Santos Anjos da Guarda

Quem neste mundo não gostaria de ter alguém de inteira confiança ao seu lado, pronto para atendê-lo a qualquer hora do dia ou da noite, seja em que situação estiver?

Ir. Jurandir Bastos, EP

Quem não desejaria ter a todo instante junto a si alguém capaz de defendê-lo nos perigos e, ao mesmo tempo, disposto a animá-lo, fortalecê-lo e estimulá-lo nas horas de provação? Pois bem, em sua infinita bondade e misericórdia para com o gênero humano, Deus destinou para cada homem um Anjo da Guarda, que constantemente lhe vela e cuida.

Sim, ele é nosso companheiro nesta vida e na eternidade. Entretanto, é um amigo discreto que, apesar de quase nunca se revelar como tal, admoesta, ensina, ajuda e inspira de muitas maneiras: ora por uma aguilhoada na consciência, ora por um conselho, ora pela sensibilidade a algum fenômeno natural. Basta uma condição: sermos sensíveis às suas moções.

Estejamos atentos às suas inspirações

Os homens dispõem individualmente, portanto, de um príncipe da corte celeste que nunca os abandona, por mais que sejam culpados ou passem por terríveis situações. Ele é um fiel guardião pronto a incliná-los ao bem ou comunicar-lhes a vontade divina. Porém, é respeitoso e quer nossa colaboração e atenção às suas inspirações.

Incumbido por Maria Santíssima, Rainha dos Anjos, de nos cuidar, arde em desejo de nos fazer o bem, mas muitas vezes não lhe é permitido por Deus tomar a iniciativa. Com frequência fica ele, por assim dizer, aguardando “de braços cruzados” que o invoquemos, para nos vir auxiliar.

Estejamos, pois, atentos à sua presença e inspirações, e invoquemo-lo a todo momento dizendo, por exemplo, a conhecida oração: “Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, já que a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege, guarda, governa e ilumina. Amém”.

Que estas considerações nos ajudem a crescer na devoção aos Santos Anjos da Guarda, nossos valorosos intercessores celestes e verdadeiros amigos, e estejamos convictos de que, em qualquer necessidade ou tribulação, ali estão eles para nos defender e conduzir ao termo final de nossa missão nesta vida: a bem-aventurança eterna. ♦

Compartilhe/evangelize!

Deixe uma resposta