da seguinte forma:

– Está bem, de fato este pecador não merece ser atendido. Mas, pelo amor que Vós tendes a Mim, e Eu tenho a Vós, Eu Vos peço: atendei!

E é infalível: Deus atende sempre! A tal ponto que Ela é chamada de “onipotência suplicante” pelos Santos e teólogos.

Portanto, se queremos obter qualquer graça, o que devemos fazer é recorrer a Nossa Senhora, dizendo: “Rogai por nós.”

Para pedir a Ela o quê? – Pedir tudo! Desde as coisas mais importantes até as mais miúdas, como, por exemplo, encontrar algum objeto perdido, não perder o ônibus, etc.

Somos pecadores

“Rogai por nós, pecadores.” Em primeiro lugar, porque somos mesmo pecadores, não somos totalmente virtuosos. Com exceção da Santíssima Virgem, toda criatura humana é pecadora, por causa do pecado original. Diz a Escritura: “O justo peca sete vezes ao dia”. Só Maria nunca teve a menor sombra de pecado.

Em segundo lugar, porque é isto que nos ensina Jesus na parábola do Evangelho. Dois homens foram ao Templo rezar. Um deles, fariseu, orava: “Graças te dou, ó Deus, porque não sou como os demais homens:ladrões, injustos e adúlteros; nem como o publicano que está ali.” O publicano, porém, batia no peito, dizendo: “Ó Deus, tende piedade de mim, que sou um pecador.”

E o Divino Mestre adverte: “O publicano voltou para casa justificado, mas o fariseu não. Pois todo aquele que se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado.”

…agora e na hora de nossa morteNossa Senhora

“Agora’ é em cada segundo, continuamente, sem interrupção.

Mas sobretudo “na hora de nossa morte”.

Porque a hora da morte é o momento decisivo da vida. É quando o demônio faz o esforço supremo para perder a alma, para fazê-la cair no desespero e ser condenada ao inferno. Por este motivo, é a hora em que mais precisamos do socorro de nossa celeste Advogada.

Então, quanto mais rezarmos “rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte”, mais seguros estaremos de morrer em estado de graça e ir para o Céu. Ir para o Céu!… A única coisa que tem realmente importância na vida é isto! Tudo o mais é secundário.

(Extraído do Boletim-informativo, Maria Rainha dos Corações. N° 5)

*          *          *

Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco. Bendita sois Vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do Vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.

Nosso e-mail: [email protected]

Comentar!

Veja também: Para uma boa Confissão

Sobre Apostolado do Oratório

Blog oficial do Apostolado do Oratório dos Arautos do Evangelho, Associação Internacional de Direito Pontifício.
Esta entrada foi publicada em Monsenhor João Clá Dias e marcada com a tag , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

5 respostas a Rogai por nós, pecadores… Por quê?

  1. Priscilla disse:

    Agradeço essa inspiradora mensagem sobre nossa Sagrada Rainha Mãe de todos nós. Tenha misericordia daqueles que precisam se converter e crer em Tí nossa Imaculada Mãe !

  2. Maurílio Fiuza disse:

    Salve Rainha, Mãe de Misericórdia, esperança nossa!

  3. “Rogai por nós, Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo”!!!

  4. José Batista disse:

    Uma simples oração nos coloca em uma situação salvífica. Deus é Bom!

  5. Que pela misericórdia de Deus, estejamos todos que acreditamos na Virgem Maria inseridos n’Ela pela sua misericórdia, agora e para sempçre, amém. E Maria, pelo seu grande amor de mãe verdadeiro, olhe para todos seus filhos que ainda não creem n’Ela, e lhes deem conforto e a possiblidade de suas conversões. Amém. Deus seja louvado! E rogai por nós, Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de seu Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.

Deixe uma resposta