O “Testamento” de Santa Bernadette Soubirous

Os médicos que pela primeira vez a exumaram, tiveram outra grande surpresa ao encontrar o seu fígado incorrupto, pois este é um dos primeiros órgãos que se decompõem… Também intactos estavam os seus dentes e as suas unhas. Além disso, depois de tantos anos da sua morte,  em seu corpo o sangue ainda continua líquido. Por esta razão a Igreja autorizou pô-la em uma urna de cristal em Nevers, exposta à veneração dos peregrinos. Santa Bernadette, nasceu no dia 7 de janeiro de 1844.

Marie Bernardette Soubirous, aquela que viu e conversou com a Virgem Maria em Lourdes, estando próxima de sua morte, ela contempla seu passado de miséria e de fome. Logo depois, pensa nos desprezos e injustiças que sofreu. Por último, medita sobre o abandono e a incompreensão que sempre a acompanhou.

Este é o seu: “Testamento Espiritual”.

“Pela pobreza de meu pai e pela ruína do moinho, pelas ovelhas doentes, graças vos dou, Senhor. Pelos meninos acudidos, pelas ovelhas que tomáveis conta, graças vos dou, Senhor! Graças, ó meu Deus, pelo Procurador, pelo comissário, pelos policiais, pelas duras palavras de Dom Peyramale. Por aqueles dias em que Vós me aparecestes, ó Virgem Maria. E por aqueles dias em que Vós não aparecestes. Eu não vos saberia agradecer de outra maneira a não ser agradecendo-vos no Paraíso.

Pelas bofetadas recebidas, pelos debiques, pelas injúrias e pelos ultrajes. Por aqueles que me mandaram prender como louca. Pela cólera que tiveram contra mim, por aqueles que me tomaram como interesseira… graças vos dou, Senhora! Pela ortografia que eu jamais consegui aprender, pela memória que eu jamais tive. Pela minha ignorância e por toda a minha estupidez, graças vos dou, Senhora!

Eu vos dou Graças, muitas graças porque se houvesse sobre a terra uma menina mais ignorante e mais estúpida do que eu Vós a teríeis escolhido para aparecer.

Graças por ter me dessedentado de amarguras a esse coração por demais tenro que Vós me destes. Pelos sarcasmos da madre mestra de noviças, por sua voz dura, pelas injustiças, pelas ironias, pelo pão da humilhação, muito obrigado! Graças por ter sido aquela privilegiada de ofensas, de quem as irmãs diziam: ‘Que sorte não ser como Bernadette!

Graças por ter sido a Bernadette ameaçada de prisão porque tinha visto a Virgem Maria. Olhada pelas pessoas como um animal raro.

Por esse corpo miserável que Vós me destes. Pelas minhas carnes em putrefação, pelos meus ossos com cáries, pelos meus suores, pela minha febre, pelas minhas dores surdas e agudas. Graças ó meu Deus! E por esse anseio que Vós me destes para o deserto da aridez interior. Pela vossa noite e pelos vossos relâmpagos, pelos vossos silêncios, mais uma vez, graças por tudo! Por Vós ausente e presente, graças, ó Jesus”.

Veja também: O corpo incorrupto de Santa Bernadette Soubirous


amor aparecida apostolado apostolado do oratório arautos do evangelho arautos sacerdotes cidades comentario ao evangelho comunhão reparadora comunidade coordenadores Cristo deus devoção encontro eucaristia evangelho familias fátima grupos do oratorio heraldos del evangelio igreja imaculado coração de maria jesus liturgia maria meditação missa missao mariana Monsenhor João Clá Dias natal Nossa Senhora nossa senhora de fátima nosso senhor Notícias o inédito sobre os evangelhos oratório oração paróquia peregrinação Plinio Correa de Olivieira primeiro sábado santa missa santíssima virgem

8 respostas para “O “Testamento” de Santa Bernadette Soubirous”

  1. Gratidão em qualquer circunstância resume a vida de Bernardete. Me sinto grato à ela por esse exemplo de amor e devoção a nossa senhora. Aprendi muito com ela lendo sua trajetória. Deus esteja com ela.

  2. Estou encantada por essa Santa… Um exemplo a ser seguido. Enquanto lia não consegui conter as lágrimas, imaginando por tudo que passou e enfrentou.

  3. Espetacular !!! Primeiro pela bondade Divina sempre, depois por ver alguém tão maravilhosa e superior do que nós em tudo o que realmente importa. Na sua humildade e “ignorância” se tornou grande, enorme e maior do que a grande maioria dos homens e mulheres. Sigamos o exemplo deste grande ser humano e filha magnífica de Deus e Maria !!!

  4. Graças à Deus e a Virgem Santíssima por nos ter dado este exemplo de fé e pureza que serve para fortalecer cada vez mais a nossa fé. Obrigado Senhor por Santa Bernadette.

  5. Senhora dispensadora de todas as Graças, dai-me abundantemente a graça de amar incondicionalmente ao Sagrado Coração de Jesus e ao Imaculado coração de Maria.

  6. Uma alma que não se deixou prender pelas coisas terrenas, mas se deixou alcançar pelo Amor Celestial! Santa Bernadette, rogai por nós!

  7. Graças Vos dou, Senhor, pela vida de Santa Bernadette e pelo instrumento que ela ainda é para a salvação da humanidade.

Deixe uma resposta