XV Peregrinação Nacional do Apostolado do Oratório de Guatemala

No domingo, 22 de setembro de 2019, realizou-se uma procissão pelas ruas de Antigua, Guatemala, a partir da Igreja de Jocotenango, até chegar ao Santuário de Santo Irmão Pedro, apóstolo do país

A jornada de três quilômetros que durou 4 horas passou pela Igreja das Mercês, a Catedral, onde em sua vigília o pároco nos deu uma bênção especial. A Imagem do Imaculado Coração de Maria foi levada em um belo andor florido com centenas de rosas que formaram um tapete vermelho, o qual contrastava com o tom claro da Imagem. Doze pessoas carregaram o andor, em 52 turnos, atingindo um total de 624 pessoas.

Mais de 2.000 pessoas provenientes de Santa Rosa, Santa María Ixhuatán, Chiantla-Huehuetenango, Chimaltenango, Atitlan, Olintepeque-Qutzaltenango, Villa Canales, Palencia, San José Pinula, San Miguel Petapa, da capital, e claro, de Antígua, acompanharam com piedade e entusiasmo.

Adiante ia a banda do Instituto Rafael Landívar com 80 componentes, que tocavam com energia, disciplina e decisão as marchas  que animaram toda a procissão e bem junto ao andor uma outra banda também acompanhava.

Olhando para os 4 quarteirões da procissão, o que se via era uma combinação de desfile e procissão religiosa, com muito colorido das bandeiras dos arautos e de Fátima, que esvoaçavam junto com os hábitos vistosos da Ordem I e dos terciários dos Arautos do Evangelho. Os jovens arautos iam em formação, compenetrados e com os seus rosários na mão.

Dezenas de oratórios foram levados pelos coordenadores em seus próprios braços. Uma senhora de San Marcos disse que tinham saído às 3 da manhã, juntamente com 40 pessoas em um ônibus e estavam felizes por estar presentes. Outro comentou: “é a primeira vez que eu venho, mas valeu a pena e eu estarei de volta na próxima vez.”

Foram registrados numerosos testemunhos de pessoas que receberam curas de Jesus através de Nossa Senhora de Fátima. Uma coordenadora de Santa Maria Ixhuatán disse que, enquanto o oratório estava em sua casa, roubaram a moto de seu marido. Orou e pediu a Nossa Senhora para devolvê-la, o que aconteceu no dia seguinte. E também narraram graças interiores que receberam, como eles receberam força, confiança no meio de provações espirituais, tentações e aflições.

Uma senhora Argentina que estava visitando Antigua tirou fotos e se aproximou de um arauto para perguntar o que estava sendo comemorado e disse estar muito emocionada,  porque ela tinha estudado na escola de Fátima, em Buenos Aires e sempre foi devota de Nossa Senhora,  e qual não foi a sua surpresa em encontrá-LA aqui. Muito agradecida, felicitou a todos e se inscreveu para receber publicações.

A esposa de um médico comentou: “Esta procissão é magna, impacta e impressiona. Parabéns!”

Frei Atilio Prandina O.F.M. reitor do Santuário do Irmão Pedro coroou Nossa Senhora no átrio da Igreja e acolheu os peregrinos com estas palavras: “todos os anos vejo mais pessoas que vêm nesta peregrinação com os arautos o que me dá alegria”. Na verdade, a Igreja foi preenchida inteiramente com pessoas ainda de pé.

E o celebrante padre Javier Pérez E.P., que foi encorajador e evangelizador durante toda a procissão, seja com canções, reflexões e no sermão fez uma relação inspirada entre o Santo Irmão Pedro e as profecias de Fátima, uma vez que o Santo que caminhou pelas ruas do Antígua e disse: “Lembre-se irmão que tem uma só alma e que você não pode perdê-la.” E isso foi exatamente o que disse Nossa Senhora para nós: rezar o Rosário, converter-se, rejeitar o pecado para que possa haver paz.

Durante a procissão as nuvens negras ameaçaram chiver, o que poderia danificar os tapetes preparados, mas o Céu estava do nosso lado! Pois chegamos, entramos no santuário e logo após, a chuva pesada caiu!

Foi possível sentir aí a proteção materna de Nossa Senhora e de nosso querido Santo Irmão Pedro.

É justo agradecer à Monsenhor João S. Clá Dias E.P., Fundador dos Arautos do Evangelho, por sua inspiração profética neste maravilhoso Apostolado Mundial do Oratório que tanto bem faz às famílias e as unem em comunhão eclesial com os párocos.

Há 1.900 oratórios que circulam por toda a Guatemala e há cerca de 57.000 famílias recebendo em suas casas uma vez por mês a presença de Nossa Senhora.

Agradecemos a todos os coordenadores do oratório que se reuniram para este magnífico evento, a todos aqueles que ajudaram, colaboraram, em particular, mencionamos o município de Antígua e a capital que ajudaram nos turnos, nos percursos e na ordem do mesmo, e agradecemos a Padre Atilio e ao Santuário por ter recebido a nós e a paróquia de Jocotenango pela sua colaboração.

Veja fotos.

Deixe uma resposta