Primeiro Sábado

“Deus quer estabelecer no mundo a devoção a meu Imaculado Coração”

Conheça esta devoção e saiba como praticá-la.

Atendendo a um pedido feito pela Ssma. Virgem, o Apostolado do Oratório vem promovendo entre os grupos de Oratório, nas paróquias onde estão fixados, a devoção reparadora dos Primeiros Sábados do mês.

Abaixo, indicamos o modo como se deve praticar essa devoção, ensinada pela própria Rainha dos Corações.

Se você deseja praticar essa devoção juntamente com o Apostolado do Oratório, no final deste post estão as regiões do Brasil, e nelas, as páginas dos estados onde se realiza esta devoção. Nelas poderá encontrar o endereço da paróquia, o nome dos supervisores e os dados para contato.

Como praticar a devoção dos Cinco Primeiros Sábados

Na terceira aparição, em Fátima, a 13/7/1917, a SSma. Virgem anunciou que viria pedir a comunhão reparadora nos primeiros sábados”. Mais tarde, a 10/12/1925, quando a Irmã Lúcia já estava na Casa das Dorotéias, em Pontevedra, na Espanha, Nossa Senhora apareceu-lhe de novo. A Seu lado via-se o Menino Jesus, em cima de uma nuvem luminosa:

“Olha, minha filha – disse-lhe a Virgem Maria – o meu Coração cercado de espinhos que os homens ingratos a todos os momentos Me cravam com blasfêmias e ingratidões. Tu, ao menos, vê de Me consolar, e dize que todos aqueles que durante cinco meses, no primeiro sábado:

– se confessarem,
– receberem a sagrada comunhão,
– rezarem um terço e
– Me fizerem quinze minutos de companhia meditando nos mistérios do rosário com o fim de Me desagravar
– Eu prometo assisti-los na hora da morte com todas as graças necessárias para a salvação dessas almas.”

SÉ QUINZE ANOS ORATÓRIOS
Primeiro Sábado na Catedral da Sé, São Paulo

A Confissão

No dia 15 de fevereiro de 1926, apareceu-lhe de novo o Menino Jesus. Perguntou-lhe se já tinha espalhado a devoção à sua Santíssima Mãe. A Irmã Lúcia apresentou a dificuldade que algumas almas tinham de se confessar ao sábado, e pediu para ser válida a confissão de oito dias.

“Sim, pode ser de muitos mais ainda, contanto que, quando Me receberem, estejam em graça, e que tenham a intenção de desagravar o Imaculado Coração de Maria”

Exceção de cumprir no primeiro domingo de cada mês

Quatro anos depois, na madrugada de 29 para 30 de maio de 1930, Nosso Senhor revelou interiormente à Irmã Lúcia outro pormenor a respeito das comunhões reparadoras dos cinco primeiros sábados:

– E quem não puder cumprir com todas as condições no sábado, não satisfará com os domingos? – Perguntou a religiosa.

– Será igualmente aceita a prática desta devoção no domingo seguinte ao primeiro sábado, quando os meus Sacerdotes, por justos motivos, assim o concederem às almas. – respondeu Nosso Senhor.

Por que cinco sábados

Esta pergunta, levantada por muitos, também a fez a Irmã Lúcia a Nosso Senhor, que assim lhe respondeu:

“Minha filha, o motivo é simples: são cinco as espécies de ofensas e blasfêmias proferidas contra o Imaculado Coração de Maria.

1ª. As blasfêmias contra a Imaculada Conceição;
2ª. Contra a sua virgindade;
3ª. Contra a maternidade divina, recusando, ao mesmo tempo, recebê-La como Mãe dos homens;
4ª. Os que procuram publicamente infundir, nos corações das crianças, a indiferença, o desprezo, e até o ódio para com esta Imaculada Mãe;
5ª. Os que A ultrajam diretamente nas Suas sagradas imagens”.

(Cfr. Memórias e Cartas da Irmã Lúcia, Porto, 1973).

Em todo o Brasil, mais de 800 paróquias já realizam esta devoção, sendo uma ocasião de abundantes graças espirituais para os fiéis que dela participam.

mons. joao
Para conhecer as cidades onde são realizados os Primeiros Sábados, clique nas regiões abaixo, e depois, clique no Estado que desejar e aparecerá a lista das paróquias, com endereço, horário de início do programa e telefone para contato.

