Agradecendo a missão em Ruanda, carta do Sr. Emmanuel Batagata ao Mons. João Clá Dias

O Sr. Emmanuel Batagata é um atuante cooperador dos Arautos do Evangelho em Ruanda. Durante sete anos, fez um intenso trabalho em diversas cidades daquele país africano. Entre outras ações evangelizadoras, formou inúmeros grupos do Apostolado do Oratório e um coral com cerca de 60 crianças que receberam o Oratório infantil.

Para agradecer a missão de dois arautos canadenses no país das mil colinas, em junho passado, O Sr. Batagata enviou a seguinte missiva ao Presidente Geral dos Arautos do Evangelho:

À sua Excelência, Monsenhor João Clá Dias.

Excelência,

Em nome dos membros das famílias do Apostolado do Oratório em Ruanda, tenho a honra de apresentar-lhe os nossos sinceros agradecimentos pela primeira visita em Ruanda de dois Arautos do Evangelho: Irmãos François Boulay e Joseph Bassi, da comunidade do Canadá.

Nós também estamos muito gratos pelos esforços prestados e pelos sacrifícios feitos para pagar suas viagens e material litúrgico, essencial para a evangelização. A primeira visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima foi um sinal providencial e um grande incentivo para todos os membros das famílias do Apostolado do Oratório, que durante sete anos caminharam pelas trilhas do país das mil colinas, de casa em casa, levando o Oratório do Imaculado Coração de Maria.

A visita dos Arautos do Evangelho em Ruanda foi recebida com entusiasmo, interesse, mas também com curiosidade. A cada passagem os Arautos do Evangelho eram recebidos com uma multidão. Em todas as paróquias visitadas dava-se uma explicação demorada da espiritualidade e do hábito religioso dos Arautos do Evangelho.

Eu posso dizer com segurança que a presença dos Arautos do Evangelho em Ruanda por 2 semanas foi útil para o clero de Ruanda; ele aprendeu com os Arautos do Evangelho que para a nova evangelização também se deve atrair as pessoas com a beleza e pureza.

As visitas a diferentes famílias nos deu a oportunidade de ver como a fé é baseada num especial amor para com a Santíssima Virgem Maria, expresso através de danças tradicionais diante da imagem ou com declamações de poemas dirigidos com alegria a Nossa Mãe Celestial.

Duas semanas de estada aqui não foram suficientes para percorrer todas as famílias nas paróquias: Catedral, Nyumba, Rango, Ngoma, Save da diocese de Butare e a paróquia Muhondo, da Arquidiocese de Kigali. Várias famílias esperaram receber uma visita da imagem peregrina, mas demorou alguns dias para a permanência da imagem em Ruanda, por causa de problemas com a companhia aérea Etíopes.

A visita dos Arautos do Evangelho em Ruanda foi um momento propício para as famílias visitadas provarem sua devoção à Virgem Maria.  E em todos os lugares observamos emoções deste ou daquele membro da família que estava indiferente à oração, e agora está empenhado em ser um membro do Apostolado do Oratório, por causa da visita dos Arautos do Evangelho.

Estou confiante de que, por causa da visita dos Arautos do Evangelho, Ruanda é hoje conhecida de toda a grande família mundial dos Arautos do Evangelho e pode muito bem estar na lista de espera dos países onde se poderá contar, em breve, com uma comunidade (dos Arautos). Este é o nosso sonho!

Em Jesus e Maria

Emmanuel BATAGATA

Comentar!

Deixe uma resposta