Primeiro Sábado

“Deus quer estabelecer no mundo a devoção a meu Imaculado Coração”

Conheça esta devoção e saiba como praticá-la.

Atendendo a um pedido feito pela Ssma. Virgem, o Apostolado do Oratório vem promovendo entre os grupos de Oratório, nas paróquias onde estão fixados, a devoção reparadora dos Primeiros Sábados do mês.

Abaixo, indicamos o modo como se deve praticar essa devoção, ensinada pela própria Rainha dos Corações.

Se você deseja praticar essa devoção juntamente com o Apostolado do Oratório, no final deste post estão as regiões do Brasil, e nelas, as páginas dos estados onde se realiza esta devoção. Nelas poderá encontrar o endereço da paróquia, o nome dos supervisores e os dados para contato.

Como praticar a devoção dos Cinco Primeiros Sábados

Na terceira aparição, em Fátima, a 13/7/1917, a SSma. Virgem anunciou que viria pedir a comunhão reparadora nos primeiros sábados”. Mais tarde, a 10/12/1925, quando a Irmã Lúcia já estava na Casa das Dorotéias, em Pontevedra, na Espanha, Nossa Senhora apareceu-lhe de novo. A Seu lado via-se o Menino Jesus, em cima de uma nuvem luminosa:

“Olha, minha filha – disse-lhe a Virgem Maria – o meu Coração cercado de espinhos que os homens ingratos a todos os momentos Me cravam com blasfêmias e ingratidões. Tu, ao menos, vê de Me consolar, e dize que todos aqueles que durante cinco meses, no primeiro sábado:

– se confessarem,
– receberem a sagrada comunhão,
– rezarem um terço e
– Me fizerem quinze minutos de companhia meditando nos mistérios do rosário com o fim de Me desagravar
– Eu prometo assisti-los na hora da morte com todas as graças necessárias para a salvação dessas almas.”

SÉ QUINZE ANOS ORATÓRIOS
Primeiro Sábado na Catedral da Sé, São Paulo

A Confissão

No dia 15 de fevereiro de 1926, apareceu-lhe de novo o Menino Jesus. Perguntou-lhe se já tinha espalhado a devoção à sua Santíssima Mãe. A Irmã Lúcia apresentou a dificuldade que algumas almas tinham de se confessar ao sábado, e pediu para ser válida a confissão de oito dias.

“Sim, pode ser de muitos mais ainda, contanto que, quando Me receberem, estejam em graça, e que tenham a intenção de desagravar o Imaculado Coração de Maria”

Exceção de cumprir no primeiro domingo de cada mês

Quatro anos depois, na madrugada de 29 para 30 de maio de 1930, Nosso Senhor revelou interiormente à Irmã Lúcia outro pormenor a respeito das comunhões reparadoras dos cinco primeiros sábados:

– E quem não puder cumprir com todas as condições no sábado, não satisfará com os domingos? – Perguntou a religiosa.

– Será igualmente aceita a prática desta devoção no domingo seguinte ao primeiro sábado, quando os meus Sacerdotes, por justos motivos, assim o concederem às almas. – respondeu Nosso Senhor.

Por que cinco sábados

Esta pergunta, levantada por muitos, também a fez a Irmã Lúcia a Nosso Senhor, que assim lhe respondeu:

“Minha filha, o motivo é simples: são cinco as espécies de ofensas e blasfêmias proferidas contra o Imaculado Coração de Maria.

1ª. As blasfêmias contra a Imaculada Conceição;
2ª. Contra a sua virgindade;
3ª. Contra a maternidade divina, recusando, ao mesmo tempo, recebê-La como Mãe dos homens;
4ª. Os que procuram publicamente infundir, nos corações das crianças, a indiferença, o desprezo, e até o ódio para com esta Imaculada Mãe;
5ª. Os que A ultrajam diretamente nas Suas sagradas imagens”.

(Cfr. Memórias e Cartas da Irmã Lúcia, Porto, 1973).

Em todo o Brasil, mais de 800 paróquias já realizam esta devoção, sendo uma ocasião de abundantes graças espirituais para os fiéis que dela participam.

mons. joao
Para conhecer as cidades onde são realizados os Primeiros Sábados, clique nas regiões abaixo, e depois, clique no Estado que desejar e aparecerá a lista das paróquias, com endereço, horário de início do programa e telefone para contato.

 Região Norte

Região Nordeste

Região Centro-Oeste

Região Sudeste

Região Sul

18 respostas para “Primeiro Sábado”

  1. Imágino a cena ! NOSSA Senhora chegando no céu e Jesus recebendo sua mãe! Que imensa alegria! Pedimos a ela, que um dia nos receba no paraíso com seus braços abertos! Que nunca percamos a fé e a perseverança! Salve Maria! (Liene supervisora geral dos oratórios )

  2. Tadeu
    Salve Maria!

    É muito gratificante mesmo quando temos a oportunidade de atender o pedido de Nossa Mãe. Se quiser, amanhã você pode fazer a sua devoção do Primeiro Sábado junto com os Arautos no YouTube. Veja:

    Vamos juntos atender ao pedido de Nossa Senhora de Fátima. Amanhã, dia 1 de agosto, na cerimônia do Primeiro Sábado do Mês transmitida ao vivo pela TV Arautos, às 10h. Acesse e ative seu lembrete https://www.youtube.com/watch?v=6axwkt_FVyU

    Apostolado do Oratório

  3. É muito gratificante e maravilhoso ter N. S. De Fátima como Mãe. Vou fazer os cinco sábados ou domingos!!!

Deixe uma resposta