5 remédios contra a tristeza, segundo São Tomás de Aquino

Por ser uma das emoções básicas e universais é impossível não sentir a tristeza. Mas São Tomás de Aquino nos dá algumas orientações de como lidar com ela.

Todos nós passamos por dias de tristeza e cansaço que contaminam nossa animação e podem dificultar a superação dos problemas e circunstâncias que precisamos enfrentar.

Pode ser caracterizada pela falta de ânimo, empenho, entusiasmo, como se as coisas não possuíssem mais brilho, porém é um estado emocional passageiro. “A tristeza é um canal onde nós podemos colocar para fora e expressar a frustração, a solidão, culpa, cansaço, decepção e até dor extrema”, explica a psicóloga Silvana Calixto, especialista em terapia familiar.

Por ser uma das emoções básicas e universais, como a alegria, o medo, o nojo e a raiva, é impossível não a sentir, salvo no acometimento de enfermidades mentais ou cognitivas, esclarece a psicóloga. Portanto, para minimizá-la ou afastá-la, podemos buscar algumas atitudes, importantes principalmente nesse período pandêmico.

“A pandemia tem trazido uma tristeza social, pois nunca tivemos tantos lutos, ainda que não na nossa família, mas nos vizinhos e noticiários. Então, fatalmente a tristeza tem permeado mais a nossa sociedade, acompanhando o nível de ansiedade que tem aumentado demasiadamente”, conta Silvana.

Assim Tomás de Aquino, santo católico, professor, teólogo e filósofo, apresenta cinco remédios contra a tristeza com eficácia surpreendente, confira:

Conceder-se algum prazer

A tristeza tira a cor e a perspectiva de coisas boas, de futuro, as pessoas perdem até o apetite, então conforme o momento de tristeza que a pessoa está passando não tem vontade de usufruir de nada prazeroso, conta a psicóloga.

No entanto, o prazer está para a tristeza, assim como o descanso para a fadiga. Assim, como o repouso do corpo é remédio contra a fadiga proveniente de qualquer causa não natural, assim o prazer é remédio para mitigar a tristeza, qualquer que ela seja, diz São Tomás de Aquino.

Portanto, todas as coisas (sejam pequenas ou grandes) que mudem a rotina e nos tragam prazer, como tomar um bom vinho, comer aquele chocolate ou o prato favorito, assistir a um filme ou brincar com o cachorro podem ajudar a afastar a tristeza.

Chorar

O segundo remédio é o choro, e embora possamos entendê-lo como o próprio efeito da tristeza, as lágrimas a aliviam, considerando que colocar para fora o sentimento através do pranto diminui internamente a tristeza.

Silvana confirma que o choro é um dos elementos mais saudáveis para trazer a catarse da tristeza interna, pois toda pessoa que sufoca a sua emoção tentando não a expressar acaba forçando o corpo a manifestar essa dor em outro elemento, em outra parte do corpo. “Então, às vezes, a pessoa desencadeia uma enxaqueca, uma gastrite, uma dor na coluna, uma tensão desnecessária porque ela não se permitiu chorar”, complementa.

O choro é um grande aliado para ajudar a desfazer o nó da garganta e, por meio de sua linguagem, podemos nos expressar e não deixamos que a tristeza consuma nossas forças.

Silvana Calixto destaca a importância do choro principalmente no processo do luto: “Nossa sociedade tem retirado o direito ao luto. Então eu creio que nós temos que permitir que as pessoas chorem, manifestem a sua dor e a coloquem para fora, porque isso estabiliza a sua psique e até a bioquímica interna, o choro é muito saudável”.

Amigos que se compadecem conosco

As amizades nos permitem entender que não estamos sozinhos, ajudando a pensar em coisas diferentes, contribuindo para que a emoção diminua um pouco, possibilitando a vazão para que possamos pensar em coisas novas, ou pelo menos lembrar de coisas boas que fez, segundo Silvana.

A amizade se manifesta tanto por nos alegrarmos com os alegres como por nos compadecermos dos que sofrem, acredita Tomás de Aquino e por isso ambas as coisas se tornam agradáveis. Além disso, a relação entre amigos impõe uma reciprocidade. Portanto, quando vemos nossos amigos tristes por causa da nossa tristeza, imaginamos que carregam conosco a nossa carga para nos aliviarem; e assim se torna mais leve o peso da tristeza, assim como se dá quando transportamos objetos pesados com outra pessoa, explica o filósofo.

Nesse tempo de pandemia, por exemplo, o luto com a perda de alguém importante traz muita tristeza. “Às vezes, sentar-se com os amigos e lembrar de momentos alegres que a pessoa que faleceu teve, como algumas falas ou momentos engraçados, tornam esse momento de dor, de luto e tristeza mais leve, trazendo realmente à memória coisas que dão esperança à pessoa”, orienta Silvana.

Contemplação da verdade

O quarto remédio é contemplarmos o esplendor das coisas, na natureza, numa obra de arte, ouvir uma música ou deixar-se surpreender com uma bela paisagem, ir à praia e ouvir o mar ou ir ao campo e ouvir os pássaros. É viver os pequenos detalhes que acabam passando desapercebidos na correria do cotidiano.

Silvana lembra que, muitas vezes, estar em contato com a natureza e os animais, e contemplar as coisas belas são coisas que fazem com que algumas pessoas diminuam a intensidade da sua tristeza. Durante a pandemia, com o isolamento social, podemos buscar contemplar obras de arte, mesmo que virtualmente, um belo filme ou uma música agradável, como também uma caminhada pelo bairro desfrutando do céu e da paisagem.

Tomar um banho e dormir

Que nada é mais relaxante do que um bom banho e se deitar para descansar, nós já sabemos. Mas e se também nos ajudasse naqueles dias mais tristes? Seria perfeito!

Para aliviar um mal interior, muitas condutas exteriores podem ser adotadas. Assim, a boa disposição do corpo interfere diretamente nas emoções que sentimos, como um refazer-se da natureza. “Um banho calmo e relaxante, assim como o sono podem até ser utilizados como um sistema de fuga, porém, ainda assim, aliviam a tensão do momento”, finaliza Silvana.

De onde vem essa dor e para onde vai? Devemos lembrar que cada pessoa reage diferente aos eventos que ocorrem na sua vida. Assim, para que se supere a tristeza, deve-se avaliar o pensamento que está gerando essa emoção e mudá-lo para que as novas emoções tenham espaço para serem geradas dentro de si mesmo, orienta Silvana.

Ela alerta ainda que caso a tristeza se perpetue por muito tempo, incapacitando o desempenho de atividades normais e interferindo na qualidade de vida, deve-se buscar tratamento médico, pois pode caracterizar uma possível depressão.


Conteúdo original: Gazeta do Povo em: https://www.semprefamilia.com.br/comportamento/remedios-contra-a-tristeza-segundo-sao-tomas-de-aquino/ Copyright © 2021, Todos os direitos reservados.

amor aparecida apostolado apostolado do oratório arautos do evangelho arautos sacerdotes cidades comentario ao evangelho comunhão reparadora comunidade coordenadores Cristo deus devoção encontro eucaristia evangelho familias fátima grupos do oratorio heraldos del evangelio igreja imaculado coração de maria jesus liturgia maria meditação missa missao mariana Monsenhor João Clá Dias natal Nossa Senhora nossa senhora de fátima nosso senhor Notícias o inédito sobre os evangelhos oratório oração paróquia peregrinação Plinio Correa de Olivieira primeiro sábado santa missa santíssima virgem

Deixe uma resposta