 Região Norte

Região Nordeste

Região Centro-Oeste

Região Sudeste

Região Sul

18 respostas para “Primeiro Sábado”

  1. Já sou Legionaria e participo do Movimento Sacerdotal Mariano. Quero muito praticar está devoção do primeiro Sábado de cada mês.
    Salve Maria!

  2. Em Maio nos dá minha paróquia São Miguel Arcanjo Riacho Fundo 1,Brasília, faremos 8 anos de apostolado! Foram muitas lutas confeço! Maiores foram as vitórias e as graças recebidas,por Nossa Senhora, através dos oratórios nas casas! Rezo e sempre peço a Nossa Mãezinha a graça da perseverança! E a bênção para que os Arautos continuarem e a nos Coordenadores possamos ser fiéis a missão que Nossa Senhora nos confiou! Salve Maria!!!! (Liene supervisora geral dos oratorios)

  3. Que Nossa Senhora fortaleça nossos coordenadores para que a devoção a Nossa Senhora se propague fervorosamente. Estamos iniciando agora o Apostolado do Oratório. Salve Maria

  4. Oque me deixa feliz é a catequese que temos em cada explicações….Muito bom entender o significado dos cinco sabados….
    Salve Maria!

  5. Os Arautos do Evangelho são uma família verdadeira. Nos momentos mais difíceis da nossa vida com quem a agente pode contar com eles sempre a qualquer hora. Muito obrigada meu Deus por ter nos enviado eles para nossa vida. Wanda Freitas da Silva Costa

  6. Salve Maria! …No amor de Jesus!

    Amados, completamos em 7 de fevereiro de 2015, 1 ano de devoção e desagravo ao imaculado coração de Nossa Senhora, para nós é uma grande alegria fazer parte da família dos Arautos do Evangelho, apos a missão em Nossa Paróquia Sagrada Família- Bauru, SP. Em janeiro de 2014, recebemos a Cavalaria de Maria e assumimos este compromisso com esta devoção mariana , que amamos, temos 10 oratórios, que vistam 280 famílias, é uma benção de Deus, para nós!
    E todo 1º Sábado, rezamos o terço com muita devoção e amor com as famílias, as 18:30 na Paróquia, em seguida participamos da Santa missa, é uma alegria para todos nos!
    Agradecemos por tudo e pelas graças recebidas por esta devoção, que Deus continue abençoando a missão de vocês! Fiquem com Jesus e a proteção de Nossa Senhora! Paz…

    Lucy Perazzo – Coord. de Oratório
    Paróquia Sagrada Família- Bauru/SP

  7. Lindíssima essa devoção! O Oratório irá chegar aqui em Monteiro, e eu prometo falar com o meu pároco para todos os Primeiros Sábados fazermos esta comunhão reparadora!
    Agradeço aos Arautos do Evangelho que têm levado Nossa Senhora a todos os corações!
    Maria Rainha dos corações, rogai, rogai por nós.
    Salve Maria Imaculada!
    Em Jesus e Maria
    Afonnso Alder
    Monteiro-PB

  8. É realmente uma devoção extraordinária, lindíssima e que nos leva ao Céu! Tudo a pedido de Nossa Senhora.

  9. Parabéns, por estarem atendendo ao pedido de Nossa Senhora! Que mais podemos desejar neste mundo escravo do mal do que ir para o céu? E que maneira mais certa de ir para o céu do que fazer os 5 primeiros sábados? Obrigado, Mãe Santíssima, e vocês. Eterno Deus lhes pague.

  10. Já estive presente em uma dessas belíssimas cerimônias em honrra de Nossa Senhora. Que Deus abençôe os Arautos do Evangelho e a todos os que de alguma forma colabram com esta santa obra! Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

  11. Boa tarde!
    Venho dar-vos os parabéns pelos bons momentos que me propocionaram esta tarde na igreja de Santo Ovideo – Gaia.
    Apesar de estar a passar um momento muito dificil e complicado da minha vida e ter muita Fé, estes momentos foram uma lufada de ar no meu coração. OBRIGADA.
    Cumprimnetos,
    Mª da Luz

Deixe uma resposta