Entrevista com Coordenadora de 30 Oratórios

EntrevistaSra. Rosimar Silva Braga

Há 45 anos ela saiu de Cajazeiras-PB e foi para Brasília trabalhar como professora. Hoje vive em Guará, cidade satélite da capital federal, já está aposentada e é coordenadora de 30 Oratórios. Ela confessou que agora só trabalha para Nossa Senhora: “Pode acreditar, eu recebo muito mais do que antigamente”.

Como a senhora conheceu os Arautos do Evangelho e o Apostolado do Oratório?

Sra. Rosimar: Há uns 4 anos os Arautos passaram aqui em Guará II e foram visitar a Paróquia Maria Imaculada Conceição, onde o Padre Jorge Eldo os recebeu de braços abertos. No início eu cuidava apenas do Oratório de minha rua, mas, depois, Nossa Senhora me chamou, tocou o fundo do meu coração e eu aceitei o convite de ser a Coordenadora Geral.

Então a senhora aceitou o desafio de ser Coordenadora Geral?

Sra. Rosimar: Aceitei, com muita humildade e espírito de serviço. E Nossa Senhora abençoou o Apostolado do Oratório aqui em Guará II. No início eram 10 Oratórios e agora já são 30 Oratórios, que visitam as casas de 900 pessoas todos os meses. E a maioria das coordenadoras são da Legião de Maria, como eu.

E quais são as atividades dos Grupos dos Oratórios?

Sra. Rosimar: No primeiro domingo de cada mês temos a missa das 19 horas, onde entramos com todos os Oratórios em procissão e colocamos em cima de uma mesa especialmente preparada. Mas, ela está ficando pequena e os Oratórios já não cabem todos lá. Nessa missa, a liturgia fica a cargo das coordenadoras, nós fazemos as leituras e cuidamos do cerimonial. Depois, toda 6ª feira nos reunimos em uma casa previamente sorteada, fazemos o cenáculo e levamos a Imagem de Maria. Nós também comemoramos os aniversários das coordenadoras com uma festinha, onde rezamos muito pelos participantes dos Grupos do Oratório. Além disso, temos uma festa de fim de ano, onde trocamos lembranças, rezamos, cantamos e damos glória a Maria.

E a senhora se sente realizada?

Sra. Rosimar: Mas é claro! Eu confesso que não era muito de freqüentar a igreja, mas depois que Nossa Senhora me chamou eu faço o meu trabalho com muito gosto. Já estou aposentada, mas agora recebo muito mais do na época em que era professora. Eu fico alegre quando entro na igreja com as outras coordenadoras e o Padre Jorge Eldo diz brincando: “As meninas do Oratório estão chegando”.

 

Deixe uma resposta