O bem comum do matrimonio e da família

Ciente da importância do valor da família para a sociedade humana, São João Paulo II dedicou uma Carta* a esta instituição, a seus cônjuges e filhos no ano de 1994. Hoje, mais do que nunca, as palavras do Papa devem ser lembradas. Veja a seguir alguns trechos da Carta às famílias.

* * * * *

A família tem a sua origem naquele mesmo amor com que o Criador abraça o mundo criado, como se afirma já «ao princípio», no livro do Gênesis (1, 1). Uma suprema confirmação disso mesmo, no-la oferece Jesus no Evangelho: «Deus amou de tal modo o mundo que lhe deu o seu Filho unigênito» (Jo 3, 16). O Filho unigênito, consubstancial ao Pai, «Deus de Deus, Luz da Luz», entrou na história dos homens através da família: «Pela sua encarnação, Ele, o Filho de Deus, uniu-Se de certo modo a cada homem. Trabalhou com mãos humanas, (…) amou com um coração humano. Nascido da Virgem Maria, tornou-Se verdadeiramente um de nós, semelhante a nós em tudo, exceto no pecado».

Se é certo que Cristo «revela plenamente o homem a si mesmo», fá-lo a começar da família onde Ele escolheu nascer e crescer. Sabe-se que o Redentor passou grande parte da sua vida no recanto escondido de Nazaré, «submisso» (Lc 2, 51) como «filho do homem» a Maria, sua Mãe, e a José, o carpinteiro. Esta sua «obediência» filial não é já a primeira manifestação daquela obediência ao Pai «até à morte» (Fil 2, 8), por meio da qual redimiu o mundo? (…)

A família foi sempre considerada como a primeira e fundamental expressão da natureza social do homem. No seu núcleo essencial, tampouco esta visão mudou hoje. Se bem que, em nossos dias, prefere-se ressaltar na família, que constitui a mais pequena e primordial comunidade humana, quanto provém do contributo pessoal do homem e da mulher. A família é realmente uma comunidade de pessoas, para quem o modo próprio de existirem e viverem juntas é a comunhão: comunhão de pessoas. (…)

No matrimônio, o homem e a mulher unem-se entre si tão firmemente que se tornam — segundo as palavras do livro do Gênesis — «uma só carne» (Gn 2, 24). Homem e mulher por constituição física, os dois sujeitos humanos, apesar de somaticamente diferentes, participam de modo igual na capacidade de viver «na verdade e no amor». Esta capacidade, característica do ser humano enquanto pessoa, tem uma dimensão conjuntamente espiritual e corpórea. É através do corpo também que o homem e a mulher estão predispostos para formarem uma «comunhão de pessoas» no matrimônio. Quando, em virtude da aliança conjugal, eles se unem de tal maneira que se tornam «uma só carne » (Gn 2, 24), a sua união deve-se realizar «na verdade e no amor», pondo assim em evidência a maturidade própria de pessoas criadas à imagem e semelhança de Deus. (…)

A família é uma comunidade de pessoas, a mais pequena célula social, e como tal é uma instituição fundamental para a vida de cada sociedade. (…)

* * * * *

São  belas, reais e eloquentes as palavras do Pontífice sobre a família, célula da sociedade, e que, infelizmente, hoje sofre grande risco. Como já tratamos aqui em artigo anterior, o número de divórcios e separações cresce a cada ano com consequências péssimas para os casais e seus filhos. O que fazer? Será que a experiência de um sacerdote pode auxiliar os casais a superarem suas crises, diferenças e incompreensões?

Os Arautos do Evangelho creêm que sim. Tanto assim, que elaboraram um curso online sobre o matrimônio.

No curso “Matrimônio: como cumprir as promessas que você fez?”as 6 aulas lhe darão a oportunidade de conhecer um caminho para encontrar aquilo que realmente sustenta uma relação a dois e possibilita construir um lar em paz, feliz, de acordo com os desígnios de Deus. O conteúdo deste curso se baseia em diversas experiências de atendimento a casais e na riqueza do ensinamento da Igreja Católica sobre este delicado tema.

Convidamos você, casal jovem ou maduro, bem como quem pretende em breve formar sua família a se inscrever neste curso e receber um suporte de riqueza inestimável, que pode vir a ser um fator decisivo em sua vida.

Acesse aqui: https://hotm.art/oratorio-matrimonio e se inscreva. Não perca! ♦


* CARTA DO PAPA JOÃO PAULO II ÀS FAMÍLIAS. GRATISSIMAM SANE.

Deixe uma resposta