ORAÇÃO PARA ANTES DA COMUNHÃO
Ó Deus onipotente e eterno
(São Tomás de Aquino)
Ó Deus onipotente e eterno, eis que me vou aproximar do Sacramento de Vosso Filho Unigênito, Nosso Senhor Jesus Cristo.
Venho como enfermo, ao Médico da vida, como impuro à fonte de misericórdia, como um cego à Luz da eterna claridade, como pobre indigente, ao Senhor do céu e da terra.
Reclamo, pois, a abundância de vossas liberalidades infinitas, para que Vos digneis curar-me de minhas enfermidades, lavar-me as máculas, iluminar-me a cegueira, enriquecer-me a pobreza, vestir-me a nudez, de modo a que possa receber o Pão dos Anjos, o Rei dos reis e o Senhor dos senhores, com tanto respeito e humildade, tanta contrição e recolhimento, uma pureza e uma fé tão vivas, um bom propósito e intenção tais como requer a salvação de minha alma.
Concedei-me, Vo-lo suplico, que eu receba não somente o Sacramento do Corpo e do Sangue do Senhor, como também o efeito e a força deste Sacramento.
Ó Deus clementíssimo, já que me é dado receber o Corpo de vosso Filho Unigênito, Nosso Senhor Jesus Cristo, este mesmo Corpo que Ele tomou no seio da Virgem Maria, fazei que eu O receba com disposições tais, que mereça ser integrado em Seu Corpo místico e contado entre Seus membros.
Ó Pai clementíssimo, concedei-me contemplar, enfim, face a face, por toda a eternidade, Vosso Filho dileto, o qual, neste peregrinar terrestre, me preparo para receber sob os véus sacramentais.
Ele que, sendo Deus, convosco vive e reina em união com o Espírito Santo, por todos os séculos. Amém.
BREVE AÇÃO DE GRAÇAS PARA DEPOIS DA COMUNHÃO
É sumamente recomendável que após o recebimento da Sagrada Comunhão, o fiel, de joelhos, dirija a Deus orações de ação de graças. Além dos atos de fé, adoração, agradecimento, etc., é muito conveniente aproveitar o momento para oferecer a Comunhão em desagravo aos pecados que mais ofendem o Sagrado Coração de Jesus e o Imaculado Coração de Maria.
Ato de Fé
Senhor meu, Jesus Cristo, creio que estais verdadeiramente no meu coração com vosso Corpo, Sangue, Alma e Divindade; eu o creio mais firmemente do que se Vos visse com meus próprios olhos.
Ato de Adoração
Ó meu Jesus, eu Vos adoro presente no meu coração, e me uno a Maria Santíssima, aos Anjos e aos Santos para Vos adorar como mereceis.
Ato de Agradecimento
Ó Jesus, Senhor meu, eu Vos agradeço de todo o coração por terdes querido vir habitar na minha alma. Virgem Santíssima, Anjo de minha guarda, e vós todos, Anjos e Santos do Céu, agradecei a Jesus por mim.
Ato de Caridade
Ó Jesus, meu Deus e meu Senhor, eu Vos amo de todo o meu coração e desejo amar-Vos quanto o mereceis; fazei que Vos ame sobre todas as coisas, agora e por toda a eternidade.
Ato de Oferecimento
Ó meu Jesus, Vós Vos destes todo a mim e eu me dou todo a Vós; ofereço-Vos meu coração e minha alma, consagro-Vos toda a minha vida e quero ser vosso por toda a eternidade.
Ato de Esperança
Ó meu Jesus, agora que estais presente na minha alma, espero que nunca mais Vos separeis de mim, mas que ficareis sempre comigo, comunicando-me vossa divina graça.
Ato de Petição
Ó meu Jesus, dai-me, eu Vo-lo peço, todas as graças espirituais e temporais que conheceis serem necessárias à minha alma; encomendo-Vos também as necessidades dos meus superiores, parentes, amigos, benfeitores, e as das santas almas do Purgatório.
Oração a Jesus Crucificado
Eis-me aqui, ó bom e dulcíssimo Jesus; prostrado de joelhos diante da vossa Divina Presença, Vos peço e suplico com o mais ardente fervor, que imprimais no meu coração vivos sentimentos de fé, esperança e caridade, e um verdadeiro arrependimento dos meus pecados, com vontade firmíssima de os emendar; enquanto eu, com grande afeto e dor de alma, considero e medito nas vossas Cinco Chagas, tendo diante dos olhos o que já o Santo Profeta David dizia por Vós, ó bom Jesus: “Trespassaram as minhas mãos e os meus pés, e contaram todos os meus ossos”.
Veja também: Para uma boa Confissão