Um ano mais perto do afeto de Nossa Senhora

Durante a comemoração de um ano do Apostolado do Oratório em Joanópolis, neste último sábado, lembrei-me de um pensamento de nosso fundador, Monsenhor João Scognamiglio Clá Dias

Pe. Jorge Gustavo Antonini, Coordenador Geral do Apostolado do Oratório

Ora, o instinto materno — muito mais profundo no gênero humano — é um tênue reflexo dos desvelos d’Aquele que, além de Criador, quis estreitar seu relacionamento com o homem, elevando-o à condição de filho, ao fazê-lo partícipe de sua própria vida divina pela graça, como exclama São João: “Olhai que amor teve o Pai para nos chamar filhos de Deus, e nós o somos!” (I Jo 3, 1).  Mons. João Scognamiglio Clá Dias – O inédito sobre os Evangelhos VI, pg. 51.

A lembrança desse pensamento de nosso fundador, me veio à mente quando presenciei a alegria, o entusiasmo e a felicidade estampada nas fisionomias daqueles que há um ano recebem em seus lares o oratório do Imaculado Coração de Maria, na Paróquia São João Batista na cidade de Joanópolis/SP.

Esta alegria é fruto, não dos nossos méritos ou esforços, mas da bondade de nosso Deus. Essa mesma bondade que não se retraiu, mesmo quando quase toda humanidade voltou às costas à Redenção, ao sangue de seu Filho derramado no calvário. Mas ao contrário, se sublimou no momento que Ele quis dar a nós sua própria Mãe, quando disse: “Filho, eis aí tua Mãe.” (Jo 19,27). E essa Mãe se dirige ao mundo em Fátima para nos advertir de nossos erros, nos convidar à conversão, indicando o caminho: a devoção a seu Imaculado Coração.

E mais. Nossa Senhora não espera, não fica passiva, mas vem ao nosso encontro. Entre suas iniciativas, Ela inspira um movimento, do qual não somos senão servos inúteis, (Lc, 17, 10), onde é levado de casa em casa, um oratório com seu Imaculado Coração, que abençoa, proteje e ilumina as famílias. Tudo isso nos maravilha,  nos encanta.

Mas então, como fazer para corresponder a tanta bondade? Só há uma forma; é sermos gratos para com a Mãe de Deus, colocando em prática tudo o que Ela nos pediu na Cova da Iria.

Que a Santíssima Virgem abençoe a todas  e a cada uma dessas famílias que hoje A recebem em seus lares, e as faça se aproximar sempre cada vez mais de seu maternal afeto.

Seguem abaixo algumas fotos da comemoração do aniversário de um ano dos oratórios em Joanópolis, na qual tivemos a meditação do primeiro sábado, recitação do terço, coroação de Nossa Senhora e em seguida a Santa Missa. Para encerrar a comemoração, uma bela Procissão Luminosa pelas ruas do centro da cidade.

Nessa ocasião, teve lugar também um momento todo especial, a benção e o envio de uma jovem que iniciará seu noviciado na casa das religiosas dos Arautos do Evangelho. Rezemos por essa vocação.


Este slideshow necessita de JavaScript.

Deixe uma resposta