Devo perdoar uma só vez?

XXIV Domingo do Tempo Comum

Complexo é o problema do perdão. A Lei Antiga dava ao ofendido o direito à vingança. O Evangelho prescreve o dever de perdoar as ofensas e enaltece quem o faz. Ora, quais são os limites? Até que ponto deve ser pródiga a nossa misericórdia?

Mons. João S. Clá Dias, EP

Naquele tempo, 21 Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: “Senhor, quantas vezes devo perdoar, se meu irmão pecar contra mim? Até sete vezes?” 22 Jesus respondeu: “Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete. 23 Porque o Reino dos Céus é como um rei que resolveu acertar as contas com seus empregados. 24 Quando começou o acerto, trouxeram-lhe um que lhe devia uma enorme fortuna. 25 Como o empregado não tivesse com que pagar, o patrão mandou que fosse vendido como escravo, junto com a mulher e os filhos e tudo o que possuía, para que pagasse a dívida. 26 O empregado, porém, caiu aos pés do patrão e, prostrado, suplicava: ‘Dá-me um prazo, e eu te pagarei tudo!’ 27 Diante disso, o patrão teve compaixão, soltou o empregado e perdoou-lhe a dívida. 28 Ao sair dali, aquele empregado encontrou um dos seus companheiros que lhe devia apenas cem moedas. Ele o agarrou e começou a sufocá-lo, dizendo: ‘Paga o que me deves’. 29 O companheiro, caindo aos seus pés, suplicava: ‘Dá-me um prazo, e eu te pagarei!’ 30 Mas o empregado não quis saber disso. Saiu e mandou jogá-lo na prisão, até que pagasse o que devia. 31 Vendo o que havia acontecido, os outros empregados ficaram muito tristes, procuraram o patrão e lhe contaram tudo. 32 Então o patrão mandou chamá-lo e lhe disse: ‘Empregado perverso, eu te perdoei toda a tua dívida, porque tu me suplicaste. 33 Não devias tu também ter compaixão do teu companheiro, como eu tive compaixão de ti?’ 34 O patrão indignou-se e mandou entregar aquele empregado aos torturadores, até que pagasse toda a sua dívida. 35 É assim que o meu Pai que está nos Céus fará convosco, se cada um não perdoar de coração ao seu irmão” (Mt 18, 21-35).

Quais os limites do perdão?

Os Apóstolos haviam sido formados numa escola completamente diferente à do Messias. A própria Lei de Moisés era severíssima, e certas faltas, como a blasfêmia contra Deus, eram castigadas com a morte imediata por apedrejamento (cf. Lv 24, 14-16).

São Pedro acabava de ouvir Nosso Senhor discorrer a respeito do relacionamento humano, ao falar de como tratar as crianças, da parábola da ovelha perdida, e da correção fraterna.
E, por certo, pensava estar agindo bem ao formular a pergunta: “Senhor, quantas vezes devo perdoar, se meu irmão pecar contra mim? Até sete vezes?”. Comenta Lagrange: “Pedro sabe bem que é preciso perdoar a um irmão. Mas quais são os limites? Julga ele estar bem de acordo com o espírito de Jesus propondo sete vezes”.

Maldonado vai mais longe, ao lembrar nesta passagem a opinião de Crisóstomo e Eutímio, de que São Pedro “foi movido por certo espírito de vanglória e desejo de alcançar fama de misericordioso, porque lhe parecia grande façanha dizer, embora com hesitação, que era necessário perdoar sete vezes o pecador”.

Ora, na realidade, a atitude do Príncipe dos Apóstolos mostra quão influenciado ainda estava ele pelos critérios de sua época, segundo os quais a doutrina ensinada por Nosso Senhor parecia absurda. Na consideração de São João Crisóstomo, sua pergunta equivalia a dizer: “Se meu irmão continua pecando e arrependendo-se quando corrigido, quantas vezes nos mandas aturar isso? Porque para aquele que não se arrepende nem se condena a si mesmo, já estabeleceste um limite, ao dizer: ‘Seja para ti como um gentio e publicano’. Não, porém, para quem se arrepende: a este nos ordenas tolerar. Quantas vezes, então, devo suportá-lo se, sendo repreendido, se arrepende?”.

Cristo veio trazer misericórdia infinita

Sete era um número simbólico na Antiguidade, e significava “inúmeras vezes”. Para mostrar como era de fato ilimitado o perdão que se devia dar ao irmão, Nosso Senhor usa a fórmula “setenta vezes sete”, ou seja, o muito multiplicado por muito mais.

Com essa expressão, continua Crisóstomo, não pretende Jesus “fixar um número, mas sim dar a entender que se deve perdoar ilimitadamente, continuamente e sempre”. À misericórdia sempre parcimoniosa do homem, o Mestre contrapõe sua misericórdia infinita.

Perdoar assemelha o homem a Deus

Deus tem, por assim dizer, necessidade de ser misericordioso. “A onipotência de Deus se manifesta, sobretudo, perdoando e praticando a misericórdia, porque, por essas ações, se mostra que Deus tem o supremo poder”, ensina São Tomás.

Ora, é conforme a esse modelo de superabundante clemência que devemos nos amar uns aos outros. E, à imitação de nosso Criador, precisamos perdoar de tal forma, que até esqueçamos a ofensa recebida.

Perdoar, entretanto, nem sempre é fácil. Exige vencer o amor–próprio que deseja represálias e guarda rancor no coração. Mas, se a vingança está de acordo com a natureza humana decaída, “nada nos assemelha tanto a Deus quanto estar sempre prontos a perdoar os maus e os que nos ofendem”, escreve São João Crisóstomo. Não é na riqueza nem no poder, e sim na capacidade de perdão que a pessoa manifesta sua verdadeira grandeza de alma. Se pagar o bem com o mal é diabólico, e pagar o bem com o bem é mera obrigação, pagar o mal com o bem é divino. Deste modo deve proceder doravante o homem divinizado pela graça comprada com o preciosíssimo Sangue do Redentor.


O inédito sobre os Evangelhos. Comentários aos Evangelhos dominicais. Ano A. Vol. II.


amor aparecida apostolado apostolado do oratório arautos do evangelho arautos sacerdotes cidades comentario ao evangelho comunhão reparadora comunidade coordenadores Cristo deus devoção encontro eucaristia evangelho familias fátima grupos do oratorio heraldos del evangelio igreja imaculado coração de maria jesus liturgia maria meditação missa missao mariana Monsenhor João Clá Dias natal Nossa Senhora nossa senhora de fátima nosso senhor Notícias o inédito sobre os evangelhos oratório oração paróquia peregrinação Plinio Correa de Olivieira primeiro sábado santa missa santíssima virgem

Uma resposta para “Devo perdoar uma só vez?”

Deixe uma resposta