Fátima, Primeiro Sábado e a devoção do Rosário

Três devoções intimamente ligadas à concessão das graças de salvação para todos nós

Ir. Carlos Eduardo, EPDevoção dos Primeiros Sábados

Em 1917, em Fátima, a Santíssima Virgem transmitiu ao mundo sua Mensagem. Nela se destaca o pedido de conversão sincera e mudança de vida, junto com a prática de devoção dos Primeiros Sábados. Disse a Virgem Santíssima à Irmã Lucia:

“Olha, minha filha, o meu Coração cercado de espinhos que os homens ingratos a todo momento Me cravam com blasfêmias e ingratidões. Tu, ao menos, vê de Me consolar, e dize que todos aqueles que durante cinco meses, no primeiro sábado:

– se confessarem,
– receberem a sagrada comunhão,
– rezarem um terço e
– Me fizerem quinze minutos de companhia meditando nos mistérios do rosário com o fim de Me desagravar
– Eu prometo assisti-los na hora da morte com todas as graças necessárias para a salvação dessas almas.”

No próximo final de semana será o primeiro sábado de outubro. Ocasião, portanto, para a prática dessa importante devoção. Aqueles que já a praticam, que continuem com mais fervor ainda e aqueles que ainda não a puseram em prática, seria uma oportunidade para começar. Tanto mais que no próximo domingo, dia 7, será Festa de Nossa Senhora do Rosário.

Um motivo a mais para darmos a nossa querida Mãe a alegria de atender a esse seu pedido.

O Rosário e Mensagem de Fátima

A devoção do Rosário entregue por Nossa Senhora a São Domingos de Gusmão no século XIII, foi sem dúvida um marco importantíssimo na piedade católica.

Por várias vezes na História, a Mãe de Deus indicou a importância da recitação do Rosário como meio de obter a solução para os males de suas épocas. Em Fátima não foi diferente. Disse a Santíssima Virgem na sexta e última aparição de 13 de outubro de 1917:

“Quero dizer-te que façam aqui uma capela em minha honra, que sou a Senhora do Rosário, que continuem sempre a rezar o Terço todos os dias.(…)”

Em seu livro intitulado “Chamadas da Mensagem de Fátima”, de autoria da Irmã Lúcia, uma das videntes de Fátima, a serva de Deus recorda o pedido feito por Nossa Senhora no dia 13 de maio de 1917: “rezem o Rosário todos os dias para obter a paz para o mundo e o final da guerra”.

Na obra, a religiosa apresenta cinco razões para se rezar o Rosário diariamente.

A primeira é a de que Deus é um Pai que “se adapta às necessidades e possibilidades dos seus filhos”. E explica:

“Se Deus, por meio de Nossa Senhora, nos tivesse pedido para irmos todos os dias participar e comungar na Santa Missa, certamente haveria muitos a dizerem, com justo motivo, que não lhes era possível”. Entretanto, “rezar o Terço é acessível a todos, pobres e ricos, sábios e ignorantes, grandes e pequenos”, em qualquer momento e lugar.

A segunda razão, é a de que esta oração “nos leva ao encontro familiar com Deus, como o filho que vai ter com o seu pai para lhe agradecer os benefícios recebidos, tratar com ele os seus assuntos particulares, receber a sua orientação, a sua ajuda, o seu apoio e a sua bênção”.

Os videntes de Fátima. Ao centro Lucia, com Jacinta Francisco

Um terceiro motivo apresentado pela Serva de Deus é o de que depois da Santa Missa, o Terço “é a oração mais agradável que podemos oferecer a Deus e de maior proveito para as nossas almas. Se não fosse assim, Nossa Senhora não teria recomendado isso com tanta insistência”, ressalta.

Embora existam muitas orações excelentes para se preparar para receber Jesus na Eucaristia e preservar a nossa relação íntima com Deus, a Irmã Lúcia não acredita que haja “uma oração mais apropriada para as pessoas em geral do que a oração dos cinco ou quinze Mistérios do Rosário”.

O quarto benefício da recitação diária do Rosário dada pela vidente de Fátima é a de que “o Terço é um meio poderoso para nos ajudar a conservar a Fé, a Esperança e a Caridade”.

A quinta razão apresentada pela Irmã Lúcia é a de que o Terço impede os fiéis de caírem no materialismo. “Aqueles que abandonam a oração do Terço e não tomam diariamente parte no Santo Sacrifício da Missa, nada têm que os sustente, acabando por se perderem no materialismo da vida terrena”.


Veja também:

Como rezar bem o Rosário?

O Revmo, Frei Royo Marín, dominicano e renomado teólogo, ex-professor na Universidade de Salamanca, nos dá três atitudes que devemos ter para rezar bem o Rosário.

Veja no artigo ao lado.


Rogai por nós, pecadores… Por quê?

Por que rezar à Mãe de Deus: “Rogai por nós”?
E por que “pecadores”? Quando alguém pratica a virtude, não seria melhor pedir: “Rogai por nós, virtuosos”?

Aí estão três perguntas oportunas e importantes! Elas foram feitas por um jovem participante do Apostolado do Oratório a Monsenhor João Clá Dias, fundador dos Arautos do Evangelho.

Veja no artigo ao lado.


Um profético documento pontifício sobre o Santo Rosário

Há um documento pontifício, que fala sobre os benefícios espirituais da prática de rezar o Santo Rosário, leva um título que ainda poderia falar dos tempos atuais: “Diante dos males que se aproximam”.

O Venerável Pio XII recomendou ativamente a difusão da Mensagem de Fátima, e sua Carta Encíclica de 1951 se inspira nas advertências da Santíssima Virgem.

Veja no artigo ao lado.

Uma resposta para “Fátima, Primeiro Sábado e a devoção do Rosário”

  1. Achei muito interessante e importante essa devoção. Me senti tocada, preciso pedir forças a Deus para levar adiante essa devoção. Obrigada pelo o sim de todos.

Deixe uma resposta