Ignácio Carbajosa, Capelão Católico de um hospital para vítimas do Covid-19: o que testemunha ele?

Por Gaudium Press: Madri – Espanha. Para Ele era difícil não pensar no drama dos doentes nos hospitais. Quando a diocese de Madri pediu padres voluntários, ele se dispôs a essa missão e foi convocado para cobrir outro sacerdote como capelão de um hospital para vítimas do covid-19.

O sacerdote católico Ignácio Carbajosa confessa que aproveitou as primeiras semanas do confinamento motivado pela pandemia do covid-19 para adiantar alguns trabalhos intelectuais. Ele não tinha a ideia de vir a ser um capelão em um hospital especial para vítimas do coronavírus. Contudo, na terceira semana de confinamento, tudo mudou.

Era difícil não pensar no drama dos doentes nos hospitais

Padre Ignácio conta que era difícil não pensar no drama dos doentes nos hospitais e que quando a diocese de Madri pediu padres voluntários para os hospitais, ele logo se dispôs a essa missão e, após alguns dias, veio a aceitação: ele foi chamado para cobrir, juntamente com outro sacerdote, a capelania do hospital de São Francisco de Assis.

“Quando entrei no hospital, recorda padre Ignácio, estávamos no auge do número de mortes e de contágios. Todos os andares do hospital foram ocupados por pacientes Covid-19 e a UTI estava acima da capacidade.
Meu trabalho era passar a manhã visitando os doentes que pediam (eles ou seus parentes) a  comunhão, a unção dos enfermos ou simplesmente para rezar.”

Veja também: Arautos fazem entregas de cestas básicas à vitimas da pandemia.

Uma placa com uma só palavra posta na altura da testa o identificava: Sacerdote

Ignácio entrava nas salas, quartos e todos os ambientes do hospital com o equipamento de proteção (EPI) e trazia, na altura da testa, uma placa bem visível na qual estava escrita apenas uma palavra:  sacerdote.
Para o religioso, usar aquele traje por horas era um sacrifício. Um calor o envolvia e respirar usando duas máscaras e uma tela de proteção era muito difícil, penoso.

“O que dizer sobre essa experiência? Para mim, tem sido uma graça enorme, não sem dureza. Eu tive que lidar diariamente com o fato do sofrimento e da morte, que levantam questões nítidas. Aprendi muito com o contato com os cristais que encontrei nos quartos.”

No dia da Páscoa, muitas pessoas sofriam como se fosse Sexta-feira Santa

Ainda me lembro de como ele entrou no hospital no domingo de Páscoa, feliz, carregando as notícias do Ressuscitado. Depois de várias horas exaustivas, percebi algo que pode parecer óbvio: no dia da Páscoa, muitas pessoas sofrem como se fosse sexta-feira santa. Na realidade, o Ressuscitado é reconhecido por suas feridas …”

Segundo o Padre Ignácio, seu pensamento no Senhor aumentou muito, assim como a consciência de que o mistério do sofrimento é iluminado apenas pelo evento histórico de Cristo, morto e ressuscitado. “Fora dessas informações, é difícil escapar do ceticismo sobre uma morte que se tornou especialmente presente nos dias de hoje”, diz o sacerdote.

Uma última recordação do sacerdote capelão: “Se algo diferencia essa crise sanitária de qualquer outra, é a ausência de parentes nos quartos, acompanhando os doentes: eles morreram sozinhos”.

Testemunhou os últimos dias de muitos doentes que, normalmente, teriam morrido cercados por seus entes queridos…

“Estou realmente impressionado ao pensar que fui uma testemunha excepcional nos últimos dias ou horas de muitas pessoas doentes que, em condições normais, teriam morrido cercadas por seus entes queridos” …
“Eu senti a necessidade de ligar para os parentes mais próximos dos pacientes com quem tive mais relacionamento. De alguma forma, emprestei meus olhos para ver o ente querido se mover em seus últimos momentos”. (JSG) ♦

Uma resposta para “Ignácio Carbajosa, Capelão Católico de um hospital para vítimas do Covid-19: o que testemunha ele?”

  1. Salve Maria!!!
    Que o Senhor Nosso Deus, tenha misericórdia de todas as almas e que a Santa Mãe Maria, conforte os corações de seus familiares.
    Salve Maria!!!

Deixe uma resposta