O significado da Quaresma

Altar da Basílica de Nossa Senhora do Rosário dos Arautos do Evangelho – Caieiras/SP

Com a Quarta-feira de Cinzas, iniciamos o tempo da Quaresma. Um período dedicado à reflexão e à conversão. Neste período que estamos iniciando, há alguns pontos que nos ajudarão a viver melhor este tempo de penitência. Por isso, transcrevemos abaixo a palavra de nosso assistente espiritual, onde dirige alguns conselhos para os participantes do Apostolado do Oratório do Imaculado Coração de Maria.


O significado da Quaresma


Pe. Antônio Guerra, E.P.
Assistente Espiritual do Apostolado do Oratório


Logo após o Carnaval, na Quarta-feira de Cinzas começa a Quaresma, período de preparação para o sublime mistério pascal de Cristo.

Esses quarenta dias se iniciam com a cerimônia da bênção e imposição das cinzas, símbolo de penitência e arrependimento por nossas faltas. “Convertei-vos e crede no Evangelho” é a fórmula litúrgica usada pelo sacerdote na ocasião, ecoando as palavras de Nosso Senhor Jesus Cristo em suas primeiras pregações na Galileia (Mc 1,15).

A Quaresma é, pois, um tempo de penitência, próprio para a revisão de nossas vidas, com propósitos de mudança e de sincera conversão. O pecado nos desvia do caminho do bem. A conversão é exatamente voltar ao rumo correto, fazer com que nossas vidas “entrem nos trilhos” que nos levarão ao Céu.

E uma autêntica conversão interior, que redunda em desejo de praticar boas obras. Por essa razão, a Igreja nos propõe o jejum, a oração e a esmola.

Exortamos aos integrantes do Apostolado do Oratório a adentrarem na Quaresma com o espírito de oração, praticando o jejum e a esmola. Assim poderemos receber as abundantes graças de conversão que a Divina Providência reserva para esse período.

Deixe uma resposta