Nossa Senhora do Carmo, Fátima e os Arautos do Evangelho

A devoção dos Arautos do Evangelho à Virgem do Carmo é muito entranhada. Veja alguns fatos desta ligação:

– O encontro de seu fundador, Mons. João S. Clá Dias com seu mestre, modelo e guia, Plinio Corrêa de Oliveira, deu-se há exatos 65 anos na Basílica de Nossa Senhora do Carmo, em São Paulo, e ali estavam como que recolhidas as sementes de todos os frutos que mais tarde essa obra produziria. Na realidade, foi precisamente por essa união de corações que nasceram inúmeras iniciativas como, por exemplo, a instituição de um gérmen de vida comunitária, misto de contemplação e ação, ainda nos primórdios da entidade.

– Dr. Plinio fazia parte efetivamente da Ordem do Carmo, pois era membro de sua Ordem Terceira — o ramo dos leigos vinculados ao Carmo. Foi, inclusive, diversas vezes o Prior e Mestre de noviços do Sodalício Virgo Flos Carmeli. Além disso, exerceu, por 20 anos, a função de advogado da Província Carmelitana Fluminense, que englobava São Paulo.

– O hábito dos Arautos do Evangelho são revestidos pelo escapulário do Carmo, marcado com a cruz de Santiago.

– O nome dado à sua ordem clerical foi de Sociedade Clerical Virgo Flos Carmeli.

– A grande devoção a Nossa Senhora de Fátima, que marca a instituição dos Arautos, também aí há um fato de ligação com Nossa Senhora do Carmo, pois foi na última das aparições em Fátima, em 13 de outubro, que Nossa Senhora se mostrou como Nossa Senhora do Carmo, conforme descrito pela Ir. Lúcia:

“(…)Junto ao sol apareceu a Sagrada Família: São José, com o Menino Jesus nos braços, e Nossa Senhora do Rosário. Traçando três vezes no ar uma cruz, São José abençoou o povo e o Menino Jesus fez o mesmo… Em seguida, apareceu Nossa Senhora do Carmo, coroada Rainha do Céu e do Universo, com o Menino Jesus ao colo.(…)”

Portanto, motivos há de sobra para celebrarmos com imensa devoção a Festa da Virgem do Carmo neste dia 16 de julho que se aproxima. 🙏 Participe conosco também desta alegria e comemoração.

amor aparecida apostolado apostolado do oratório arautos do evangelho arautos sacerdotes cidades comentario ao evangelho comunhão reparadora comunidade coordenadores Cristo deus devoção encontro eucaristia evangelho familias fátima grupos do oratorio heraldos del evangelio igreja imaculado coração de maria jesus liturgia maria meditação missa missao mariana Monsenhor João Clá Dias natal Nossa Senhora nossa senhora de fátima nosso senhor Notícias o inédito sobre os evangelhos oratório oração paróquia peregrinação Plinio Correa de Olivieira primeiro sábado santa missa santíssima virgem

Deixe uma resposta