O Carisma dos Arautos do Evangelho. Quem aprovou?

Os franciscanos seguem o Cristo pobre, os dominicanos o Cristo mestre, e assim o faz cada família religiosa à sua maneira. É o mesmo Cristo e Senhor, porém, visto e amado com maior ênfase a partir de ângulos diversos. Com efeito, tal é a riqueza da santidade e da perfeição de Nosso Senhor que, para as espelhar, o Espírito Santo tem inspirado na Igreja um verdadeiro vitral dos mais diversos carismas

 

 

Cada um dos carismas brilha com uma rutilância própria e única, e o conjunto de todos eles reflete o desdobramento na História do sublime resplendor do Coração de Jesus.

Todos esses dons do Paráclito são objeto de reflexão teológica. Qual será a forma específica de seguir Nosso Senhor nos Arautos do Evangelho? Procurar-se-á aqui refletir sobre o modo específico desse carisma de imitar e seguir Aquele que diz de Si mesmo: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim” (Jo 14, 6).

Arautos do Evangelho, surge um novo carisma na Igreja

Os Arautos do Evangelho são uma Associação Internacional de Fiéis de Direito Pontifício, composta predominantemente por jovens, presente em 78 países. Seus membros de vida consagrada praticam o celibato, e dedicam-se ao apostolado, alternando a vida de recolhimento, estudo e oração, com atividades de evangelização nas dioceses e paróquias, dando especial ênfase à formação dos Jovens.


Os Arautos do Evangelho procuram praticar em toda a sua pureza fascinante os conselhos evangélicos.

Vivem em comunidade (masculinas ou femininas), em um ambiente de caridade fraterna e disciplina, com intensa vida de oração e estudo.

Por verem na cultura e na arte eficazes instrumentos de evangelização, os Arautos habitualmente utilizam da música, tanto pelas vozes como pelos instrumentos. Por isso grande número de coros, orquestras e conjuntos musicais foram constituídos por Arautos, a fim de levar fé e esperança à sociedade.

Arautos do Evangelho e Igreja Católica

Quando uma nova instituição nasce na Santa Igreja a partir das graças concedidas ao fundador, este deve se apresentar aos sucessores dos Apóstolos para que o confirmem em sua missão. Colocar-se sob o amparo dos pastores sempre constitui um indício da autenticidade do carisma, pois o espírito de comunhão eclesial é uma constante nas obras suscitadas pelo Espírito Santo.

Com os Arautos do Evangelho este percurso teve início em 1998, quando Mons. João Scognamiglio Clá Dias recebeu aprovação diocesana para sua nascente obra, concedida por Dom Emílio Pignoli, então Bispo de Campo Limpo, na Grande São Paulo.

O Papa São João Paulo II e Arautos do Evangelho


“Sede mensageiros do Evangelho pela intercessão do Coração Imaculado de Maria”

Esta semente não tardou a germinar e a estender os seus ramos, alcançando numerosos países. Diante da necessidade de acolher as diversas casas de Arautos sob uma mesma realidade jurídica, a Santa Sé decidiu erigi-los em Associação Internacional de Fiéis de Direito Pontifício em data muito simbólica: 22 de fevereiro de 2001, festa da Cátedra de Pedro.


Na manhã do dia 28 do mesmo mês, São João Paulo II os acolheu com palavras que ainda hoje permanecem vivas na memória e no coração de quantos tiveram a alegria de ouvi-lo: “Sede mensageiros do Evangelho pela intercessão do Coração Imaculado de Maria”.

Sua Santidade Bento XVI e Arautos do Evangelho

“Arautos do Evangelho, jovens cheios de entusiasmo por terem reconhecido em Cristo o Filho de Deus”

As graças concedidas desde então pela Providência e o ingresso de grande número de vocações não tardaram a chamar a atenção de Sua Santidade Bento XVI. “Em Luz do Mundo”, o livro-entrevista publicado em coautoria com Peter Seewald, ele declarou:

“Vê-se que o Cristianismo, neste momento, também está desenvolvendo uma criatividade totalmente nova. No Brasil, por exemplo, de um lado se registra um forte crescimento das seitas, com frequência muito equivocadas, por prometerem essencialmente riqueza e sucesso exterior; por outro lado, se presencia também grandes renascimentos católicos, um dinâmico florescer de novos movimentos como, por exemplo, os Arautos do Evangelho, jovens cheios de entusiasmo por terem reconhecido em Cristo o Filho de Deus, e desejosos de anunciá-Lo ao mundo”.

Mons. João S. Clá Dias

Seu fundador é Mons. João Scognamíglio Clá Dias, cônego honorário da Basílica Papal de Santa Maria Maior, Protonotário Apostólico, membro da Sociedade Internacional Tomás de Aquino, da Academia Marial de Aparecida, e da Pontifícia Academia da Imaculada.

Mons. João organizou também um ramo feminino dos Arautos, é fundador da Sociedade Clerical de Vida Apostólica Virgo Flos Carmeli e da Sociedade Feminina de Vida apostólica Regina Virginum.

O que fez o Mons. João Clá?

