Meditação para o Primeiro Sábado de Junho – 2015

Meditação para o Primeiro Sábado – Junho/2015
Terceiro Mistério Luminoso

PS

“Jesus dirigiu-se para a Galiléia. Pregava o Evangelho de Deus e dizia: completou-se o tempo e o Reino de Deus está próximo; fazei penitência e crede no Evangelho.” (Mc. 1, 14-15)

Vamos dar inicio a meditação reparadora do primeiro sábado, que nos foi indicada por Nossa Senhora, quando apareceu em Fátima no ano de 1917. Pedia Ela que comungássemos, rezássemos um terço, fizéssemos meditação dos mistérios do Rosário e confessássemos em reparação ao seu Sapiencial e Imaculado Coração. Para os que praticassem esta devoção, Ela prometia graças especiais de salvação eterna.

Oração Inicial

Oh! Virgem Santíssima, queremos reparar o Vosso Sapiencial Coração e para isso pedimos especiais graças, por causa de tantas ofensas que recebeis continuamente desta humanidade que se encontra perdida entre tantos pecados e tantos horrores.
Assim sendo, Senhora, é também através desta meditação que poderemos aproximar de nosso fim último, aquele para o qual fomos criados. Para isso, pedimos luzes especais para a nossa inteligência, entusiasmo para nossa vontade, consolação para a nossa sensibilidade, a fim de contemplarmos bem este mistério do Rosário que hoje vamos meditar.
Estejais presente, Senhora, a cada passo de nossas ações. Assim seja!

“Jesus entrou na sinagoga e pôs-se a ensinar. Maravilhavam-se da sua doutrina, porque os ensinava como quem tem autoridade e não como os escribas.”
Ensinava uma doutrina nova dotada de potência, uma doutrina que arrastava.
“Eis um ensinamento novo, e feito com autoridade; além disso, ele manda até nos espíritos imundos e lhe obedecem! ”
Curava todas as doenças de modo radical; nenhum médico, nenhum hospital, nenhum medicamento poderia fazer algo semelhante. Curava, perdoava os pecados, expulsava os demônios, pregando sempre que era preciso se preparem porque o Reino de Deus estava próximo.
Mas o que é propriamente este Reino?
Ele se referia ao Reino da Graça, ao Reino da Igreja Católica, ao Reino da Glória. Quando falamos em Reino de Deus, devemos nos lembrar das palavras de Jesus a Pilatos: “Meu Reino não é deste mundo…”

A Graça nos eleva a filhos de Deus e concidadãos do Céu
A Graça nos eleva a filhos de Deus e concidadãos do Céu

Vamos meditar passo a passo, sobre um desses elementos que constitui o verdadeiro Reino de Deus – a Graça.
O que é a graça? Segundo o Catecismo, é um dom gratuito criado por Deus, infundido na alma do homem e que nos faz participar física e formalmente de Deus.
Temos na natureza humana uma figura de filiação que é a natural, é a por adoção. Uma família tem um filho e o quer entregar aos cuidados de uma outra família. O que fazem?

Ambas famílias vão ao Cartório e a 1ª família passa seus direitos sobre a criança para a 2ª família. Aquela criança que tem seu sangue e sua origem em seus pais, passa juridicamente a pertencer àquela família que a adotou.
Mas com a criança nada acontece, ela continua a ser a mesma, tanto assim, que mais tarde esta criança vai querer conhecer os seus verdadeiros pais, de tal maneira está ligada a eles.
Quando o sacerdote derrama água sobre sua cabeça e diz: eu te batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo; o que se passa neste momento?

Não é um registro de documento feito em Cartório; o batizando já não é mera criatura, a partir desse momento passa a ser filho de Deus.
Neste ato passa-se algo na alma da própria criatura que é um verdadeiro milagre – ela passa a participar da natureza divina.
Ela passou a ter a vida de Deus em si; nela são infundidas todas as virtudes, todos os dons; ela passa a participar dos méritos de Jesus Cristo.
Para estar na inteira amizade de Deus, é necessário o batismo que nos liberta das concupiscências nefastas do pecado original.
Os teólogos não encontraram uma metáfora para explicar o que acontece neste momento – mas dá-se, mais ou menos como se todo o sangue da criança fosse retirado por uma das veias, e por outra fosse introduzido o sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo. Ela passa a participar da divindade a partir deste momento, tornando-se assim, realmente filha de Deus.
Com isso penetra na alma dela como Pai e como Amigo a Santíssima Trindade – Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. Ela passa a ser tabernáculo de Deus.
Ficará ainda mais claro o que é este Reino da Graça na descrição feita por São João, a respeito das maravilhas da Eucaristia, no sermão feito por Nosso Senhor.
Cap. 6, 35 – “Eu sou o pão da vida: aquele que vem a mim não terá fome, e aquele que crê em mim jamais terá sede. ”
Cap. 6, 51 – “Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão, que eu hei de dar, é a minha carne para a salvação do mundo”.
Cap. 6, 54 – “Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia”.

O Pão Eucarístico - o alimento de nossas almas
O Pão Eucarístico – o alimento de nossas almas

Vemos neste primeiro ponto, que o Reino de Deus e o Reino da Graça, é a graça vivendo em nós; é a graça que começa com o Batismo, que se fortifica com o Crisma. É a graça que se alimenta frequentemente da Eucaristia.
Para isso, Nosso Senhor deixou-se ficar em Corpo, Alma e Divindade, debaixo das espécies eucarísticas, para alimentar este Reino de Deus que existe dentro de cada um .

No entanto este Reino tem um grande adversário: o pecado. Por isso, devo fazer de
tudo para evitar o pecado, a fim de manter vivo no fundo de minha alma este Reino.
É uma loucura o pecado; ele nos traz muitas vezes um prazer fugaz, são trinta
segundos, um minuto, depois o que acontece comigo? Perco o Reino de Deus, deixo de
participar da natureza divina, volto ao meu estado de inimigo, porque quem peca se torna
inimigo de Deus.
Entretanto, Ele é tão misericordioso que nos deixou o confessionário. E depois de uma
confissão bem feita, Ele nos devolve tudo o que tínhamos perdido.

 

“Apostolado do Oratório – Devoção dos Primeiros Sábados”
Sede do Apostolado do Oratório
Rua Francisca Júlia, 182 – CEP 02403-010 – São Paulo/SP
Telefone: (11) 2973-9477
E-mail: admoratorio@arautos.org.br

 

Deixe uma resposta