Há 521 anos acontecia a primeira missa no Brasil

A primeira Missa celebrada no Brasil completa 521 anos. No dia 22 de abril de 1500, chegaram as 13 caravelas lideradas por Pedro Alvares Cabral, era oitava de Páscoa, por isso, o monte avistado pelos portugueses do mar foi batizado de Monte Pascoal.

E na praia da Coroa Vermelha, em Porto Seguro, litoral sul da Bahia, no dia 26 de abril de 1500, domingo, foi celebrada a primeira Missa em solo brasileiro.

O escrivão Pero Vaz de Caminha descreve o acontecimento em uma carta ao rei de Portugal, D. Manuel: “Depois de 47 dias navegando pelo oceano Atlântico, ao chegarem à praia da Coroa Vermelha, dois carpinteiros fizeram uma Cruz e a plantaram na areia”.

A Missa foi celebrada pelo Frei Henrique, com mais alguns clérigos. Participaram da celebração mil homens, entre oficiais e marinheiros, e cerca de duzentos índios, que acompanhavam o que acontecia com atenção, respeito e adoração.

Assim teve início a história do nosso país: embaixo de uma Cruz. O primeiro e mais importante ato após a chegada dos portugueses aqui: a celebração do santo sacrifício da Santa Missa. Assim, nasceu o que, hoje, é considerado o maior país católico do mundo.


Fonte: ChurchPop.

amor aparecida apostolado apostolado do oratório arautos do evangelho arautos sacerdotes cidades comentario ao evangelho comunhão reparadora comunidade coordenadores Cristo deus devoção encontro eucaristia evangelho familias fátima grupos do oratorio heraldos del evangelio igreja imaculado coração de maria jesus liturgia maria meditação missa missao mariana Monsenhor João Clá Dias natal Nossa Senhora nossa senhora de fátima nosso senhor Notícias o inédito sobre os evangelhos oratório oração paróquia peregrinação Plinio Correa de Olivieira primeiro sábado santa missa santíssima virgem

Deixe uma resposta