Com a Quarta-feira de Cinzas, iniciamos o tempo da Quaresma. Um período dedicado à reflexão e à conversão. Neste período que estamos iniciando, há alguns pontos que nos ajudarão a viver melhor este tempo de penitência. Por isso, transcrevemos abaixo a palavra de nosso assistente espiritual, onde dirige alguns conselhos para os participantes do Apostolado do Oratório do Imaculado Coração de Maria.
Pe. Antônio Guerra, E.P.
Assistente Espiritual do Apostolado do Oratório
Logo após o Carnaval, na Quarta-feira de Cinzas começa a Quaresma, período de preparação para o sublime mistério pascal de Cristo.
Esses quarenta dias se iniciam com a cerimônia da bênção e imposição das cinzas, símbolo de penitência e arrependimento por nossas faltas. “Convertei-vos e crede no Evangelho” é a fórmula litúrgica usada pelo sacerdote na ocasião, ecoando as palavras de Nosso Senhor Jesus Cristo em suas primeiras pregações na Galileia (Mc 1,15).
A Quaresma é, pois, um tempo de penitência, próprio para a revisão de nossas vidas, com propósitos de mudança e de sincera conversão. O pecado nos desvia do caminho do bem. A conversão é exatamente voltar ao rumo correto, fazer com que nossas vidas “entrem nos trilhos” que nos levarão ao Céu.
E uma autêntica conversão interior, que redunda em desejo de praticar boas obras. Por essa razão, a Igreja nos propõe o jejum, a oração e a esmola.
Exortamos aos integrantes do Apostolado do Oratório a adentrarem na Quaresma com o espírito de oração, praticando o jejum e a esmola. Assim poderemos receber as abundantes graças de conversão que a Divina Providência reserva para esse período.