Exercícios espirituais necessários para a consagração à Nossa Senhora

Por meio da maternal intercessão de Nossa Senhora, junto a Seu Divino Filho, mais católicos buscam conhecer, realizar e renovar sua Consagração a Jesus Cristo pelas mãos de Maria, conforme o método de São Luís Maria Grignion de Montfort, expresso na obra “Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem”.

Enquanto momento antecedente à Consagração ou à renovação, o Santo propõe que se façam exercícios espirituais preparatórios para esta ocasião tão solene.

Em que consistem as orações que devem preceder a Consagração?

Nossa Senhora de Paris

Nossa Senhora de Paris

No capítulo VIII do Tratado, a partir do n. 219 (1) (a página pode variar conforme a edição), São Luís trata da importância de algumas práticas exteriores:

“226. Se bem que o essencial desta devoção consista no interior, ela conta também com práticas exteriores que é preciso não negligenciar; porque as práticas exteriores bem feitas ajudam as interiores, e relembram o homem, que se conduz sempre pelos sentidos, o que fez ou deve fazer; também porque são próprias para edificar o próximo que as veem, o que já não acontece com as práticas puramente interiores”.

A partir do n. 227, São Luís explica com muita propriedade quais os propósitos dessas práticas exteriores: São 33 dias de preparação, consistindo em 12 dias preliminares, seguidos por três semanas. Nas reuniões preparatórias à Consagração, esses exercícios espirituais são detalhados.

No sentido de disponibilizar um resumo dos exercícios, apresentamos abaixo o esquema de datas e orações aos que farão ou renovarão a Consagração no próximo mês de dezembro de 2015.

(As datas específicas para início dos exercícios variam conforme o calendário da Consagração. Em geral, os exercícios devem começar sempre com 33 dias de antecedência à Consagração).

Doze Dias preliminares:

Tema da meditação: empregados em “desapegar-se do espírito do mundo, contrário ao de Jesus Cristo”. (n.227)

Orações: “Vinde (ou “Venha”), ó Espírito Criador” e “Ave do Mar Estrela”. – a partir da p. 259 (2)

Período:  A definir, iniciando-se estas orações sempre 33 dias antes da data prevista para a Consagração.

Primeira Semana:

Tema da meditação: “Durante a primeira semana, aplicarão todas as suas orações e atos de piedade para pedir o conhecimento de si mesmo e a contrição por seus pecados”. (3)

Orações: Ladainha do Espírito Santo e Ladainha de Nossa Senhora. A partir da pág. 264

Período: Inicia-se imediatamente após os 12 dias preliminares

Nossa Senhora de Fátima - Arautos do Evangelho

Nossa Senhora de Fátima – Arautos do Evangelho

Segunda Semana:

Tema da meditação: “Durante a segunda semana, aplicar-se-ão em todas as suas orações e obras cotidianas, em conhecer a Santíssima Virgem”. (4)

Orações: Ladainha do Espírito Santo; Ave, do Mar Estrela e um rosário ou ao menos um terço.

PeríodoNa sequência da primeira semana.

Terceira Semana:

Tema da meditação: “A terceira semana será empregada em conhecer Jesus Cristo”. (5)

Orações: Ladainha do Espírito Santo; Ave, do Mar Estrela; Oração de Santo Agostinho (p.71 do Tratado); Ladainha do Santíssimo Nome de Jesus; Ladainha do Sagrado Coração de Jesus. (a partir da pág.273)

Período: Na sequência da segunda semana, deve-se terminar as orações na véspera do dia da Consagração.

Para fazermos bem este ato solene de entrega, devemos fazer a preparação espiritual. Assim, São Luís nos introduz no gosto pela oração; tal qual o curso de um rio que depois de percorrer muitos caminhos deságua finalmente no mar; assim também nós, após nosso “curso”, imploramos a graça de Deus para, finalmente, desaguar nas águas ternas e abundantes da verdadeira devoção à Nossa Senhora. Nas palavras do Santo, “Deus Pai juntou todas as águas e denominou-as mar; reuniu todas as suas graças e chamou-as Maria”. (6)

Em Jesus e Maria,

Apostolado do Oratório

Rua Itá, 381 vila Santos – São Paulo, SP

CEP 02636-030  Tel. (11) 29739477

(1) São Luís Maria G. de Montfort. Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem. 45ª. Ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

(2) Ed. 43ª. O número da página pode variar conforme a edição do Tratado.

(3) Idem, p.221

(4) Idem, p. 222

(5) Idem, p. 223.

(6) Idem, p. 32.

Sobre Apostolado do Oratório

Blog oficial do Apostolado do Oratório dos Arautos do Evangelho, Associação Internacional de Direito Pontifício.
Esta entrada foi publicada em Consagração, Espiritualidade, , Meditações, Nossa Senhora, Nosso Senhor Jesus Cristo, Orações, Verdades eternas, Vida de Santos e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

2 respostas a Exercícios espirituais necessários para a consagração à Nossa Senhora

  1. Adriana
    Salve Maria!

    Muito oportuno seu comentário, pois vai de encontro às inúmeras repercussões que temos recebido sobre o Curso de Consagração à Nossa Senhora.

    Que tudo isso sirva para aumentar ainda mais a sua devoção a Ela.

    Apostolado do Oratório

  2. Estou participando do curso de consagração, e quantas graças já recebi pelas mãos de Nossa Senhora, e o quanto percebi que achava que conhecia Maria Santíssima. Tantos esclarecimentos… o curso me engrandeceu muito e trouxe muita clareza sobre muitos aspectos. Recebi um milagre muito especial de Nossa Senhora na gravidez de meu filho e já achava que era devota a ela e hoje, tenho certeza absoluta de minha devoção… recomendo o curso a todos, e Salve Maria…

Deixe uma resposta