Brasil, grande nação missionária

O Brasil tem de ser o grande arauto da realeza de Jesus Cristo . E para cumprir sua missão, é preciso que ele atenda ao apelo marial de Fátima, torne-se um pregoeiro infatigável da devoção a Nossa Senhora . As devoções marianas são as estradas reais pelas quais se chega a Nosso Senhor Jesus Cristo

 


O Brasil deve à ação missionária dos portugueses a suprema graça de pertencer à Igreja . Era bom que se lembrasse isto no mês das Missões: o Brasil nasceu como uma realização missionária.

Portugal não encerrou o ciclo de seus feitos religiosos com as navegações. A Providência Divina confiou ao povo português outra grande obra missionária. Querendo falar ao mundo, Nossa Senhora escolheu três pequeninos portugueses como seus arautos. Em Fátima, Nossa Senhora fez revelações de um alcance universal.

Toda a crise contemporânea e suas raízes profundas de impiedade e pecado, os cataclismos universais que dela vão nascer, tudo o que mais a fundo interessa à humanidade inteira nas terríveis convulsões de hoje Nossa Senhora o confiou a três pastorinhos portugueses, para que dos lábios desses pequeninos pendesse para o mundo orgulhoso e abatido a terrível e maravilhosa mensagem.

É impossível não ver que Nossa Senhora concedeu à antiga nação missionária uma grande tarefa histórica a realizar. Os que eram ontem arautos de Cristo são acrescidos de mais um título: arautos da Virgem. As nações de língua portuguesa juntamente com Portugal têm a incumbência de pregar a todos os povos o grande fato religioso do século XX, que são as aparições de Fátima. Este mês missionário tem duas grandes festas de Maria: Nossa Senhora do Rosário e Nossa Senhora de Fátima.

Fruto de um esforço missionário, o Brasil foi sempre ardente devoto de Maria Santíssima. A festa de Fátima tem para nós um especialíssimo significado, pois lembra de modo muito especial que estamos no momento de produzir, para a dilatação do Reino de Cristo, os frutos que as inúmeras graças e dons sobrenaturais e naturais de que fomos cumulados nos obrigam a dar ao mundo.

Nosso imenso País entra para a primeira plana da vida internacional precisamente em uma quadra na qual o esforço missionário é mais necessário do que nunca.

Não se trata só de conduzir ao redil de Jesus Cristo as nações do Oriente. É no Ocidente, no próprio grêmio da Cristandade em ruínas que se instalou um paganismo mil vezes pior do que o antigo. O neopaganismo contemporâneo não tem a explicação tantas vezes cabível quanto aos pagãos orientais: a ignorância . No paganismo ocidental fermenta a apostasia, o pecado contra o Espírito Santo, o amor deliberado e satânico ao erro e ao mal. É contra os hereges de hoje, que perderam suas últimas tintas de Cristianismo, que o esforço missionário do Brasil se torna necessário.

O Brasil tem de ser o grande arauto da realeza de Jesus Cristo . E para cumprir sua missão, é preciso que ele atenda ao apelo marial de Fátima, torne-se um pregoeiro infatigável da devoção a Nossa Senhora . As devoções marianas são as estradas reais pelas quais se chega a Nosso Senhor Jesus Cristo.

Em Fátima, Nossa Senhora recomendou duas devoções, de modo todo particular . A elas há de se apegar o Brasil com o maior fervor . Uma é a do Coração Imaculado de Maria . Outra é a do Santo Rosário.

Se o Brasil quiser ser a grande nação de cruzados e missionários, é por meio de uma ardente piedade marial que conseguirá essa graça . E se quiser essa graça, há de implorá-la pelos meios que a própria Virgem indicou .*

* * * * * * * *

Cientes desta realidade, os missionários dos Arautos do Evangelho há anos percorrem o Brasil de norte a sul para levar às famílias o bom odor de Nosso Senhor Jesus Cristo, através da devoção a Nossa Senhora de Fátima, marco de nosso tempo, conforme palavras de São João Paulo II na audiência de aprovação dos Arautos em 2001, quando disse:

“Sede mensageiros do Evangelho, por intermédio do Imaculado Coração de Maria.”

Nos meses de agosto e setembro, a Cavalaria de Maria percorreu mais de 2.200 km evangelizando as cidades de Joinville/SC, Aparecida/SP, Valparaíso de Goiás, Brazlandia e Guará I no Distrito Federal.

Um dos frutos das missões é a formação de novos grupos do Apostolado do Oratório nas casas visitadas. Veja abaixo fotos de momentos dessas missões.

_______________
* Plinio Corrêa de Oliveira.  Excertos do artigo “Fátima” em O Legionário, 7/10/1945 .

Deixe uma resposta