Santuário de Nossa Senhora de Fátima em Portugal

Em sua última aparição em outubro de 1917, a Virgem Mãe disse aos pastorinhos para construírem uma capela em sua honra naquele local das aparições

Veja abaixo trecho do diálogo da Irmã Lucia com Nossa Senhora.

“Dia 13 de Outubro de 1917 – Saímos de casa bastante cedo, contando com as demoras do caminho. O povo era em massa. A chuva, torrencial. Minha Mãe, temendo que fosse aquele o último dia da minha vida, com o coração retalhado pela incerteza do que iria acontecer, quis acompanhar-me.

Pelo caminho, as cenas do mês passado, mais numerosas e comovedoras. Nem a lamaceira dos caminhos impedia essa gente de se ajoelhar na atitude mais humilde e suplicante.

Chegados à Cova de Iria, junto da carrasqueira, levada por um movimento interior, pedi ao povo que fechasse os guarda-chuvas para rezarmos o terço. Pouco depois, vimos o reflexo da luz e, em seguida, Nossa Senhora sobre a carrasqueira.

– Que é que Vossemecê me quer?

– Quero dizer-te que façam aqui uma capela em Minha honra, que sou a Senhora do Rosário, que continuem sempre a rezar o terço todos os dias. A guerra vai acabar e os militares voltarão em breve para suas casas.  (…)

Anualmente mais de cinco milhões de peregrinos acorrem ao Santuário para aos pés da “Senhora do Rosário”, a Virgem de Fátima, pedir suas graças, sua proteção, agradecer seus favores e manifestar todo seu carinho e amor filial.

O número de peregrinos certamente aumentará muito neste ano, no qual será celebrado o centenário das Aparições. Após cem anos, a mensagem, os avisos e os pedidos da Mãe de Deus nunca estiveram tão atuais.

O Santuário de Fátima também já comunicou irá assinalar a 19 e 20 de fevereiro a festa litúrgica dos Beatos Francisco e Jacinta Marto.

Francisco (1908-1919) e Jacinta Marto (1910-1920), foram beatificados a 13 de maio de 2000 pelo Papa João Paulo II, numa celebração que levou milhares de pessoas ao Santuário de Fátima.

Ambos serão os mais jovens beatos não-mártires da Igreja Católica.

Veja também: 300 anos de Aparecida e 100 anos de Fátima

Deixe uma resposta