Ruanda: Sete abençoados e frutuosos anos do Apostolado do Oratório

Da esquerda para a direta: Sr. Emmanuel Batagata, ir. Joseph Bassi e ir. François Boulay

Durante sete anos, o Sr. Emmanuel Batagata, cooperador dos Arautos do Evangelho, fez em diversas cidades daquele país de onze milhões de habitantes um intenso trabalho de divulgação do Apostolado do Oratório.

E como os frutos, graças a Nossa Senhora, têm sido abundantes, vinha ele insistindo na necessidade de uma visita dos missionários arautos para consolidar e estimular a devoção dos numerosos grupos de Oratório ali formados. E como narrado em nosso primeiro post sobre Ruanda (clique aqui para ver), foi o que aconteceu no dia 26 de junho: os irmãos François Boulay e Joseph Bassi iniciaram uma longa viagem até Kigali, levando uma preciosa companhia: a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima.

Na festa dos Apóstolos São Pedro e São Paulo, 29 de junho, completaram-se sete anos de Apostolado do Oratório em Ruanda. A data foi comemorada com uma solene Eucaristia na Matriz de Rango. Vários paroquianos não hesitaram em percorrer a pé a distância de vinte quilômetros para participar da festa.

A animação do ato litúrgico esteve a cargo de um coral de sessenta jovens que recebem mensalmente em sua casa o Oratório do Imaculado Coração de Maria, alguns dos quais precisam percorrer um longo caminho para poder participar dos treinos rotineiros.

Realizou-se nessa oportunidade também a cerimônia de entrega do Oratório aos coordenadores dos grupos recém-formados, junto com a capa cor laranja que os caracteriza.

— Que é preciso fazer para ser um Arauto do Evangelho? — perguntaram centenas de rapazes e moças, ao verem os missionários revestidos de seu hábito.

No primeiro sábado do mês, 6 de julho, nossas atividades se voltaram para o Santuário de Notre-Dame Du Verbe Nyinawajambo, na cidade de Kibeho, a trinta quilômetros de Rango, a fim de realizar uma cerimônia em honra da Virgem Mãe de Deus nesse local, onde Ela dignou-Se manifestar seu afeto pelo povo ruandês por meio de diversas aparições, entre 1981 e 1983. Os incansáveis jovens do coral fizeram a pé o percurso de ida ao Santuário, abrilhantaram a cerimônia e regressaram novamente a pé até suas casas.

Texto extraído da Revista Arautos do Evangelho (nº 40) de agosto de 2013, com leves modificações. Título do artigo: “Duas semanas de missão no coração da África”.

Veja abaixo imagens do evento! | Fotos: Arautos do Evangelho

Comentar!

Veja também: Missão dos Arautos em Ruanda e notícias do Apostolado do Oratório naquele país

Sobre Apostolado do Oratório

Blog oficial do Apostolado do Oratório dos Arautos do Evangelho, Associação Internacional de Direito Pontifício.
Esta entrada foi publicada em Famílias do Oratório, Oratório Países e marcada com a tag , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Uma resposta a Ruanda: Sete abençoados e frutuosos anos do Apostolado do Oratório

  1. Raimundo Nonato Rodrigues Alves disse:

    É realmente muito maravilhoso ver os irmãos em Cristo, sempre louvando e agradecendo as obras de Deus e Nossa Mãe, Nossa Senhora. Graças a Deus por isso!

Deixe uma resposta