Retiro em Campos do Jordão 1ª parte

Entre os dias 28 e 31 de janeiro do corrente ano, realizou-se na cidade de Campos do Jordão, no Estado de São Paulo, um retiro espiritual para Supervisores e famílias do Apostolado do Oratório.

A casa de retiros escolhida foi a Vila Dom Bosco, dos padres Salesianos; um lugar muito acolhedor, em meio à bela vegetação das montanhas.

001002004005006009010011011a012013013a014015018019020021

O trabalho, os afazeres, as diversas responsabilidades e o “corre-corre” da vida cotidiana, muitas vezes nos leva, sem que notemos, a acostumarmos com um regime de vida voltado para o material, para o prático, e com isso, vamos, pouco a pouco, esquecendo da  parte essencial de nossa vida: o lado espiritual.

O cansaço pode ter suas raízes em um esgotamento espiritual. Sentimos que algo nos falta, que nos pesa, e por mais que reservemos alguns dias de nossa semana em descansar, curiosamente, não sentimos o cansaço passar inteiramente.

O que nos falta?

Um “descanso espiritual”! E esse descanso só é verdadeiramente “descanso” quando ele nos ajuda a reatar, a fortificar os nossos laços com Deus. Portanto, quanto mais voltemos os nossos olhos para Deus, quanto mais O coloquemos no centro de nossas vidas, estaremos adquirindo vigor espiritual que nos ajudará a enfrentar as dificuldades da vida com muito mais acerto.

Mediante isso, os Arautos do Evangelho não poderiam oferecer melhor presente aos Supervisores do Apostolado do Oratório, do que convidá-los a um retiro espiritual.

O que é um retiro espiritual?

O próprio nome já o diz: RETIRO. Nos retiramos do dia-a-dia. Nos recolhemos em um lugar, afastados das atividades cotidianas, deixando na porta de entrada, os problemas que nos afligem, as dificuldades, enfim, tudo aquilo que nos pesa, e entramos em um regime onde estaremos dedicados a meditar em temas que nos são importantíssimos para a nossa salvação eterna, e analisarmos como está a nossa vida; como está o nosso relacionamento com Deus, e assim, re-organizarmos nossa vida diária com propósitos firmes de emenda nos pontos débeis que encontrarmos durante as meditações.

Entretanto… alguém poderá dizer: “Vejo que as pessoas que participam de um retiro mudam muito; isso é apenas fruto de um esforço pessoal?”  

Retiro 292O pregador do retiro – geralmente um sacerdote – esforça-se em preparar o retiro: dedica-se especialmente à oração, estuda, procura exemplos para ilustrar a doutrina que será exposta nas reuniões; durante as mesmas, com um cuidado que lembra Jesus no Evangelho, exorta os retirantes a melhorar, a deixar de lado tal apego, tal defeito, ensinando-os como remédio, o caminho que conduz à salvação: Nosso Senhor Jesus Cristo!

 

Sagrado Coração de JesusNosso Senhor Jesus Cristo! Por detrás do pregador, está o Divino Mestre, que inunda as almas com suas graças místicas. Ele é o grande pregador que está junto a cada retirante para comunicar-lhe forças, e incutir-lhe confiança. Para dar-se a cada um na Sagrada Eucaristía, durante a Santa Missa; para escutar a cada um e absolvê-los de seus pecados no momento da confissão. E, velando, intercedendo e pedindo constatemente por cada um, a Mãe de Jesus, María Santíssima.

Aqui está uma pequena descrição do que é um retiro. Pareceu-nos necessário fazer essa explicação pois, ao ver as fotografias do retiro,ela ajudará o leitor a compreender como foram esses abençoados dias na Vila Dom Bosco, em Campos do Jordão.

Esse é o primeiro post sobre o retiro. Ainda serão colocados outros posts para ilustrar esse dias vividos na Vila Dom Bosco.

Nosso e-mail: contato@oratorio.blog.arautos.org

Deixe uma resposta