Mons. João escreveu obras de grande divulgação (chegando algumas a superar um milhão de exemplares), publicadas em português, espanhol, inglês, italiano, francês, polonês e albanês:

“Fátima, aurora do terceiro milênio”, “O Rosário, a oração da paz”, “Sagrado Coração de Jesus, tesouro de bondade e de amor”, “Medalha Milagrosa, história e celestiais promessas”, “Via Sacra”, “Jacinta e Francisco, prediletos de Maria”, “Orações para o dia-a-dia”, “Mãe do Bom Conselho”, “Dona Lucilia” e “Comentários ao Pequeno Ofício da Imaculada Conceição”.

Sua tese de doutoramento em Direito Canônico intitula-se “A gênese e o desenvolvimento do Movimento dos Arautos do Evangelho e seu reconhecimento canônico”.

Sua tese de Teologia é “O dom de sabedoria na mente, vida e obra de Plinio Corrêa de Oliveira”.

Mons. João Clá fundou o Instituto Filosófico Aristotélico Tomista (IFAT) e o Instituto Teológico São Tomás de Aquino, assim como o Instituto Filosófico-Teológico Santa Escolástica.

Para favorecer o surgimento de vocações entre os jovens promoveu a abertura de escolas secundárias das quais a primeira foi o Colégio Arautos do Evangelho Internacional, na Grande São Paulo.

É fundador e colaborador da revista mensal Arautos do Evangelho, publicada em inglês, português, espanhol e italiano, totalizando cerca 800 mil exemplares de tiragem. Nela mantém, desde 2002, a seção “Comentário ao Evangelho”.


Também é fundador da revista acadêmica “Lumen Veritatis”, da qual é colaborador, publicada pela Faculdade Arautos do Evangelho, saiu a lume em outubro de 2007, graças ao seu estímulo. Mons. João Clá é membro da Sociedade Internacional Tomás de Aquino, da Academia Marial de Aparecida, e da Pontifícia Academia da Imaculada. Foi condecorado em diversos países por sua atividade cultural e científica, recebendo a Medalha de Ciências do México e o título de Doutor Honoris Causa, outorgado pelo Centro Universitário Ítalo-Brasileiro, de São Paulo.

Cardeal Franc Rode e
Mons. João S. Clá Dias

Favorecendo a Igreja e o Romano Pontífice

No dia 15 de Agosto de 2009, o Santo Padre Bento XVI, em reconhecimento pela obra que tem feito em favor da Santa Igreja, conferiu a Mons. João Clá, pelas mãos do Emmo. Cardeal Franc Rodé, prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, a medalha “Pro Eclesia et Pontifice”, uma das honras mais altas concedidas pelo Papa àqueles que se distinguem por sua atuação em favor da Igreja e do Romano Pontífice.

Continua em outro artigo.

10 respostas para “O Carisma dos Arautos do Evangelho. Quem aprovou?”

  1. SALVE MARIA
    Felicitações pelo riquíssimo artigo, contendo pérolas deste carisma quando justamente a moral e bons costumes estão indo rio abaixo e podridões aparecem neste mundo decaído, é suscitado um profeta que arrasta vocações para defesa da Santa Igreja Católica Apostólica Romana, em defesa da SANTA CRUZ. Arautos do Evangelho na luta em prol do tão esperado Reino de Maria.
    Arthur EM

  2. Essas informações são Verdadeiras Riquezas. Para nós Cristais Católicos. Grata!

  3. Salve Maria!
    Parabéns pelo excelente artigo.
    Que alegria poder contemplar o carisma dos Arautos do Evangelho. Quanto bem essa Entidade tem feito desde sua fundação. Só na eternidade poderemos contemplar tanta bondade da Deus e de Nossa Senhora por essa obra e por seu fundador. Monsenhor João, com todos os dons que possui, sua integridade e retidão.
    Que os Arautos cresçam a cada dia. Pois o mundo precisa desses examplos

  4. Parabéns, Arautos do Evangelho, pelo trabalho exuberante de pulcritude. São os mensageiros de Deus e de Maria, os profetas neste novo milênio. São oásis da fé.
    A cada vez vislumbram para a humanidade as luzes da fé, para nos nortear para o nosso alvo: a santidade e a comunhão com Deus e com Maria.
    Que os Arautos do Evangelho permaneçam sempre incólumes na fé, na comunhão com Deus e com Maria e na pulcritude da santidade, da Liturgia e da fé. Assim nortearão mais e mais pessoas para o caminho certo.
    Neste mundo temeroso e não subversivo à fé, queremos contar sempre com essa Obra de Deus que muito colabora com a Igreja e com a humanidade.

  5. Excelente artigo. Nossa Senhora suscita em cada tempo aquilo que é necessário para aquela época histórica.

  6. Num mundo onde se propaga o erro, a dúvida e a incerteza, os Arautos do Evangelho são como um oásis de Fé, de coerência, de beleza e de virtude.

    Continuem sempre em frente no trabalho de evangelização, apesar dos obstáculos que o antigo inimigo põe no caminho, o que aliás, é um sinal de que você estão certos e estão incomodando a ele.

    Contem sempre com minhas orações.

  7. Salve Maria Santíssima!
    Felicito o Apostolado do Oratório por este brilhante e elucidativo artigo sobre o Carisma dos Arautos do Evangelho. Este Carisma recebido do Espírito Santo surge num contexto religioso e histórico sem precedentes na história da humanidade em que a Verdade o Bem e o Belo são considerados obsoletos e a abominação atingiu lugares inimagináveis…
    Como não ver o “Dedo e Deus” nos dois grandes Papas, que com o poder das chaves de Pedro aprovaram esta obra?

Deixe uma resposta