Retiros Espirituais

O Apostolado do Oratório tem promovido, com muito proveito, Retiros Espirituais para os seus membros, segundo o método de Santo Inácio de Loyola.

Retiro-do-Oratório-Parte-II-11Entre os dias 16 e 18 de outubro, 80 membros do Apostolado do Oratório da Diocese de Nova Friburgo participaram de um retiro espiritual em Juiz de Fora/MG, em conjunto com os cooperadores dos Arautos do Evangelho.

Segue abaixo a matéria publicada no site da diocese de Nova Friburgo/RJ:

“Apostolado do Oratório realiza primeiro retiro espiritual da Diocese de Nova Friburgo

Entre os dias 16 e 18 de outubro, 80 membros do Apostolado do Oratório da Diocese de Nova Friburgo em conjunto com os cooperadores dos Arautos do Evangelho participaram de um retiro espiritual segundo o estilo de Santo Inácio de Loyola. O encontro foi realizado no Seminário Floresta, Casa Redentorista localizada no município de Juiz de Fora (MG).

Arautos grupo2

Representantes dos três Vicariatos da Diocese de Nova Friburgo compareceram ao evento, bem como da Diocese de Campos dos Goytacazes e da Arquidiocese de Juiz de Fora.

Durante o retiro, as pregações foram feitas pelo Pe. Ricardo José Basso, EP, e o acompanhamento por outros três sacerdotes dos Arautos do Evangelho, que estiveram à disposição dos retirantes para confissões e aconselhamentos. Nas palestras e meditações, os participantes puderam analisar o sentido da existência humana e formular propósitos visando um progresso na vida espiritual. O silêncio, vivido durante todo o retiro, criou um ambiente propício a que Deus pudesse falar no interior dos corações.

Apostolado do Oratório

O Apostolado do Oratório tem por objetivo – atendendo aos insistentes apelos do Papa João Paulo II – cooperar com os Bispos e Párocos no esforço por uma nova evangelização. De modo especial, trabalha para que os católicos não-praticantes passem a participar da vida eclesial em suas Paróquias. Nesta atuação, se empenha em beneficiar não somente os indivíduos, mas, sobretudo as famílias.

Quem o promove é a Associação Privada Internacional de Fiéis de Direito Pontifício Arautos do Evangelho. Basicamente, consiste ele em formar grupos de 30 famílias e fazer peregrinar pelas suas casas um oratório do Imaculado Coração de Maria, tal qual Ela apareceu em Fátima.

Arautos grupo

Cada família recebe o Oratório em seu lar todo mês, num dia fixo, a ser combinado com o Coordenador ou Coordenadora do Grupo. Nesse dia, ela convida amigos, parentes e vizinhos para, juntos, fazerem a leitura de um trecho do Evangelho, seguida de alguns minutos de reflexão, rezarem um terço e um ato de consagração da família ao Imaculado Coração de Maria.

Para organizar este grupo,x uma pessoa se encarrega de formar um conjunto de 30 famílias e coordenar a peregrinação do Oratório de casa em casa. Pode ser uma senhora, um homem, uma moça ou um rapaz. Melhor ainda se for um casal.

Informações sobre o Apostolado do Oratório podem ser obtidas no site: cavalariademaria.org/apostolado-do-oratorio/ ou pelo telefone (22) 2523-4458″.

Fonte: http://diocesenf.org.br/index.php/fale-conoslco/1807-apostolado-do-oratorio-realiza-primeiro-retiro-espiritual-da-diocese-de-nova-friburgo

Veja também: No retiro, aprende-se que o homem é criado para servir a Deus

 

Deixe uma resposta