Oratório no Pico das Bandeiras

No feriado de 15 de novembro, os alunos do Colégio Arautos do Evangelho de Campos/RJ, partiram para a cidade de Alto do Caparaó/MG, com o objetivo de escalarem o terceiro maior pico do Brasil, com 2.891 metros, o famoso e conhecido pico da Bandeira

Pe. Jorge Antonini, EP. Coordenador Geral do Apostolado do Oratório

Alto do Carapaó é uma cidade da Zona da Mata Mineira, próxima à  divisa com o Estado do Espírito Santo, e a origem do nome Carapaó é indígena, e significa: “Aguas que rolam sobre as pedras”.

Porque o nome Pico da Bandeira?

No ano de 1859, o imperador Dom Pedro II determinou que fosse colocada uma bandeira do Império naquele local que, na época, era tido como o ponto mais alto e imponente do Brasil.

A subida

Para chegar ao cume, são necessárias quatro horas de caminhada, as quais são realizadas em duas etapas, onde passamos por entre córregos, nascentes e belas cachoeiras.

Ao fim da primeira etapa, celebramos a Santa Missa no local chamado  “Terrreirão”, onde acampamos até às duas horas da madrugada, partindo em seguida.

Estava escuro, muito frio e uma névoa tomava conta do local, compondo o ambiente. Fomos seguindo as trilhas e admirando a natureza do local, bem como o silêncio reinante naquelas alturas.

Depois de longa caminhada em terrenos ásperos e rudes, finalmente chegamos ao Pico, ainda envolto pela neblina. Logo ao chegar, celebramos outra Missa junto ao Cruzeiro nas intenções de todos os participantes do Apostolado do Oratório, por suas famílias e grupos.

Valeu muito a pena os esforços para contemplarmos tantas maravilhas de Deus postas na natureza.

Clique nas fotos para visualizá-las em tamanho grande

____________________

Mapa: fonte: https://mapasblog.blogspot.com

Veja também:

Em busca das alturas!

No dia 9 de setembro, junto com um grupo de participantes e voluntários do Apostolado do Oratório realizamos a escalada da Serra do Lopo, um belo conjunto de montanhas situado na fronteira entre as cidades de Extrema/MG e Joanópolis/SP

2 respostas para “Oratório no Pico das Bandeiras”

  1. Salve Maria! Boa Tarde sr. Gil.

    Agradecemos seu contato e desejamos que Nossa Senhora o faça alcançar o “pico” da devoção a Ela, sinal infalível de salvação eterna.

    Apostolado do Oratório

  2. Muito bom vi estas imagens e me remeteram ha alguns anos passados quando lá fui, inclusive escalando, aos meus bons e saudosos 22 anos ,.Ha portanto 55 anos passados.Muito boas as fotos . Na época a cruz do cruzeiro era pequena
    O grupo deixou os nomes lá escritos. Não devem mais estar,
    .Gostei de relembrar;
    Parabens, não tivemos a sorte de la ter tido uma missa.

    Gil

Deixe uma resposta